São Judas oferece atendimento odontológico à comunidade
 

Matéria

São Judas oferece atendimento odontológico à comunidade

25 / Setembro / 2019

46% dos brasileiros consideram que é difícil o acesso ao dentista e 20% não costumam ir ao consultório por falta de condições financeiras, segundo Conselho Federal de Odontologia

A São Judas inaugurou, em abril desse ano, sua nova clínica odontológica com o que há de mais moderno e inovador no mercado, como a parte de radiologia que é totalmente digital. O espaço dá aos alunos a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula, mas um dos principais objetivos da clínica é atender à comunidade de baixa renda, que não tem condições de realizar um acompanhamento odontológico ou nunca foi ao dentista.  Os interessados podem entrar em contato pelo telefone ou ir até a unidade Mooca da São Judas para tirar dúvidas ou agendar uma consulta.

Após quatro meses, mais de 300 pessoas foram atendidas de forma gratuita por alunos do último ano do curso de odontologia da São Judas, sob supervisão dos professores. O objetivo da instituição é dobrar esse número, oferecendo atendimento de qualidade ao maior número de pessoas possível e que tem demonstrado dificuldade em ter acesso ao dentista. “Passaremos a a cobrar uma taxa mensal simbólica, que ajudará na manutenção dos equipamentos e dará a oportunidade para outras pessoas terem acesso à clínica a longo prazo”, comenta Semaan El Razi Neto, coordenador do curso de Odontologia da São Judas.

O coordenador também destaca “Algumas pessoas não têm a consciência do quão importante é cuidar da saúde bucal, por isso preparamos nossos alunos e futuros profissionais para que saibam orientar as pessoas, uma vez que grande parte dos nossos pacientes tem pouco acesso à informação. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca tem contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde”.

Os alunos da odontologia têm papel fundamental nessa ação. Júlia Carlos Oliveira, 19 anos, faz estágio há seis meses na clínica e coleciona histórias e aprendizado. “Normalmente recebemos pessoas carentes, que não chegaríamos a atender em um consultório, já que os procedimentos são muito caros. Por isso, o aprendizado que temos aqui vai além do profissional. Nossos professores nos ensinam a realizar um atendimento humanizado, a enxergar mais que uma boca. Participamos de todos os processos, desde a triagem até o atendimento, e já recebemos pessoas que dividem a escova de dente com toda a família”, destaca.

O que: Atendimento Odontológico São Judas
Quando: de segunda-feira a sexta-feira
Horário:  segunda e quinta – manhã tarde e noite (das 8h às 22h); terça, quanta e sexta – manhã e noite (das 8 às 12h – 19h às 22h)
Onde: São Judas unidade Mooca (R. Taquari, 546 – Mooca)
Contato: (11) 2799-1659