São Judas – Unimonte sedia maratona de game global no final de semana
 

Matéria

São Judas – Unimonte sedia maratona de game global no final de semana

27 / Janeiro / 2020

É o maior evento de desenvolvimento de games simultâneo no mundo

Já estão abertas as inscrições para a Global Game Jam Baixada Santista, que a São Judas – Campus Unimonte, em parceria com a Fundação Parque Tecnológico de Santos, vão promover entre a próxima sexta-feira (dia 31 de janeiro) e o domingo (dia 2 de fevereiro), em Santos, com participantes de toda a região. A São Judas – Unimonte é uma das 55 sedes do Brasil a realizar o evento internacional, que é o maior de desenvolvimento de games simultâneo no mundo.

A Game Jam é uma espécie de maratona de games, na qual os participantes terão 48 horas ininterruptas, inclusive a madrugada, para criar um jogo digital.

As inscrições são para maiores de 18 anos e gratuitas. Devem ser feitas pelo link https://forms.gle/2qMeE86YAGHoNWp66

Não é preciso ter experiência prévia com desenvolvimento de jogos, nem ter participado de game jams anteriores. Não é preciso ser aluno de curso de jogos digitais. Também não é preciso ser aluno da São Judas para participar.

A Game Jam será realizada no campus Unimonte, na Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, das 17 horas do dia 31 de janeiro (sexta-feira) às 17 horas do dia 2 de fevereiro (domingo). A organização pede que os participantes cheguem às 16 horas para o reconhecimento das regras antes da liberação do tema.

Por dentro da Game Jam – A game jam é uma palavra originária da jam session, uma sessão de improvisação feita por bandas,  com a intenção de gerar material para novas gravações. Em geral, ocorrem sem preparação prévia em clubes. Os músicos presentes no local sobem no palco e começam a tocar sem qualquer ensaio anterior.

Já o objetivo de uma game jam é promover um evento social, criativo e divertido, reunindo pessoas de diversas áreas, para elaborar um jogo digital ou analógico, em um tempo curto.

Praticamente todas as game jams giram em torno de um tema previamente definido pelos organizadores ou por votação, que é divulgado somente quando o evento começa, desafiando os participantes a rapidamente prototipar alguma ideia.

“É bem comum ver jogos de game jams mais tarde serem expandidos e publicados nas várias plataformas on-line”, diz o professor Danilo Bezerra, do curso de Jogos Digitais da São Judas – Unimonte.