‘Temos que recuperar as rédeas do mundo em termos  ambientais’, diz Nobel da Paz, Benny Dembitzer, em palestra na São Judas
 

Matéria

‘Temos que recuperar as rédeas do mundo em termos ambientais’, diz Nobel da Paz, Benny Dembitzer, em palestra na São Judas

6 / Setembro / 2022

Palestra do economista britânico abordou as transformações econômicas e ações práticas para reaver a dignidade humana

Vencedor do prêmio Nobel da Paz em 1985, o britânico Benny Dembitzer, em visita ao Brasil, palestrou nesta segunda-feira (05), na Universidade São Judas – integrante da Ânima de Educação. O evento encerrou um ciclo de palestras realizadas em outras instituições do grupo, com a apresentação: “Recuperando o nosso planeta: cenários futuros e mudanças globais – economia, sociedade e meio ambiente”.

Durante o dia, o economista britânico visitou as dependências da unidade Mooca e conheceu projetos de extensão dos alunos, como as clínicas veterinárias e odontológicas e o projeto BAJA, um carro concebido pelos alunos de engenharia da São Judas que corre em competições pelo Brasil.

Breno Schumaher, Diretor da unidade, ressalta que este momento é uma oportunidade inigualável na formação dos estudantes da São Judas. Isso porque ela amplia a visão de mundo e possibilita entender o estágio de desenvolvimento de outros países, incentivando o olhar integral para o globo. “Foi uma honra receber o Sr. Benny na São Judas e proporcionar à nossa comunidade acadêmica um exemplo tão enriquecedor”,  conclui Schumaher.

Após a visita, Benny palestrou para um auditório com mais de 400 ouvintes, entre estudantes e professores, falando sobre vulnerabilidade social e os efeitos do capitalismo. Mostrou, com exemplos práticos, como as questões econômicas, controversamente, têm se tornado cada vez mais um problema para o desenvolvimento humano.

Quando perguntado se o desenvolvimento sustentável ainda era uma resposta à altura dos problemas enfrentados no século XXI, o professor deu exemplo do que acontece quando gigantes da agricultura se propõem a resolver os problemas de segurança alimentar globalmente sem considerar as comunidades locais e seus saberes.

Benny, economista e professor na University College, London (UCL), dirigiu o trabalho do Fundo de Pesquisa e Investimento para o Desenvolvimento da África (FRIDA) em países africanos na década de 1970. Pela Commonwealth, foi conselheiro sobre desenvolvimento industrial na Conferência de Coordenação de Desenvolvimento da África Austral (SADCC). Já trabalhou em 35 países, na África e na Ásia. Além de elaborar planos de desenvolvimento econômico do PNUD para a Gâmbia e a Libéria.

O professor provoca reflexões vitais sobre os reflexos econômicos do fluxo do capital em mundo globalizado, tema destacado em seu mais recente livro “The Famine next door: Africa is burning and the West is watching” (A Fome ao lado: a África está queimando e o Ocidente está assistindo).

A palestra pode ser acompanhada na íntegra aqui.