Projeto de alunos da São Judas é adotado na Lagoa da Saudade, em Santos
 

Matéria

Projeto de alunos da São Judas é adotado na Lagoa da Saudade, em Santos

10 / Agosto / 2020

Ponto turístico de Santos está em obras e ganhará playground em forma de jacaré

Em processo de remodelação, a Lagoa da Saudade, ponto turístico do Morro da Nova Cintra, em Santos, terá a marca de um grupo de alunos de Design e Arquitetura e Urbanismo da São Judas – Campus Unimonte. O playground temático em forma de jacaré que está sendo implantado no local é fruto de um trabalho interdisciplinar dos universitários.

A Prefeitura de Santos aprovou e acolheu a ideia dos estudantes e a está adotando de forma integral na construção da nova Lagoa da Saudade. A aluna Alícia Gonçalves dos Santos, de Design, explica que a proposta era desenvolver um mobiliário urbano para a Cidade. A partir de pesquisas, ela e seus colegas optaram pelo ponto turístico da Nova Cintra, que, segundo eles, não tinha um local para lazer e descanso dos moradores.

“A Lagoa da Saudade é extremamente conhecida porque há algum tempo foi frequentada por jacarés. Então pensamos: por que não fazer um playground com essa referência?”, lembra Alícia.

Os alunos desenvolveram o circuito completo do playground no formato do animal. Cada parte do corpo é uma estação-brinquedo. O trabalho foi apresentado na faculdade e, posteriormente, chegou às mãos de técnicos da Prefeitura de Santos, que gostaram da ideia.

O próprio grupo de Alícia, formado também por Felipe Miranda Silva, Ana Paula Kvitschal, Camila Soares Carrera, Eduardo Henrique Silva Cavalcante e Matheus de Oliveira Ferreira, apresentou o projeto ao prefeito santista Paulo Alexandre Barbosa, que se comprometeu a executar. “Eles são muito talentosos e estão disponibilizando para a Cidade um projeto maravilhoso. Com certeza, será um dos locais mais visitados no Morro da Nova Cintra”, disse o prefeito.

“Acreditamos que o trabalho deu certo porque é fruto de muita pesquisa, validações e protótipos e, claro, de muitas noites sem dormir”, destaca Alícia, que reforça a ajuda dos professores. “Eles são incríveis e não temos palavras para agradecer”.

Playground – O projeto dos alunos é de peças em fibra de vidro, material mais resistente. A cabeça do jacaré terá um mirante e um escorregador para crianças menores, enquanto o rabo será um escorregador em curva com uma escalada destinada aos maiores.

Brinquedos sensoriais como tubo, trepa-trepa e conjunto de quatro paredes interativas para explorar os sentidos também vão compor o espaço. Haverá ainda brinquedos musicais feitos em madeira e metal como xilofone, reco-reco e um conjunto de cinco tambores de tamanhos diferentes.

A previsão é de que as obras da Lagoa da Saudade sejam concluídas em outubro.