São Judas celebra integração no Dia Internacional do Idoso e da Criança
 

Matéria

São Judas celebra integração no Dia Internacional do Idoso e da Criança

7 / Outubro / 2019

Instituição abrirá suas portas para famílias no 1º Encontro Intergeracional, no dia 20 de outubro, em iniciativa coordenada pelo programa Ciências do Envelhecimento

O mês de outubro ficou conhecido pelo Dia das Crianças, mas também tem espaço para celebrar o Dia do Idoso, comemorado no primeiro dia do mês. Para promover a integração entre esses públicos e suas famílias, a São Judas realiza no dia 20 de outubro o ‘Encontro de Gerações, 1º Encontro Intergeracional e 4º Idosos em Ação 60 +’, das 10h às 16h, no Parque da Mooca e na unidade Mooca da Universidade, simultaneamente. A iniciativa será coordenada por professores e alunos do programa de pós-graduação em Ciências do Envelhecimento e alunos dos cursos de graduação de Saúde, Medicina Veterinária e Designer, em parceria com a Liga Interdisciplinar da Saúde no Envelhecimento e o Projeto de Extensão Sênior para a Vida Ativa do Curso de Educação Física, todos da Universidade São Judas.

A programação na São Judas contará com orientações sobre saúde, alimentação saudável, autoconhecimento, atividade física, promoção de saúde e oficina de beleza e estética. A comunidade também poderá aproveitar o dia para integrar uma roda de conversa sobre ‘Envelhecimento e Empreendedorismo’, mediada por Débora Freitas, da rádio CBN, e participação do Morris Litvak, do Maturijobs, Eduardo Meyer, do trabalho 60+, e Ismael Rocha do Nextt 49+. Os empreendedores terão ainda a oportunidade de tirar suas dúvidas no SEBRAE Movel e participar das oficinas de terapêutica de auriculoterapia e reflexologia.

A programação inclui ainda uma Exposição da Associação Brasil Parkinson e apresentação do Coral da Associação Brasil Parkinson. O dia de atividades na Universidade será encerrado com festa, em uma apresentação do intérprete Chocolate, da Escola de Samba Vila Maria e musicistas da velha guarda. Já no Parque da Mooca será realizada uma Cãominhada, com a ONG CoraCão; atividades práticas com bicicleta adaptada para aprendizagem para todas as idades; uma Feira de Adoção – com dicas de como cuidar do pet; jogos recreativos e esportivos intergeracionais; oficina de Slackline; malabares; além de contar com a participação da Banda King Rock Shorts.

“O número de pessoas com mais de 60 anos chegará a 2 bilhões até 2050. Por isso, a proposta desse evento é reunir diferentes gerações para um momento de integração e orientação. Nós vamos trabalhar a questão do empreendedorismo na terceira idade pois, além de desenvolver pesquisas por meio do projeto Ciência do Envelhecimento, queremos gerar um impacto positivo na sociedade, apresentando possibilidades e alternativas para que idosos tenham qualidade de vida”, destaca Adriana Saldiba, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência do Envelhecimento da Universidade São Judas.

O programa Ciências do Envelhecimento é um curso interdisciplinar de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu para quem tem interesse em fazer mestrado. Esse programa visa a formação de docentes, de pesquisadores e de profissionais especializados nos estudos de ciências do envelhecimento, por meio do aprofundamento e da produção de conhecimentos em diversas áreas do conhecimento, como: Psicologia, Educação, Ciências Biológicas, Educação.

Serviço:

  • O que: I Encontro Intergeracional
  • Quando: 20 de outubro
  • Horário: das 10h às 16h
  • Onde: São Judas unidade Mooca (R. Taquari, 546 – Mooca – São Paulo) e Parque da Mooca