Qual a diferença entre as palavras ‘índio’ e ‘indígena’?
 

Matéria

Qual a diferença entre as palavras ‘índio’ e ‘indígena’?

19 / Abril / 2023

Ao contrário do que muitos pensam a origem dessas palavras são distintas e revelam significados completamente diferentes

Diferente do que se pode crer a palavra ‘índio’ e ‘indígena’ não têm nenhuma relação etimológica. Enquanto a primeira vem do sânscrito ‘sindhu‘, usada no persa como ‘hindush’ e no grego ‘indo’, diz respeito a um rio que nasce no platô tibetano e passa pela Índia e Paquistão, a palavra passou a ser usada para denominar os integrantes da região da Índia, e depois usado por colonizadores europeus para denominar povos do continente americano. Assim explica Yásnaya Elena A. Gil, linguista e pesquisadora, em seu artigo ‘¿Nunca más un México sin nosotros?’.

“Ao contrário da crença de muitas pessoas, o radical ind das palavras ‘índio’ e ‘indígena’ não tem uma relação etimológica. Longe da origem aquosa de ‘índio’, a palavra ‘indígena’ é proveniente do latim e é utilizada para designar a afiliação a algum lugar de nascimento: indi- (de lá) e gen- (nascido) seu significado etimológico seria ‘nascido ali’ ou ‘originário’”, explica Yásnaya.

Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, antropólogo, em seu livro ‘Colonização, Quilombos: modos e significações’, contesta que ‘índio’ tenha se tratado de uma confusão geográfica, ele defende que ao denominar os povos originários como ‘índios’ e passar por cima de suas autodenominações, os colonizadores “estavam tentando quebrar as suas identidades com o intuito de os coisificar/ desumanizar”. Por isso para fazer frente a essa denominação forjada pelos colonizadores, Nego Bispo utiliza povos pindorâmicos. Pindorama que vem do tupi e significa ‘Terra das Palmeiras’ era como os povos originários chamavam essa região.

E, para homenagear os povos originários, a Universidade São Judas aproveita o mês da pessoa indígena para celebrar as autodenominações dos povos. Pensando nisso a Unidade da Mooca, promove na próxima terça-feira, dia 25, um encontro reunindo cinco representantes da etnia Fulni-ô. A visita será um intercâmbio cultural para os estudantes e comunidade aprenderem mais sobre a cultura Fulni-ô. Terá feira de artesanato, apresentações de dança e mesa de debate.

Confira a programação do evento

10h30-12h – Apresentação da dança típica

12h-14h – Almoço

14h-17h30- Feira de artesanato

17h30-18h – Entrevista com alunos da Agência Comunica Lab

18h45 – Apresentação de dança típica

19h20 – Mesa Redonda – Compartilhamento de Experiências

Endereço – Rua Taquari, 546 – Mooca

Dia de Celebração dos Povos Indígenas

Dia 25 de abril, a partir das 9h.

Local: Universidade São Judas unidade Mooca

Rua Taquari, 546 – Mooca