Curso de medicina da universidade São Judas é credenciado pelo MEC
 

Matéria

Curso de medicina da universidade São Judas é credenciado pelo MEC

5 / Dezembro / 2018

As aulas de medicina da universidade São Judas em Cubatão, cidade situada na Baixada Santista, a 68 quilômetros da capital paulista,  terão início em fevereiro de 2019. O curso, que já havia sido autorizado pelo MEC, foi oficialmente credenciado por meio da Portaria 1298 de 3/12/2018, publicada nesta terça-feira (4), no Diário Oficial da União. Com previsão de receber 50 novos estudantes a cada ano, a unidade Cubatão já está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 11 de dezembro.

Com as novas vagas, a universidade espera contribuir para a ampliação dos serviços médicos de qualidade no município e região. “Enquanto o Brasil tem o índice de 0,8 vaga em medicina para cada 10 mil habitantes, outros países têm índices maiores. Na Austrália, por exemplo, o índice é de 1,4; na Argentina, é de 3,1. A população brasileira percebe e manifesta o desconforto com essa escassez de médicos”, destaca José Lúcio Martins Machado, coordenador do curso de medicina da São Judas em Cubatão.

Segundo o Machado, o curso prevê programas de residência médica em diversas especialidades e com conteúdos que reforcem a responsabilidade social e compromisso cidadão do aluno. “Sabemos que 86% dos médicos permanecem no local em que cursaram a graduação e a residência médica. A chegada da universidade deverá contribuir para diminuição da carência de médicos de Cubatão e região e fortalecimento da prestação de serviços na atenção básica em saúde”, destaca José Lúcio.

Os seis pavimentos do prédio do curso de Medicina estão localizados na Rua São Paulo, 328, no Jardim São Francisco, para funcionamento nos três primeiros anos. Depois, será transferido para a sede definitiva, a ser construída na Avenida Martins Fontes, 130, Vila Nova, próximo ao Pronto Socorro Municipal e do Hospital Municipal de Cubatão. A localização estratégica favorece a interação entre alunos e comunidade. Os estudantes já atuarão nas unidades de saúde desde o primeiro ano, sempre com suporte de professores tutores e apoio de laboratórios integrados.

A unidade Cubatão conta com laboratórios de alto padrão e equipamentos de última geração. No laboratório morfofuncional, os alunos têm acesso a modelos anatômicos 3D e diversos microscópios acoplados aos computadores para visualização de lâminas de forma individual; e uma mesa digital com um atlas completo de anatomia, capaz de realizar simulações de funções dos sistemas nervoso, circulatório e respiratório, analisar exames e tomografias, medir distâncias de lesões, simular cirurgias, entre outras funções. A tecnologia que os alunos da São Judas terão acesso é utilizada em alguns dos melhores hospitais do País.

No laboratório de simulação e habilidades, os alunos podem praticar manobras com robôs que simulam pacientes. Ao todo são quatro simuladores, um deles de alta resolução, que permite aos alunos, além de medir batimentos cardíacos, respiração e aferir pressão, simular ataques cardíacos, problemas respiratórios, tosse, emissão de fluidos corpóreos, entre outras atividades do corpo humano. Todas as salas de aula possuem formatos de sala de reuniões para grupos de 12 pessoas, possibilitando um aprendizado aprofundado para as turmas de medicina.

Veja mais informações sobre o curso em: usjt.br/medicina