Ursos são transferidos do Ceará para o Rancho dos Gnomos, em São Paulo, com auxílio de professor e aluno da São Judas
 

Matéria

Ursos são transferidos do Ceará para o Rancho dos Gnomos, em São Paulo, com auxílio de professor e aluno da São Judas

28 / Agosto / 2019

Transferência dos animais foi autorizada pela Justiça em função das melhores condições climáticas e estruturais oferecidas pela instituição, em Joanópolis (SP) 

Dimas e Katia, ursos siberianos que vivem em um zoológico localizado no sertão do Ceará serão levados para Joanópolis, São Paulo. A “Operação Irmãos Ursos”, assim chamada pelo Rancho, acontece entre os dias 28 e 30 de agosto por uma equipe de veterinários, biólogos e ativistas que fazem parte da associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos. A ação terá o suporte do professor Fabio Futema e do aluno Vitor Hugo Salgado Mignanelli, de Medicina Veterinária da Universidade São Judas.

Dimas foi levado para o zoológico de Canindé (CE) em 2008, após ser abandonado na estrada pelos donos de um circo. Já Katia chegou três anos depois, após viver por um longo período em um circo com outros três ursos, um deles a ursa Marsha, rebatizada Rowena – transferida em 2018 para o santuário. A transferência dos animais foi autorizada pela justiça em função das melhores condições climáticas que poderiam ser oferecidas aos animais no Santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP).

“Faço parte da equipe de resgate do Rancho dos Gnomos há mais de 20 anos e já auxiliamos na remoção de diferentes animais, inclusive a da ursa Marsha. Estar presente nesse tipo de ação é muito gratificante, pois sabemos que estamos promovendo melhores condições para estes seres vivos, que sentem e sofrem”. Mestre e doutor em Clínica Cirúrgica Veterinária, especialista em Anestesiologia e Bem-estar animal, o professor da Universidade São Judas Fabio Futema participa do processo de resgate desde o seu início.

A Universidade São Judas também promoveu a participação do aluno do último semestre do curso de Medicina Veterinária, Vitor Hugo Salgado Mignanelli, 21 anos, na iniciativa. “A base da Medicina Veterinária é promover qualidade de vida aos nossos pacientes, e ter a oportunidade de fazer parte desse momento único ao cuidar de um animal silvestre que não faz parte da nossa fauna, é extremamente gratificante. Devo isso à Universidade São Judas, que nos dá a oportunidade de aprender na prática com uma ótima capacitação profissional para o mercado de trabalho.”

“Além de apoiar e incentivar que nossos professores façam parte de ações tão significativas como essas, queremos que nossos alunos tenham a oportunidade de vivenciar na prática o que eles aprendem em sala de aula. Ficamos muito felizes em saber que nossa Instituição foi representada por um ótimo profissional e por um estudante que representa uma geração engajada e preocupada com o futuro”, aponta Milena Rodrigues Soares, Coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade São Judas.

Segundo o Rancho dos Gnomos, graças aos seus apoiadores e o repasse de doações da sociedade, por meio do Instituto Luisa Mell, está tudo pronto para receberem os novos moradores em um recinto de gramado de 1900m², com especificações próprias para ursos, uma piscina com 80 mil litros e uma cascata, além de grutas, deck, troncos, árvores frutíferas e som ambiente.

Sílvia e Marcos Pompeu, fundadores do santuário, ainda destacam “Estamos localizados em meio a Serra da Mantiqueira, com temperaturas amenas, mais propícias para proporcionar aos nossos irmãos ursos, melhor qualidade de vida e o direito de desfrutarem de tudo que lhes foram roubados como o respeito, cuidado e dignidade. Há quase 30 anos, resgatamos mais de 20.000 animais, e essa operação foi uma das mais desafiadoras. Contudo, contamos com o apoio de toda equipe do Santuário de São Francisco de Canindé, além dos profissionais que nos acompanham, como o Futema para nos apoiar, orientar e nos fazer mais fortes. E, ainda precisamos muito do apoio da sociedade com doações para manutenção de todos os animais que estão conosco! Gratidão aos que nos querem bem!”.

Vale ressaltar que como a ursa Rowena, os ursos Dimas e Katia também serão rebatizados assim que entrarem pelo Portal do Rancho dos Gnomos. Os nomes serão divulgados depois da chegada deles para esse novo ciclo.

Segue os dados para quem quiser contribuir:

  • Itaú – Ag. 0253 Conta Corrente 69280-0
  • Santander – Ag. 2071 Conta Corrente 13000043-3
  • Bradesco Ag. 7007 Conta Corrente 5900-5
  • CNPJ 04.087.616/0001-00