Estude Medicina Veterinária na 3ª melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o MEC

A profissão do Médico Veterinário tem o privilégio de ser um importante pilar da humanidade, não só pela tarefa de propiciar alimentos de origem animal em quantidade e qualidade, mas também pela atuação desses profissionais no combate às zoonoses.

A Resolução CNS/SUS n.º 287/98 categoriza o Médico Veterinário como profissional da saúde que deve atuar promovendo, preservando e aprimorando a saúde coletiva.

O curso de Medicina Veterinária da Universidade São Judas Tadeu (USJT) foi inaugurado em 2015, na Unidade Mooca, e foi elaborado com currículo moderno para atender a busca do mercado por um Médico Veterinário com ampla formação e diversificação, visando atender às exigências mínimas para formação, determinadas através do parecer CNE/CES n.º 105/2002, de 13 de março de 2002 e da Resolução CNE/CES n.º 1, de 18 de fevereiro de 2003, que se referem às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina Veterinária e da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), da Portaria n.º 146/98 da SESU/MEC que criou a Comissão de Especialistas de Ensino em Medicina Veterinária (ENC/98), em consonância com a Lei n.º 5.517, de 23 de outubro de 1968 e o Decreto n.º 64.704, de 17 de junho de 1969, que dispõem sobre o exercício da profissão de Médico Veterinário e sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária.

O aluno será habilitado para atuar como médico veterinário de caráter generalista. Com uma formação humanista crítica e reflexiva, será capaz de compreender as necessidades da sociedade em suas mais diversas classes e gêneros, no que diz respeito ao exercício da sua profissão.

Portarias MEC:

Unidade Mooca – Autorizado pela Resolução CEPE n.° 9/14, de 17/09/2014

Unidade Jabaquara – Autorizado pelo CEPE n.º 11/2017 de 19/10/2017

*Conteúdo atualizado em 01/08/2018 – 10:03.

Acesse a matriz curricular do Curso
Matriz Curricular
  • Duração:
  • Titulação:
  • Turno(s):
Hospital Veterinário
Aulas práticas
Contato com animais silvestres

Nossa Estrutura

Estude na São Judas e explore o melhor que existe em você

  • 97% dos professores são mestres e doutores
  • 94 estrelas no guia do estudante

Atuação

O Médico Veterinário pode atuar em: clínicas e hospitais veterinários; locais de produção e reprodução animal; haras; fazendas de gado leiteiro e de corte; abatedouros e criações de animais aquáticos e aves; indústria, promovendo, pesquisando e desenvolvendo novos materiais e alimentos para diversas espécie; programas e projetos de defesa e vigilância sanitária, rastreabilidade, análises de perigos e pontos críticos de controle (APPCC/HACCP); diagnóstico por imagem; bem estar animal; etologia; relação homem-animal; direitos dos animais; bioética; manejo, criação e clínica de animais silvestres; zoológicos e entidades de conservação; responsabilidade técnica; marketing; zoologia; educação ambiental; conservação da biodiversidade; produção e avaliação de agentes terapêuticos; medicina veterinária legal; laticínios; epidemiologia; animais de experimentação; medicina alternativa: acupuntura, homeopatia e plantas medicinais, entre outras; especialidades como oftalmologia, cardiologia e odontologia, entre outras, controle de população animais (pragas); biotecnologia aplicada; clonagem; medicina de conservação; abate e inspeção de animais para consumo, combatendo as enfermidades transmitidas por alimentos.

Diferenciais:

No início do curso, o aluno terá contato com fundamentos das ciências básicas nas áreas de bioquímica, microbiologia, citologia, histologia, embriologia, imunologia, fisiologia e outras.

Ao longo de sua formação, estudará áreas específicas da Medicina Veterinária, aprendendo a identificar e resolver problemas em várias áreas: saúde animal, saúde pública, saneamento ambiental, produção de alimentos de origem animal e gestão do agronegócio.

A clínica médica e cirúrgica, tanto de pequenos quanto de grandes animais, norteará sua formação e permitirá uma atuação ampla na área da Medicina Veterinária.

O diferencial acadêmico e pedagógico do curso se relaciona a um currículo voltado para a formação plena, abordando-se, complementativamente, aspectos do indivíduo, do cidadão e do profissional, de maneira a preparar o educando para um mercado que exige, cada vez mais, habilidades sócio-emocionais além das competências técnicas. Tal proposta se materializa através das disciplinas de Laboratório de Aprendizagem Integrada (LAI). Além disso, o aluno entra em contato com unidades curriculares dispostas em dois eixos, o de fundamentos de área e o profissionalizante, com disciplinas referenciadas por competências. Os conteúdos inerentes à Medicina Veterinária são abordados entre atividades de clínica, saúde pública, tecnificação e inspeção de subprodutos de origem animal, nutrição, agrostologia e bromatologia, conservação e manejo de fauna silvestre, biotecnologia, engenharia genética, reprodução e criação animal. Outro diferencial do curso se refere às possibilidades de experiências práticas pelos Projetos Interdisciplinares.

Visitas Técnica

para diversos lugares do mundo, onde você poderá aprimorar cada vez mais seu conhecimento.

Cursos Intensivos

de idiomas e outras áreas em países diferentes.

Bolsas de Estudo

e tantas outras oportunidades para você se desenvolver cada vez mais.

Confira a experiência de nossos alunos

Bruno Morais
Aluno da São Judas (Formado)

"Eu não conhecia a São Judas. Porém, quando eu fui fazer o Enem eu entrei lá e simplesmente me apaixonei pela universidade. Toda aquela complexidade e imensidão. Tudo era muito novo para mim e ali eu tive a certeza que eu queria estudar na São Judas"


Tamires de Moraes
Aluna da São Judas

"Eu sempre quis estudar na São Judas porque era um senhor que a minha mãe tinha e eu queria seguir. Quando eu entrei na São Judas eu me senti acolhida. Lá eu cresci e conheci muita gente que agregou para a minha vida. A São Judas é o meu lar"


Gustavo da Silva
Aluno da São Judas

"Tem uma magia dentro da São Judas. Os professores recebem a gente bem, eles ajudam sempre que possível e a gente tem espaço para trabalhar. Quando eu entrei na São Judas eu era um menino. A universidade me mudou muito. A educação não é um gastro, mas um investimento"

Detalhes sobre o curso nesta unidade:

Descubra a bolsa de estudos ideal para você!


01. Insira seus dados pessoais

02. Qual o seu endereço?

03. Conte pra gente onde você estudou

Ensino Médio

Tem formação Superior?


captcha
Parcela normal
Sua Mensalidade com a Bolsa

Tire suas dúdivas

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!