Universidade São Judas “Cuidando de quem Cuida”

Cuidador de idoso é a profissão que mais cresceu no país, segundo o Caged

Alunos e professores da pós-graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento e da graduação de Psicologia, em parceria com a Associação dos Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana de São Paulo, desenvolveram o projeto “Cuidando de quem Cuida”. A ação tem como objetivo acolher e levar informações sobre a promoção de saúde física e mental aos cuidadores de idosos que estiveram na linha de frente em meio a pandemia da Covid-19. Assim como esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto no contexto atual, por meio de quatro rodas de conversas virtuais.

Os participantes irão falar sobre ‘Isolamento social, atividade física e saúde mental’, ‘Saúde Mental no ambiente de trabalho em época de COVID – 19’, ‘Cuidados com idosos demenciados’ e ‘Alimentação saudável e amiga do intestino’. Segundo o IBGE o total de idosos mais que dobrará até 2050, chegando a 40 milhões. Por isso, é importante que os profissionais da área estejam preparados e capacitados para atender essa população que se mostrou tão vulnerável em meio a pandemia. Os cuidadores interessados em participar dos encontros podem acessar por meio do link: http://meet.google.com/bbp-jaru-vat.

“Tivemos o desafio e a oportunidade de unir pessoas em um momento de pandemia e isolamento social. Nossos alunos de mestrado e graduação atuaram de forma conjunta para desenvolver projetos que levassem mais conforto e qualidade de vida aos idosos e cuidadores, que são os mais afetados com o coronavírus. Isso fez com que um momento tão difícil se transformasse em combustível para unir diferentes cursos da graduação e pós-graduação e em prol de uma causa única”, destaca Adriana Saldiba, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas.

Cronograma:

26/08/2020 – 18h

Tema: “Isolamento social, atividade física e saúde mental”

Palestrantes: Anderson Pereira da Silva e Roque Santos de Oliveira – Profissionais de Educação física

30/09/2020 – 18h

Tema: “Saúde Mental no ambiente de trabalho em época de COVID – 19”

Palestrantes: Marinna Magela Machado e Thuany Caroline Biazzola Cavalcante – Psicólogas

21/10/2020 – 18h

Tema: “Cuidados com idosos demenciados”

Participantes: Marili Calabro – Enfermeira e Aline Gavioli – Bióloga

25/11/2020 – 18h

Tema: “Alimentação saudável e amiga do intestino”

Palestrante: Jacqueline Pâmela Calixto de Barros – Nutricionista