São Judas desenvolve projetos para auxiliar idosos e cuidadores em meio a pandemia
 

Matéria

São Judas desenvolve projetos para auxiliar idosos e cuidadores em meio a pandemia

23 / Junho / 2020

Os encontros que são realizados semanalmente com o uso intensivo da tecnologia, promovem orientações e atividades físicas

A pandemia do coronavírus fez com que toda a nação repensasse suas prioridades e ressignificassem suas vidas e projetos. Diversas instituições se mobilizaram para contribuir com ações positivas e que trouxessem mais conforto para a população mais vulnerável. A Universidade São Judas está entre as organizações que usam sua expertise e recursos digitais para atender idosos e cuidadores em um cenário de risco eminente. Professores e alunos da pós-graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento e da graduação de Psicologia e Educação Física se uniram para desenvolver três projetos de extensão que tem como objetivo promover a saúde e bem-estar de idosos que estão em isolamento social por meio de orientação e atividades físicas, assim como orientar cuidadores em parceria com a Associação dos Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana de São Paulo – ACIRMESP.

O primeiro projeto liderado por estudantes e docentes da pós-graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, se uniu a Una (MG), UniBH (MG), UNICURITIBA (PR) e Unisul (SC), que também fazem parte da Ânima Educação, para desenvolver manuais de orientação aos idosos mostrando como as mídias sociais podem ser usadas para realizar vídeo chamadas com seus familiares e amigos em meio ao isolamento social e alertá-los sobre Fake News. Além disso, a ação também conta com o atendimento aos idosos em instituições de longa permanência para ensinar atividades lúdicas, como musicoterapia, atividades manuais, com desenhos, e ajudar familiares e cuidadores a melhorar a saúde e qualidade de vida dos seus idosos. Os interessados podem acompanhar as atividades por meio do link: https://www.instagram.com/pgce_usjt/?igshid=12m84gt75hbdh .

A segunda ação tem o envolvimento dos alunos e professores da pós-graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento e da graduação de Psicologia em parceria com a ACIRMESP. O projeto tem como objetivo levar informações sobre a promoção de saúde física e mental aos cuidadores de idosos. Assim como esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto no contexto atual, por meio de rodas de conversas semanais online, via Hangouts Meet, que abordam temas como: alimentação rápida e saudável, dicas para auxiliar na imunidade, transferências de posições e uso de meios auxiliares em idosos, questões sociais e familiares, ansiedade e estresse no ambiente de trabalho, hidratação da pele, entre outros.

Para completar, os cursos de graduação de Educação Física, Nutrição e Enfermagem em parceria com os programas de stricto sensu de Educação Física e Ciências do envelhecimento desenvolveram um projeto de acompanhamento remoto dos idosos com o propósito de verificar a saúde física e mental dos participantes. A ação é realizada semanalmente por meio do WhatsApp e Instagram do Projeto Sênior, com propostas de atividades cognitivas e neuromotoras, prática de atividade física, dicas culturais, como passeios virtuais a museus, sugestões de filmes, peças de teatro, leitura, entre outros. Para acompanhar basta acessa o link: https://instagram.com/projetoseniorsj?igshid=1em26xx13k7t.

“Tivemos o desafio e a oportunidade de unir pessoas em um momento de pandemia e isolamento social. Nossos alunos de mestrado e graduação atuaram de forma conjunta para desenvolver projetos que levassem mais conforto e qualidade de vida aos idosos e cuidadores, que são os mais afetados com o coronavírus. Isso fez com que um momento tão difícil se transformasse em combustível para unir diferentes cursos da graduação e pós-graduação e em prol de uma causa única. Além disso, os estudantes estão tendo a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula e avaliar o real impacto de suas ações e profissões”, destaca Adriana Saldiba, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas.