A necessidade de extinguir expressões racistas de nosso vocabulário
 

Matéria

A necessidade de extinguir expressões racistas de nosso vocabulário

20 / Novembro / 2023

Professora Simone Batista aborda em vídeo sobre a necessidade de deixarmos de falar algumas expressões com conotação racista 

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data de extrema importância para refletirmos sobre a contribuição histórica, cultural e social dos negros e negras na formação da sociedade brasileira. A escolha dessa data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência e luta contra a escravidão. 

Essa celebração busca promover a conscientização sobre a igualdade racial e combater o racismo, um problema persistente em nossa sociedade. É um momento de reflexão para reconhecer a importância da diversidade e repensar atitudes que perpetuam estereótipos e preconceitos. 

Nesse contexto, a professora Simone Batista, da São Judas Campus Unimonte, traz uma contribuição valiosa ao abordar expressões racistas que ainda perduram em nosso vocabulário. Seu vídeo é uma oportunidade de aprendizado e conscientização, convidando-nos a repensar as palavras que utilizamos diariamente e a promover um diálogo construtivo sobre a importância da linguagem na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

Assistir ao vídeo da professora Simone Batista pode ser uma maneira de ampliar nossa compreensão sobre as nuances do racismo e como, por meio da linguagem, podemos contribuir para a construção de um ambiente mais inclusivo e respeitoso. A luta contra o racismo é um compromisso de todas e todos, e a educação desempenha um papel fundamental nesse processo.