Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa – Projeto lança cursos gratuitos para o público 60+
 

Matéria

Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa – Projeto lança cursos gratuitos para o público 60+

16 / Agosto / 2022

O Instituto Ânima em parceria com a Universidade São Judas oferece mais de 6 mil vagas em cursos para população idosa da cidade de São Paulo 

O Instituto Ânima em parceria com a Universidade São Judas, que fazem parte do Ecossistema Anima de Educação, abre inscrição para cursos gratuitos e inéditos destinados às pessoas na terceira idade. Serão mais de 6 mil vagas gratuitas destinadas ao público 60+. Os cursos são voltados a áreas do acesso ao direito, como: Inclusão Digital, Direitos do Idoso, Alfabetização e Finanças Pessoais; e abordam também as áreas de cultura e memória, como: Cinema, Dança, Gastronomia, Espanhol e Inglês. É possível se inscrever e tirar dúvidas aqui.

A população idosa vem crescendo na cidade de São Paulo. Levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) mostra que a população idosa era de “6,33% em 1980 e subiu para 15,2% em 2019 – quase o triplo”.  Com isso, as políticas destinadas a essa população se mostram cada vez mais importantes. Pensando nisso, a Universidade São Judas, trabalha para reinserir a pessoa idosa na universidade, possibilitando maior atividade mental, ressocialização e incentivando novos empreendimentos.

“Esse projeto contribui não só para a socialização e convivência dos idosos, mas sobretudo na autoestima. Vai muito além do conhecimento específico, é uma mudança de perspectiva que traz melhoria para saúde física e mental daquela pessoa que está em busca de um outro projeto de vida”, diz a professora Naiane Santos, doutora em Ciências Sociais e Gerente de Projetos Sociais no Instituto Ânima. Naiane acrescenta que “há ganhos intergeracionais que ensina também os jovens bolsistas envolvidos no projeto, onde um provoca no outro uma dimensão de reflexão que possibilita a transformação social”.

A estudante Solange de Paula Ferreira, 63 anos, conta que, antes de iniciar o curso “estava cabisbaixa e depressiva, pois tinha acabado de perder minha mãe, de 99 anos, meus filhos tinham saído de casa e os cursos me ajudaram muito a enfrentar esse momento tão difícil”. Solange cursou Finanças Pessoais, Direito do Idoso, Inglês e Espanhol no Projeto, que também acontece em Minas Gerais em parceria com os Centros Universitários Una e Unibh, ambos fazem parte do Ecossistema Ânima de Educação. Hoje Solange tem uma pequena loja de aluguel de roupas e cuida das próprias finanças, tem autonomia e sabe da importância de envelhecer bem, acrescenta. “lá [na Escola da Maturidade da Ânima Educação] eu fiz muitos amigos e aprendi que envelhecer não é ficar cabisbaixa, envelhecer é viver aproveitando a vida”, complementa.

O projeto Escola da Maturidade faz parte do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa, do Ecossistema Ânima de Educação, que tem como objetivo contribuir para o envelhecimento saudável e ativo da população idosa trabalhando aspectos físicos, intelectuais, cognitivos e sociais, desenvolvidos numa perspectiva de trabalho intergeracional, entre os estudantes idosos e os discentes bolsistas do programa de extensão da Universidade São Judas.

Saiba mais