Curta-metragem de alunos da São Judas concorre no 8º Santos Film Fest
 

Matéria

Curta-metragem de alunos da São Judas concorre no 8º Santos Film Fest

23 / Junho / 2022

O suspense Aline foi gravado com várias limitações do isolamento social

Entre os participantes do 8º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, que segue até o próximo dia 29, está o curta-metragem Aline, que concorre na mostra regional e é assinado por um aluno de Cinema e Audiovisual da São Judas Campus Unimonte, Felipe Petrarchi, do 7º semestre, que atuou como roteirista, diretor, diretor de arte e produtor executivo. Todos os demais integrantes da equipe também são universitários.

Aline é um suspense de 12 minutos e é resultado de um trabalho acadêmico. Gravado em outubro de 2021,  o filme foi todo adaptado por conta do isolamento social necessário naquele momento da pandemia. “O roteiro foi escrito pensando no mínimo possível de pessoas, por conta disso, só temos um ator em cena. Por praticidade, a filmagem ocorreu na casa de um familiar da equipe, que topou a ideia, e a atriz Amanda Britto é uma amiga minha, que também topou rápido”, lembra Felipe.

As gravações foram feitas em duas diárias e a edição levou cerca de duas semanas. Felipe inscreveu Aline em alguns festivais de cinema mas não acreditava que seria selecionado. “Eu estava inclusive na faculdade quando fiquei sabendo. Um pessoal da minha sala me avisou que tinha saído a lista dos selecionados para o 8º Santos Film Fest e perguntou se eu já tinha ido ver o resultado. Foi engraçado porque eu literalmente falei que provavelmente não tínhamos sido selecionados, aí fui ver e meu nome estava lá”.

Estreia – Aline tem um sabor especial por vários motivos. É o primeiro curta-metragem da equipe formada só por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da São Judas – campus Unimonte: João Pedro Nobre (direção de fotografia), Lucas Santos (montagem) e Thayná Rodrigues (assistente de direção e assistente de fotografia).

Foi gravado após três semestres sem filmagens por conta da pandemia. “Foi um processo bem divertido e eu estou na esperança de que as pessoas que estiverem lá assistindo gostem do curta do mesmo jeito que nós gostamos”, ressalta Felipe.

Aline é um suspense que acompanha a protagonista, de mesmo nome, e testemunha  de um evento traumático, que a faz  lutar contra a solidão e o nervosismo para lidar com seu problema. A exibição será nesta segunda-feira (dia 27), às 20h30,  no Cine Roxy 5. A entrada é gratuita.

A Mostra Regional do 8º Santos Film Fest conta com sete produções e também dois longas dirigidos por cineastas da Baixada Santista, que serão exibidos em sessões especiais.  Realizado pelo Instituto CineZen Cultural, o evento ocorre até o dia 29 de junho, em 11 espaços da Cidade. Confira a programação completa no site https://santosfilmfest.wordpress.com/.