São Judas inaugura o ÂLab Paulista
 

Matéria

São Judas inaugura o ÂLab Paulista

19 / Outubro / 2022

Com as exposições “Nosso Poder”, de Carolina Pedrosa, e “Marcas”, de Alyson Montrezol espaço foi aberto oficialmente nesta terça-feira, dia 18

A São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação, lança o Ânima Lab na unidade da Paulista. O ÂLab Paulista, espaço cultural integrado e dedicado a políticas de apoio e incentivo ao empreendedorismo, inovação, cultura e criatividade, foi inaugurado oficialmente na noite desta terça-feira, dia 18.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Guilherme Daflon, diretor da São Judas Paulista; de Bruno Antunes Soares, diretor de personalização da vice-presidência de Estratégia Acadêmica da Ânima; Rosa Moraes, embaixadora do Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação; Facundo Guerra, empresário, agitador cultural e conselheiro consultivo da São Judas, além de Educadores e Educadoras e estudantes de diversas unidades da São Judas.

A inauguração contou com a presença da professora e fotógrafa, Carolina Pedrosa e do professor e fotógrafo Alyson Montrezol, que inauguraram o espaço com as exposições “Nosso Poder”, (Carolina Pedrosa) e “Marcas” (Alyson Montrezol), que retratam as mulheres como protagonistas.

Com acesso pela Avenida Consolação, ao lado do metrô Paulista, o ÂLab entra para o circuito cultural da mais icônica avenida de São Paulo. O lugar possui três andares dedicados aos pilares da São Judas, eles são Diversidade e Inclusão, Empregabilidade e Empresabilidade, e Conexão Coletiva. São ambientes múltiplos como espaços para exposições e apresentações de artistas locais, um café com mesas para conversar mais descontraídas, copa para desenvolvimento gastronômico, além de uma sala de reuniões e ambiente coworking com escritório compartilhado, além disso, o piso térreo conta com grafite que conta a história da São Judas, mesclada com o visual de São Paulo. A produção é do artista e ex-aluno da São Judas, Ronah Carraro.

“Estou muito feliz de poder colocar de pé esse projeto que é conectado com os pilares da universidade e com propósito de possibilitar a conexão entre a universidade e a comunidade do entorno. E o ÂLab é a materialização desse propósito da instituição”, exalta Daflon.

Para Bruno Soares, “os projetos dos ÂLabs sempre são pensados para atender demandas do entorno e os projetos que serão desenvolvidos aqui, a partir da inauguração, vão contribuir no desenvolvimento social e cultural desta região, sempre considerando as demandas da região, tanto da área comercial, como da população que habita aqui”.

Rosa Moraes explica que “esse é um espaço de cultura, inovação e que estamos planejando muitas coisas aproveitando essa potência multidisciplinar do ÂLab”.

Sobre o estímulo ao empreendedorismo, Facundo Guerra, revela que o “empreendedorismo antes de mais nada é uma arte do encontro, uma ponte entre duas pessoas e para que isso aconteça você tem que estar exposto em espaços de sociabilidade. E estar em um espaço que permita você existir e se socializar sem que você se sinta compelido a consumir e aí que você pode se encontrar, coexistir e bolar soluções”.

Nosso Poder

A exposição fotografada no MIS São Paulo e que já esteve exposta nos metrôs de São Paulo e no festival Interfoto ITU, chega agora ao ÂLab Paulista e traz retratos femininos em situações que figuram poder, expõe diversidade de mulheres, e um olhar feminista do empoderamento.

“O papel da arte é também o de provocar reflexões e fiquei muito contente de ver que meu trabalho foi exposto no piso de Diversidade e Inclusão, pois tem tudo a ver com o trabalho que eu faço, com quem eu sou e com o que eu defendo. Ainda no mesmo piso tem o Banheiro para Todos, do Projeto Plurais, da Ânima que pude participar, e estar em um espaço que é de educação e reflexão e acessível ao público”, ressalta a professora e fotógrafa, Carolina Pedrosa.

Marcas

A Exposição que passou pelo MISS Santos, vem para o lançamento do ÂLab Paulista com olhares sobre o envelhecimento e as marcas que cada pessoa traz consigo no processo.

“Cultura e educação trabalham juntas e uma alimenta a outra e a São Judas dá esse recado com um espaço que privilegia cultura e arte. Promovendo discussão e reflexão e sobretudo educando não só nossos alunos, mas o entorno. Poder dialogar em um espaço de cultura e arte como a Av Paulista é dialogar com o Brasil inteiro e podemos colocar em pauta assuntos que são relevantes e dar visibilidade a figura de mulheres de culturas tão diferentes como na exposição Marcas”, conta o professor e fotógrafo Alyson Montrezol.

Serviço:

Funcionamento: O Âlab Paulista funciona de segunda à sexta, das 09h às 22h, e sábado, das 09h às 16h.

As exposições “Nosso Poder” e “Marcas” estarão no espaço até dia 19/11

Localização: São Judas unidade Paulista, Av. Consolação, 2312, Bela Vista – São Paulo – SP

Site: usjt.br/alabpaulista