Campeão de Karatê e estudante de  Medicina: conheça Matheus Bortolomasi
 

Matéria

Campeão de Karatê e estudante de Medicina: conheça Matheus Bortolomasi

9 / Fevereiro / 2023

Recém sagrado campeão brasileiro adulto, Matheus compete desde os 10 anos de idade

Matheus Bortolomasi pratica karatê desde os 6 anos de idade, “me encontrei, foi amor à primeira vista”, conta ao relembrar a carreira como karateca que o levou ao Campeonato Brasileiro de Karatê 2022. Só nessa competição somaram-se 4 premiações – dois ouros nas categorias Adulto e Sub 21; prata na categoria Equipe Adulto; e bronze na Equipe Sub 21. Ainda em 2022 foi campeão nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) representando a Atlética Medicina de Cubatão da São Judas.

“Sagrei-me campeão brasileiro em minhas categorias individuais, tendo o privilégio de ser campeão adulto no meu primeiro ano de categoria, com isso tive a alegria de ser convocado para representar o estado de São Paulo nas disputas por equipe, realizando ao todo 13 lutas tendo obtido 12 vitórias”, contou Bortolomasi em seu perfil do Instagram.

O atleta revelou as dificuldades em disputar pela primeira vez na categoria adulto e o alívio de ter vencido, “pela minha idade, 18 anos, sendo um dos mais novos da categoria, muitos desacreditaram da possibilidade, principalmente pelo fato de minha categoria ser muito forte com atletas renomados. Ter conseguido esse título, em um ano tão conturbado, foi extremamente gratificante, sendo o último campeonato do ano. O choro foi de alívio e dever cumprido”, narra o vencedor.

Sua história com o karatê começou logo na infância. “Quando eu era criança vivia pedindo para meu pai que me colocasse em uma luta, pois era uma criança muito agitada e sempre tive um espírito de luta. Tentei várias modalidades, mas no karatê, com apenas 6 anos me encontrei. Foi amor à primeira vista. Com 10 anos comecei a competir, os anos foram se passando e foi tomando uma proporção muito maior, chegando a se tornar o que é hoje”, conta o Campeão.

Além de um atleta de alto nível, Matheus Bortolomasi equilibra a vida de treinos com os estudos de medicina na Universidade São Judas de Cubatão Ele não vê o cansaço como obstáculo, mas sim o tempo. “Tenho que procurar usar meu tempo da melhor forma, cada espaço que acho na minha rotina é uma oportunidade, logo quando sai o cronograma do semestre já me planejo para saber como seguirei o semestre”, revela.

Bortolomasi vê os estudos de Medicina e treinos de Karatê conectados um ao outro. “Foi o karatê um dos motivos do surgimento do sonho pela medicina, acredito muito que o karatê pode me conectar com a medicina esportiva”, finaliza.