São Judas levanta a bandeira amarela e promove atividades especiais de prevenção ao suicídio e conscientização sobre o tema
 

Matéria

São Judas levanta a bandeira amarela e promove atividades especiais de prevenção ao suicídio e conscientização sobre o tema

5 / Setembro / 2019

Durante o Setembro Amarelo, a Universidade trabalha com foco no diálogo e debate como ferramentas para desmitificar os sintomas da depressão 

A São Judas inicia o mês de setembro com uma programação especial para promover o diálogo e o debate como forma de prevenção ao suicídio, principalmente entre os jovens. O assunto que já foi tabu para a sociedade ganha força na São Judas no ‘Setembro Amarelo’, com atividades que terão como objetivo prevenir e orientar pessoas que estejam em situação de risco. A proposta é promover encontros com profissionais que possam compartilhar suas experiências em relação ao assunto, bem como oferecer orientações e ensinar práticas que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

Nesta quinta-feira (05/09) o bate-papo foi sobre “A Vida a Flor da Pele”, com o tatuador Alexandre Rodrigues dos Santos, na São Judas unidade Mooca (SP). O palestrante contou sobre o seu processo de recuperação depois de buscar tratamento para a depressão e o valor que suas tatuagens conquistaram como ferramenta de ressignificação em sua história pessoal. Rodrigues também compartilhou suas experiências sobre o tratamento do ponto de vista do paciente, além da importância da desmarginalização da depressão enquanto condição social. Em Santos, a São Judas – Campus Unimonte promoveu uma roda de conversa aberta ao público, com o Centro de Valorização da Vida e o Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico.

No dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os alunos do curso de Gastronomia da São Judas – Campus Unimonte (Santos), farão uma distribuição de biscoitos da sorte intitulados “Biscoitos da Vida”, com mensagens positivas, para os demais colegas da instituição. Já no dia 12 de setembro, às 18h, a São Judas unidade Mooca (SP), vai receber a psicóloga e professora da instituição, Cláudia Vieira Carnevalle, com a palestra “Mente em Ação: Meditação e Ciência na São Judas”. O objetivo do encontro é mostrar a contribuição das práticas de meditação como forma de cultivo do equilíbrio mental e de emoções positivas, contribuindo assim, para o desenvolvimento pessoal, caracterizando uma condição de melhor saúde mental e bem-estar.

Os alunos da psicologia da Universidade não vão ficar de fora dessa mobilização. Os jovens lançarão a campanha ‘É bom te ouvir na São Judas’ para que as pessoas possam expressar suas opiniões sobre o tema e como o assunto impacta a sociedade.  A proposta será acolher com uma escuta ativa e qualificada os sentimentos das pessoas sobre as necessidades e pressões do dia a dia, como forma de superar as divisões sociais, combater a solidão, quebrar barreiras que afastam e isolam pessoas. Os alunos que estiverem nas unidades Mooca e Butantã, em São Paulo, entre os dias 16 e 20 de setembro, das 18hs às 19hs, serão convidados para essa conversa especial.

No dia 26, alunos dos cursos de Psicologia e Gastronomia oferecerão um chá da tarde para as moradoras de cortiço localizado nas imediações e que são atendidas na Catedral de Santos, com o tema “Mente Ativa! Xô tristeza”, às 14h, no campus Unimonte (Santos). O encerramento da programação acontece no dia 27, às 19h, com uma mesa-redonda, exclusiva para alunos do curso de Medicina Veterinária, com discussão sobre o tema. Durante o mês inteiro serão realizadas oficinas e atividades no pátio, produzidas pelos alunos do curso de Psicologia da São Judas, voltadas ao tema.

“Precisamos falar sobre o suicídio, já que o diálogo aberto e sensível é capaz de salvar vidas. Por isso, não poderíamos deixar de convidar nossos alunos, professores, funcionários e toda a comunidade para debater o assunto. A São Judas está de portas abertas para receber, ouvir e ajudar àqueles que precisam, e é importante que as pessoas em sofrimento mental procure por ajuda médica ou entre em contato com o Centro de Valorização da Vida, que está disponível 24h por dia, gratuitamente, pelo telefone 188”, destaca Vânia Aparecida Marques Leite, professora de psicologia e coordenadora do Núcleo de Atenção ao Estudante da São Judas.

Programação Setembro Amarelo na São Judas
O que:Biscoitos da Vida
Data10/09/2019
Horário 
LocalSão Judas Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos)
 
O que:Mente em Ação: Meditação e Ciência na São Judas
Data12/09/2019
Horário18h
LocalSão Judas unidade Mooca (R. Taquari, 546 – Mooca
 
O que:É Bom te Ouvir na São Judas
Data16 a 20/09/2019
Horário18hs às 19hs
LocalSão Judas unidade Mooca (R. Taquari, 546 – Mooca)
 
O que:É Bom te Ouvir na São Judas
Data17 a 20/09/2019
Horário18h às 19h
LocalSão Judas unidade Butantã (Av. Vital Brasil, 1000 – Butantã)
 
O que:Chá da tarde
Data26/09/2019
Horário14h
LocalSão Judas Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos)
 
O que:Setembro Amarelo
Data27/09/2019
Horário19h
LocalSão Judas Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos)