Sobre Comissão Própria de Avaliação
Apresentação
A Avaliação Institucional São Judas orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da instituição, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a Avaliação Institucional envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela São Judas são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela instituição são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Conteúdo atualizado em 12/12/2022 – 09h15
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.
Conheça os membros das CPA’s SÃO JUDAS:
Universidade São Judas Tadeu – USJT
- Presidente: Fernando Guilherme Bruno Filho
- Representante Docente: Erika Paula De Matos
- Representante Docente: Juliana Pullino Reis
- Representante Docente: Michele Tiergarten
- Representante Discente: Felipe Almeida Ferrari
- Representante Discente: Ivo Freire Silva Aquino
- Representante Discente: Rafael Vieira Lacerda Simões
- Representante Técn. Administrativo: Ulisses Nunes Assis
- Representante Técn. Administrativo: Marli Macedo Rodrigues
- Representante Técn. Administrativo: Marieta Rodrigues Brecht
- Representante Sociedade Civil: Juliana Francine da Silva
- Representante Sociedade Civil: Rubens Aparecido Rafael
- Representante Sociedade Civil: Wandreza Aparecida Ferreira Bayona
- Presidente: Agenor João Machado Filho
- Representante Docente: Debora Agraz Cutino Nogueira
- Representante Docente: Aluizio Caffe Alves
- Representante Discente: Alexandre de Oliveira Ferreira
- Representante Discente: Amanda Rodrigues do Nascimento Barroqueiro
- Representante Técn. Administrativo: Juliana Cristina Teixeira
- Representante Técn. Administrativo: Keila Soares Lima dos Santos
- Representante Sociedade Civil: Pedro Henrique Rodrigues Dias
- Representante Sociedade Civil: Rubens Goulart Panico
- Presidente: André Luis Pelarin
- Representante Docente: Rosana Gomes de Torres Rossi
- Representante Discente: Luana Santos de Araujo
- Representante Técn. Administrativo: Patrícia da Costa Pereira Barbosa
- Representante Sociedade Civil: Rosangela Cristina de Campos
- Presidente: André Luis Pelarin
- Representante Docente: Rosana Gomes de Torres Rossi
- Representante Discente: Beatriz Miquilino Neto
- Representante Técn. Administrativo: Patrícia da Costa Pereira Barbosa
- Representante Sociedade Civil: Katia Aparecida de Carvalho Dias
- Presidente: André Luis Pelarin
- Representante Docente: Rosana Gomes de Torres Rossi
- Representante Discente: Estefany Gomes Medeiros
- Representante Técn. Administrativo: Patrícia da Costa Pereira Barbosa
- Representante Sociedade Civil: Katia Aparecida de Carvalho Dias
- Presidente: ALESSANDRA DEMITE GONÇALVES DE FREITAS
- Representante Docente: Carlos Alexandre Falconi
- Representante Discente: Gabrielle Galvino Ferreira
- Representante Técn. Administrativo: Wando Ferreira de Vasconcelos
- Representante Sociedade Civil: Shirley Vasconcelos
- Presidente: ALESSANDRA DEMITE GONÇALVES DE FREITAS
- Representante Docente: Luis Felipe Tubagi Polito
- Representante Discente: Gabrielly Menezes da Silva
- Representante Técn. Administrativo: Wando Ferreira de Vasconcelos
- Representante Sociedade Civil: Shirley Vasconcelos
- Presidente: ALESSANDRA DEMITE GONÇALVES DE FREITAS
- Representante Docente: Carlos Alexandre Falconi
- Representante Discente: Izabelly Simão de Camargo
- Representante Técn. Administrativo: Wando Ferreira de Vasconcelos
- Representante Sociedade Civil: Shirley Vasconcelos
Centro Universitário São Judas Tadeu (UNIMONTE)
Escola Superior São Judas de São Bernardo do Campo
Faculdade São Judas de São Bernardo do Campo
Instituto Universitário São Judas de São Bernardo do Campo
Escola Superior São Judas de Guarulhos
Faculdade São Judas de Guarulhos
Instituto Universitário São Judas de Guarulhos
Conteúdo atualizado em 19/10/2023 – 13h59
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao): • concepção do currículo e organização didático pedagógica; • coerência das práticas de investigação com a missão institucional; • impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.
Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.
3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
• a inclusão social;
• o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
• a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
Legislação da Avaliação Institucional
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- Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
- Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento.
