Alunos da São Judas participam da 4ª edição da Missão Amazônia, no Pará
 

Matéria

Alunos da São Judas participam da 4ª edição da Missão Amazônia, no Pará

9 / Agosto / 2023

Estudantes de Medicina prestarão atendimento médico a cerca de 2 mil pessoas das comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós

Alunos do curso de Medicina da São Judas participam até o próximo dia 16 de agosto da 4ª edição da Missão Amazônia, em Santarém, no Oeste do Pará, promovida pela Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação. A jornada teve início nesta última segunda-feira, dia 07, e conta com a participação de 28 alunos de 9 escolas de Medicina da Inspirali. A ação vai acontecer nas comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós. A viagem teve início com o embarque da equipe no Navio Hospital Escola Abaré, que pertence a UFOTA (Universidade Federal do Oeste do Pará).

No primeiro dia os estudantes participam de uma capacitação interna e, em seguida, iniciam os atendimentos nas comunidades. A expectativa é de atender cerca de 2 mil pessoas neste período. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali e participam da missão estudantes que já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das universidades Faseh (MG), Unisul (SC), São Judas Tadeu (SP), Universidade Anhembi Morumbi (nos campus de São Paulo, Piracicaba/SP e São José dos Campos/SP), Unifacs (BA) e AGES – Jacobina (BA).

Na missão, estudantes e professores se unirão para oferecer atendimentos de saúde da família a pacientes que têm dificuldades de acesso para consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades paraenses. Eles prestarão atendimentos ginecológicos, pediátricos, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral (envolve um amplo atendimento incluindo todas as especialidades) buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local.

“Cada missão é um desafio e, ao mesmo tempo, extremamente gratificante. É uma oportunidade para a comunidade ribeirinha que, por dificuldades geográficas, tem dificuldade ao acesso à saúde. Oportunidade para estudantes de Medicina de diversas localidades do Brasil atuarem de forma consciente e supervisionada em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. Chance para professores médicos servirem de norte, referências positivas a futuros médicos. Nossa obrigação como instituição de ensino superior é a de capacitar bons profissionais, mas a Missão Amazônia é um dos caminhos que encontramos para também desenvolvermos grandes seres humanos”, destaca Rodrigo Dias Nunes, coordenador do curso de Medicina da Unisul/Inspirali.

“Esse perfil solidário faz parte do projeto pedagógico dos cursos de Medicina da Inspirali, devolvendo à sociedade o carinho e oportunidade que diariamente recebemos dela. Levamos ao pulmão do mundo nossos corações, nosso bem mais precioso, contribuindo assim com a realização de um sonho de muitos futuros médicos, de se tornarem úteis ao próximo”, completa.

Esta é a quarta edição da Missão Amazônia, que já reuniu 90 estudantes de Medicina, orientados por 20 professores e realizaram mais de 5 mil atendimentos clínicos, 600 atendimentos ginecológicos, 200 procedimentos cirúrgicos e mais de 800 imunizações. Foram mais de 60 comunidades visitadas, 2 mil escolas e 100 visitas domiciliares, percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém.

“Este é um dos projetos que mais me orgulha na Inspirali, pois é uma oportunidade de nossos alunos desenvolverem na prática todo o conceito teórico que eles aprenderam durante o curso de Medicina e ainda oferecer um atendimento de qualidade a comunidades carentes. Além disso, proporciona uma formação humanizada a nossos médicos, que certamente levarão essa experiência riquíssima para toda sua trajetória profissional”, destaca o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali.

Navio Hospital Escola Abaré

O barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.