São Judas promove evento de conscientização pela inclusão da pessoa com deficiência
 

Matéria

São Judas promove evento de conscientização pela inclusão da pessoa com deficiência

25 / Setembro / 2019

A Semana da Acessibilidade e Inclusão trará debates, palestras e discussão sobre a inclusão social desse público, composto por 6,2% da população brasileira

Dados do IBGE apontam que cerca de 46 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, visual, física ou intelectual. Para discutir as melhores práticas de inclusão e convivência com esse público, além de celebrar o mês oficial da luta pela inclusão social da pessoa com deficiência, a São Judas realiza, em parceria com o Rotaract Club de São Paulo Alto da Mooca e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, a Semana de Acessibilidade. Com atividades entre os dias 28 de setembro e 05 de outubro, a iniciativa tem como objetivo intensificar campanhas e ações que envolvam as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e doenças raras, além de fomentar as discussões sobre as políticas públicas nessa direção. A programação terá cunho informativo e cultural, envolvendo a comunidade, entidades e o poder público.

O projeto pretende esclarecer à comunidade as diversas formas de deficiência e de limitações vivenciadas pelas pessoas; realizar seminários para propagar o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, assim como efetivar os direitos neles previstos; promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais, efetivando o direito à igualdade material e de evitar discriminações; promover campanhas educativas e preventiva em escolas, igrejas, centros sociais, visando à conscientização da comunidade quanto às potencialidades da pessoa com deficiência e a necessidade de respeito mútuo.

A programação terá ações voltadas à pessoas com deficiência sensorial, intelectual e física, como: palestra com a Célia Leão, Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência, que vai falar sobre o aprimoramento dos sistemas educacionais, com o foco de garantir condições de acesso, permanência, participação, aprendizagem e igualdade de oportunidades com as demais pessoas; uma mesa redonda sobre ‘Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa’ com mediação do professor de direito da São Judas, Roberto Bolonhini, e participação das instituições AACD e NOVA4E. Os estudantes farão ainda uma visita a essas organizações e terão a oportunidade de acompanhar o dia destas instituições, que dão suporte aos especiais intelectuais.

Os alunos da Universidade e da Rotaract Club também farão visita a alguns pontos da região da Mooca, de olhos vendados, para sentir na pele o dia a dia que os deficientes visuais enfrentam, colocando a prova quesitos de acessibilidade e segurança para os deficientes. O CIEE fará ainda um plantão na São Judas da Mooca para receber pessoas com deficiência física, e os participantes do evento poderão acompanhar a palestra ‘Superando barreiras e inspirando pessoas’ com os irmãos Cássio e Caio Carvalho, ambos deficientes visuais e companheiros do Rotary Club de São Paulo Liberdade.

Os alunos poderão ainda interagir e acompanhar apresentações de atletas dos Jogos Paralímpicos, com participação do time de judô, basquete e outras modalidades

esportivas. Para finalizar a semana, a senadora Mara Gabrilli fará uma palestra sobre ‘Nada sobre nós, sem nós’: Breve biografia e as dificuldades de se reinserir na sociedade com a falta de acessibilidade e inclusão. Já a Priscilla Rosa, presidente do Rotary Clube de São Paulo Alto da Mooca irá abordar sobre a importante semana que discute inclusão, acessibilidade e a vida das pessoas especiais na cidade e no estado de São Paulo.

“Preparamos uma agenda que contemplasse toda a sociedade, pois sabemos o quão importante é debater o assunto e tornar o País mais acessível e inclusivo. Para isso, convidamos estudantes, acadêmicos, organizações, representantes públicos e a comunidade para falar sobre suas experiências, apresentar soluções práticas e conscientizar a população sobre direitos e deveres”, destaca Vânia Aparecida Marques Leite, coordenadora do Núcleo de Atenção ao Estudante da São Judas.

Programação 28/09
  • 9h30 – Credenciamento
  • 10h – Abertura com Maurilia de Cassia Soares e Secretaria Estadual das Pessoas com Deficiência
  • 10h10 – Palestra ‘Aprimoramento dos sistemas educacionais’ com a Célia Leão institucional:
  • 11h – Mesa Redonda sobre a LBI Mediador Professor Roberto Bolonhini
  • 12h30 – Encerramento
Programação 30/09
  • Dia do Deficiente Sensorial: vivência de alunos da São Judas e da juventude do Rotaract Club de São Paulo alto da Mooca
Programação 01/10
  • Dia do Deficiente Intelectual: visita a instituições parceiras como a AACD e NOVA 4E
Programação 02/10
  • Dia do Deficiente físico: vivência de alunos da São Judas e da juventude do Rotaract Club de São Paulo alto da Mooca
Programação 03/10
  • 12h – Palestra ‘Superando barreiras e inspirando pessoas’ com os irmãos Cássio e Caio Carvalho
  • 19h00 – Palestra ‘Tecnologias Assistivas e Comunicação com o Dr. Marcelo Dudush
Programação 04/10

Jogos Paralímpicos

Programação 05/10
  • 9h00 – Credenciamento
  • 9h20 – Abertura
  • 9h40 – Cid Torquato fala sobre violação dos direitos da pessoa com deficiência
  • 10h15 – Palestra ‘Nada sobre nós, sem nós’ com a Senadora Mara Gabrilli
  • 10h50 – Priscilla Rosa fala sobre inclusão, acessibilidade e a vida das pessoas especiais de São Paulo
  • 11h20 – Encerramento Oficial da Semana