Relatório de Autoavaliação
Ano base 2022
- Relatório de Autoavaliação – São Judas Campus Unimonte
- Relatório de Autoavaliação – Escola Superior São Judas de Guarulhos
- Relatório de Autoavaliação – Faculdade São Judas de Guarulhos
- Relatório de Autoavaliação – Instituto Universitário São Judas de Guarulhos
- Relatório de Autoavaliação – Escola Superior São Judas de São Bernardo do Campo
- Relatório de Autoavaliação – Faculdade São Judas de São Bernardo do Campo
- Relatório de Autoavaliação – Instituto Universitário São Judas de São Bernardo do Campo
- Relatório de Autoavaliação – Universidade São Judas
- Relatório de Autoavaliação – São Judas Campus Unimonte
- Relatório de Autoavaliação – Escola Superior São Judas de Guarulhos
- Relatório de Autoavaliação – Faculdade São Judas de Guarulhos
- Relatório de Autoavaliação – Universidade São Judas
Ano Base 2021
Conteúdo atualizado em 23/08/2023 – 13h38
Resultados da Avaliação Institucional
Resultados 2023-1
- Resultados USJT – Butantã
Resultados USJT – Cubatão
Resultados USJT – Guarulhos
Resultados USJT – Jabaquara
Resultados USJT – Mooca
Resultados USJT – Paulista
Resultados USJT – Santana
Resultados USJT – Santo Amaro
Resultados USJT – São Bernardo do Campo
Resultados USJT – Vila Leopoldina
Resultados USJT – São Judas LIVE
Resultados Unimonte
Resultados Unimonte EAD
Resultados 2022-2
- Resultados USJT – Butantã
Resultados USJT – Cubatão
Resultados USJT – Guarulhos
Resultados USJT – Jabaquara
Resultados USJT – Mooca
Resultados USJT – Paulista
Resultados USJT – Santana
Resultados USJT – Santo Amaro
Resultados USJT – São Bernardo do Campos
Resultados USJT – Vila Leopoldina
Resultados Unimonte
Resultados USJT – São Judas Live
Resultados USJT EAD
Resultados 2022-1
- Resultados USJT – Butantã – 2022-1
Resultados USJT – Cubatão – 2022-1
Resultados USJT – Guarulhos – 2022-1
Resultados USJT – Jabaquara – 2022-1
Resultados USJT – Mooca – 2022-1
Resultados USJT – Paulista – 2022-1
Resultados USJT – Santana – 2022-1
Resultados USJT – Santo Amaro – 2022-1
Resultados USJT – São Bernardo – 2022-1
Resultados USJT – Vila Leopoldina – 2022-1
Resultados Unimonte – 2022-1
Resultados USJT – São Judas Live – 2022-1
Resultados USJT EAD – 2022-1
Resultados 2021-2
- Resultados USJT – Butantã – 2021-2
Resultados USJT – Cubatão – 2021-2
Resultados USJT – Guarulhos – 2021-2
Resultados USJT – Guarulhos 2 – 2021-2
Resultados USJT – Jabaquara – 2021-2
Resultados USJT – Mooca – 2021-2
Resultados USJT – Paulista – 2021-2
Resultados USJT – Santana – 2021-2
Resultados USJT – Santo Amaro – 2021-2
Resultados USJT – São Bernardo – 2021-2
Resultados USJT – Vila Leopoldina – 2021-2
Resultados Unimonte – 2021-2
Resultados USJT – São Judas Live – 2021-2
Resultados USJT – Universidade São Judas – Total – 2021-2
Resultados USJT – Centro Universitário São Judas – Total – 2021-2
Resultados 2021-1
- Resultados USJT – Butantã 2021-1
Resultados USJT – Cubatão 2021-1
Resultados USJT – Guarulhos 2021-1
Resultados USJT – Jabaquara 2021-1
Resultados USJT – Mooca 2021-1
Resultados USJT – Paulista 2021-1
Resultados USJT – Santana 2021-1
Resultados USJT – Santo Amaro 2021-1
Resultados USJT – São Bernardo 2021-1
Resultados USJT – Vila Leopoldina 2021-1
Resultados Unimonte – 2021-1
Resultados 2020-2
- Resultados USJT – Butantã 2020-2
Resultados USJT – Cubatão 2020-2
