São Judas Unimonte recebe evento de lançamento do Projeto CeVivas, do Instituto Butantan, na Baixada Santista
 

Matéria

São Judas Unimonte recebe evento de lançamento do Projeto CeVivas, do Instituto Butantan, na Baixada Santista

26 / Julho / 2023

Iniciativa têm duração de 5 anos e foca em identificar vírus respiratórios e melhoria de vacinas

A São Judas, que integra o maior e mais moderno Ecossistema de educação do Brasil: o Ecossistema Ânima, anuncia a colaboração com o CeVivas, projeto de pesquisa promovido pelo Instituto Butantan, que coleta amostras de pacientes com sintomas respiratórios e monitora as características dos vírus para melhoria de vacinas. O lançamento do projeto acontece na próxima quinta-feira, 27, das 09h às 12h, no auditório da São Judas campus Unimonte.

O CeVivas acontecerá em todo o país durante cinco anos, em parceira com várias entidades que serão responsáveis pela coleta de amostras que identificarão agentes respiratórios de acordo com suas regiões. Na Baixada Santista, a captação dos espécimes será realizada pela Medicina São Judas, campus Cubatão, em conjunto com a Inspirali, vertente de educação em saúde da Ânima, com a participação e apoio das prefeituras de Santos e Cubatão.

“O projeto tem como objetivo detectar vírus, patógenos respiratórios, sua sequência molecular e com isso, ajudar a refinarmos informações e termos mais precisão na elaboração de vacinas, sobretudo contra a gripe” diz Evaldo Stanislau, docente de medicina na São Judas e Embaixador da Inspirali.

Vale ressaltar que o CeVivas não substitui órgãos de vigilância do Estado e municípios, mas agrega como projeto documental de pesquisas. No lançamento da iniciativa na Baixada Santista, estarão presentes as Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios de Cubatão, Santos e Instituto Butantan.