Diáspora e Negritude: Celebrando a Resiliência no Mês da Consciência Negra 
 

Matéria

Diáspora e Negritude: Celebrando a Resiliência no Mês da Consciência Negra 

21 / Novembro / 2023

Vídeo com o professor Ernesto Fortes oferece uma visão aprofundada sobre o tema 

No mês da Consciência Negra, é crucial refletirmos sobre a rica tapeçaria da diáspora africana e a resiliência da negritude que transcende fronteiras e desafia adversidades. A diáspora, marcada por séculos de movimento forçado e voluntário da população negra, é um testemunho vivo da resistência, da cultura e da contribuição inestimável para a construção de sociedades ao redor do mundo. 

Ao celebrar a Consciência Negra, estamos também reconhecendo a importância de abraçar e valorizar a diversidade presente nas experiências negras, sejam elas no continente africano ou nas comunidades diaspóricas. A negritude, como manifestação da identidade afrodescendente, é um catalisador poderoso para a promoção da igualdade, do respeito e da justiça social. 

Para aprofundar nosso entendimento sobre esse tema fascinante e complexo, convidamos você a assistir ao vídeo do professor Ernesto Fortes, da São Judas Campus Unimonte. Neste vídeo, o professor compartilha informações valiosas sobre a diáspora e a negritude, oferecendo uma visão aprofundada que enriquecerá nossa compreensão e apreciação da herança africana. 

Neste mês de celebração e reflexão, que possamos honrar a diáspora e a negritude, reconhecendo a importância vital de promover o entendimento, o respeito e a igualdade para construirmos juntos um futuro mais inclusivo e justo para todas as pessoas, independentemente de sua origem. 

Mês da Consciência Negra – Professor Ernesto Fortes