Resultados USJT – Guarulhos 2020-2
Resultados USJT – Jabaquara 2020-2
Resultados USJT – Mooca 2020-2
Resultados USJT – Paulista 2020-2
Resultados USJT – Santana 2020-2
Resultados USJT – Santo Amaro 2020-2
Resultados USJT – São Bernardo 2020-2
Resultados USJT – São Judas 2020-2
Resultados USJT – Vila Leopoldina 2020-2
Resultados Unimonte – 2020-2
Resultados 2020-1
- Resultados USJT – Butantã 2020-1
Resultados USJT – Cubatão 2020-1
Resultados USJT – Guarulhos 2020-1
Resultados USJT – Jabaquara 2020-1
Resultados USJT – Mooca 2020-1
Resultados USJT – Paulista 2020-1
Resultados USJT – Santana 2020-1
Resultados USJT – Santo Amaro 2020-1
Resultados USJT – São Bernardo 2020-1
Resultados USJT – Vila Leopoldina – 2020-1
Resultados USJT – Santos 2020-1
Conteúdo atualizado em 17/08/2023 – 10h09
- Resultados USJT – Butantã
Melhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional
Melhorias 2023-1
Melhorias 2022-2
Melhorias 2022-1
FALA SÃO JUDAS – CAMPUS UNIMONTE
FALA SÃO JUDAS – SÃO BERNARDO DO CAMPO
Melhorias 2021-2
FALA SÃO JUDAS – BUTANTÃ
FALA SÃO JUDAS – CUBATÃO
FALA SÃO JUDAS – JABAQUARA
FALA SÃO JUDAS – MOOCA
FALA SÃO JUDAS – PAULISTA
FALA SÃO JUDAS – SANTANA
FALA SÃO JUDAS – SANTO AMARO
FALA SÃO JUDAS – CAMPUS UNIMONTEMelhorias 2020-2
FALA SÃO JUDAS – BUTANTÃ
FALA SÃO JUDAS – CUBATÃO
FALA SÃO JUDAS – GUARULHOS
FALA SÃO JUDAS – JABAQUARA
FALA SÃO JUDAS – MOOCA
FALA SÃO JUDAS – PAULISTA
FALA SÃO JUDAS – SANTANA
FALA SÃO JUDAS – SÃO BERNARDO
FALA SÃO JUDAS – VILA LEOPOLDINA
FALA SÃO JUDAS – CAMPUS UNIMONTEMelhorias 2020-1
FALA SÃO JUDAS – BUTANTÃ
FALA SÃO JUDAS – GUARULHOS
FALA SÃO JUDAS – JABAQUARA
FALA SÃO JUDAS – MOOCA
FALA SÃO JUDAS – PAULISTA
FALA SÃO JUDAS – SANTANA
FALA SÃO JUDAS – SÃO BERNARDO
FALA SÃO JUDAS – VILA LEOPOLDINAConteúdo atualizado em 23/08/2023 – 13h48
Estude na instituição que forma os profissionais e líderes do futuro. Vem pra São Judas.
Sua tradição e qualidade são reconhecidas em todo o país. Com unidades que agregam valor às cinco principais regiões da capital paulista, além de cidades estratégicas no entorno, como São Bernardo do Campo, Guarulhos e Santos. A São Judas reforça sua constante busca pela excelência e inovação no ensino, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu e cursos extensão de curta duração.
Conexão Coletiva
Os estudantes, educadoras e educadores tem orgulho em pertencer e trabalham em prol do desenvolvimento pessoal e coletivo.
Saiba mais

Empregabilidade e Empresabilidade
Trazendo para dentro da Instituição a expertise e vivência do mundo dos negócios, estreitando laços com grandes organizações do país, com o objetivo de viabilizar parcerias e projetos em benefício da sociedade e contribuir com estratégias de desenvolvimento da Instituição e do setor da educação.
Saiba mais

Diversidade e Inclusão
A São Judas é a universidade de todas e todos, por isso oferece uma grande variedade de cursos, tendo a diversidade e a inclusão fazendo parte de sua essência. Nossa instituição reconhece, aceita e valoriza o outro, como ser humano e como profissional, para além das diferenças de qualquer natureza.
Saiba mais

Há +50 anos formando os profissionais e líderes do futuro.
148estrelas
no Guia da Faculdade
+100cursos
de graduação e pós-graduação
90%
dos professores são mestres e doutores
+11unidades
espalhadas por todo o Estado de São Paulo