São Judas cria o comitê do Bairro Amigo do Idoso Brás/Mooca em parceria com a USP e Sociedade Civil
 

Matéria

São Judas cria o comitê do Bairro Amigo do Idoso Brás/Mooca em parceria com a USP e Sociedade Civil

13 / Julho / 2022

O comitê promove amplo diálogo entre universidades, poder público, grupos da sociedade civil e população para melhoria de espaços de convivência

A Universidade São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação, participou na última quinta-feira, dia 07, da assinatura do Comitê do Bairro Amigo do Idoso Brás/Mooca. O Prof. Dr. José Maria Montiel, ao lado da Prof. Dra. Bibiana Graeff; o subprefeito da Mooca Danilo Antão; Márcia Sakurata da ONG Amigos da Praça e Suely Meneses do Conseg participaram da reunião para criação do Comitê.

O comitê do Bairro Amigo do Idoso Brás/Mooca surge como oficialização do grupo de trabalho como uma parceria da Universidade São Judas, Universidade de São Paulo (USP), poder público e grupos da sociedade civil locais e tem o intuito de promover o diálogo para ampliar a inserção da pessoa idosa nos bairros do Brás e da Mooca. O projeto foi criado com base em uma pesquisa da Profa. Dra. Bibiana Graeff, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH USP), que avaliou as demandas dos bairros envolvidos. As demandas fruto do estudo demonstraram diferentes fatores que podem tornar a pessoa idosa mais participativa, entre esses projetos, destaque para o de ambiência para a inserção da pessoa idosa nos espaços da cidade.

O Prof. Dr. José Maria Montiel, docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento na Universidade São Judas, explica que “o papel da Universidade é estar sensível às demandas sociais e possibilitar para a sociedade melhores condições de vida”. Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde (OMS), o tripé – Universidade, Poder Público e Sociedade Civil e recomendado como efetivo para criar condições de envelhecimento saudável.