Curta realizado no curso de Cinema da São Judas vence o 6º Santos Film Fest
 

Matéria

Curta realizado no curso de Cinema da São Judas vence o 6º Santos Film Fest

1 / Julho / 2021

Shio (Maré), de Bruno Landi, levou o prêmio da mostra da Baixada Santista

O diretor Bruno Landi, 25 anos, formado em Cinema e Audiovisual na São Judas campus Unimonte, venceu o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, encerrado na última terça-feira (dia 29), com o prêmio da mostra Baixada Santista para o documentário Shio (Maré), trabalho realizado durante o curso.

De São Vicente, Bruno concorreu ainda na categoria regional com a ficção-drama Llucmajor, mas foi Shio (Maré) que conquistou o júri ao mostrar o cotidiano das pessoas na ocupação do antigo Hotel Japonês, localizado no Centro de Santos. Com 76 quartos em 5 pavimentos, ele abriga 25 famílias que revelam seus sentimentos e sonhos.

“Ficamos bastante felizes com a notícia da premiação. Não fazemos filmes com a intenção de receber prêmios, mas claro que o reconhecimento nos enche de orgulho. Encaramos o cinema com o compromisso que é pedido e esperamos que, durante o processo, possamos nos comunicar com o público. E ter esse trabalho circulando em festivais e recebendo o seu reconhecimento é gratificante, pois demos voz a essas pessoas e as suas histórias. Foi um trabalho difícil, lidamos com vidas reais em situação de vulnerabilidade social, e isso sempre é muito sensível. Mas é um trabalho lindo, feito por uma equipe muito responsável e talentosa. Que o Shio nunca perca sua vida e possa estar sendo sempre recebido em outros festivais”, destaca Bruno.

Shio tem direção e roteiro de Bruno Landin. A equipe do filme contou com Gustavo Sandoval e Juliana Fernandes (assistente de direção). Chay Azevedo (direção de produção). Artur de Abreu (direção de fotografia). Luis Gustavo (assistente de direção de fotografia e edição). Vinni Ferrari (áudio). Henrique Teixeira (logger e assistente geral).

“Shio e Llucmajor foram realizados enquanto ainda cursávamos Cinema e Audiovisual. Produzir esses dois filmes foi um aprendizado enorme, pois tratamos de assuntos que fizeram diferença em nossas vidas e em como olhamos o mundo. Com as orientações e o suporte dos professores, conseguimos imprimir nossas visões e aprendizados em cada filme. Gostaríamos de dedicar o Shio para nosso amigo Gustavo Sandoval, que construiu esse documentário conosco, e infelizmente, nos deixou”, diz Bruno.

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos é o maior evento do gênero no litoral paulista e integra o calendário oficial da Cidade. Ocorre desde 2016 e visa promover o cinema, especialmente o nacional, o resgate histórico, a formação de público, a democratização de acesso à cultura e o intercâmbio entre cidades e países.