São Judas sedia a palestra – Suicídio: Vamos Falar Sobre a Vida?
 

Matéria

São Judas sedia a palestra – Suicídio: Vamos Falar Sobre a Vida?

14 / Setembro / 2022

No dia 15 de setembro a São Judas unidade Paulista sedia a palestra do psicoterapeuta, escritor e professor Fernando Brasil

A São Judas, que integra a Ânima Educação, sedia a palestra “Suicídio – Vamos Falar Sobre a Vida?” com o psicoterapeuta, escritor e professor, Fernando Brasil, nesta quinta-feira, 15. A apresentação faz parte das atividades referente ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e aberta ao público geral.

O mês de conscientização e prevenção ao suicídio teve origem no ano de 2015 em uma campanha feita pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que adotou a fita amarela como símbolo. A origem da fita amarela remete ao caso de Mike Emme, jovem do Colorado (EUA), que se suicidou aos 17 anos, em 1994, dentro de seu veículo, um Mustang amarelo. No velório os pais de Mike distribuíram um cartão com uma fita amarela.

A redução de mortes por suicídio é uma meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e compartilhada pelo Ministério da Saúde. Em última pesquisa realizada pela OMS, estima-se que haja 1 milhão de mortes ligadas ao suicídio por ano no mundo, mais de 96%, estão relacionadas com problemas de saúde mental como depressão e suicídio. Ações para prevenção podem ser tomadas, como a capacitação de profissionais, estruturação de rede de assistências e a orientação de jornalistas e público em geral. E a São Judas se compromete com a causa por meio de palestras e atendimento psicológico destinado a estudantes e cidadãos de baixa renda em suas clínicas integradas.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusão (NAPI), presta suporte psicopedagógico a estudantes e professores no percurso acadêmico. Realizando intervenções e  acompanhamento necessários para o desenvolvimento dos estudantes  e oferece a chance para estágios na área de psicologia.

O Centro de Psicologia Aplicada (CENPA), é um serviço prestado à comunidade pelos estudantes, Mestres e Doutores, da São Judas. Além de possibilitar a oportunidade de estágio para os alunos do curso de psicologia e fomentar pesquisas nos mais diversos campos de atuação do profissional de psicologia. Ao todo 1.685 pessoas já foram beneficiadas diretamente pelos serviços oferecidos pelo CENPA.

As inscrições para atendimento presencial deverão ser realizadas presencialmente na Rua Marcial, 45 – Mooca ou através dos telefones 2799-1713 no período das 14h às 17h pelo próprio interessado nos serviços. As inscrições para menores de idade devem ser realizadas pelos responsáveis legais. Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira das 11:00 às 22:00 e aos sábados das 09h00 às 12h00.

Busque Ajuda

Além do CENPA e NAPI, o Centro de Valorização à Vida (CVV), oferece um trabalho gratuito e sigiloso e dá suporte emocional a quem precisar. Se precisa de ajuda ou conheça alguém precisando ligue para o 188 ou acesse o site do CVV (https://www.cvv.org.br/), ambos com atendimento 24 horas os 7 dias da semana.

Para orientação do público em geral

A palestra “Suicídio Vamos Falar Sobre a Vida?” tem dois horários e vagas limitadas. Para se inscrever, clique aqui.

Serviço

Palestra: Suicídio – Vamos Falar Sobre a Vida? com Fernando Brasil

Data: 15/09 – Diurno às 9h30 – Noturno às 19h30

Localização: São Judas unidade Paulista, Av. Angélica, 2565