Maio Amarelo e o Dia do Trabalhador: Atenção e Reflexão
 

Matéria

Maio Amarelo e o Dia do Trabalhador: Atenção e Reflexão

16 / Maio / 2025

Campanhas de maio reforçam a importância da segurança no trânsito e valorização do trabalhador

Por Geovana Prado e Maithê Ferreira

Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) mas a ação pela segurança no trânsito já havia sido lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011. O amarelo simboliza atenção e sinalização de advertência no trânsito, e o mês de maio foi escolhido por ser quando a ONU definiu o tema da segurança viária.

O mês também é lembrado por conta do Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, sendo um feriado nacional no Brasil e em muitos países do mundo! Esse período foi dedicado a homenagear os trabalhadores e refletir sobre seus direitos, conquistas e desafios.

Reunindo dois movimentos fundamentais: o Maio Amarelo, que propõe atenção à segurança no trânsito e transporte público, e o Dia do Trabalhador, que valoriza os profissionais de todas as áreas e sua luta por melhores condições. O mês conecta coisas cotidianas na rotina dos nossos estudantes e professores, que muitas vezes enfrentam congestionamentos, superlotação e falhas de mobilidade.

No dia 6 de maio de 2025, Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, de 35 anos, morreu em um trágico acidente na estação Campo Limpo da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo. Ele estava a caminho de seu trabalho e não quis correr o risco de se atrasar por temer uma punição, o metrô enfrentava intercorrências no dia e teve sua mobilidade reduzida, que resultou em um aumento significativo de pessoas que aguardavam para ingressar nos trens. Nisso, foi levado multidão e acabou ficando preso exatamente entre as portas do trem e da plataforma durante o embarque, sendo então arrastado quando o trem partiu. Lourivaldo era pai de três filhos, trabalhava como repositor e dava aulas de natação, além de estar no último ano da faculdade de Educação Física. O caso, que ocorreu em horário de pico, está sendo investigado pela polícia, e a ViaMobilidade, responsável pela linha, afirmou estar colaborando com as autoridades.

Esse infeliz caso, é um reforço da mensagem do Maio Amarelo, servindo também como um alerta sobre a importância da atenção e responsabilidade no trânsito, principalmente no transporte público! Assim como nas ruas, atitudes seguras dentro de ônibus, nas plataformas de embarque e nos trens salvam vidas. Cada escolha no trânsito — seja dirigindo, caminhando ou usando o transporte coletivo — pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Segurança no trânsito é um dever de todos, em todos os meios de locomoção!

A Universidade São Judas Tadeu reconhece essa realidade e reafirma seu compromisso com a escuta ativa, a empatia e uma Educação voltada à responsabilidade social. Demonstrando seu compromisso com campanhas de conscientização social, e Maio Amarelo com certeza é uma delas! Nossos educadores entendem as dificuldades enfrentadas no deslocamento – causadas por trânsitos excessivos em horário de pico, ou no transporte público com mobilidade reduzida, superlotação e incidentes diários e jamais tomaria atitudes de punição devido a atrasos ou faltas.

Geovana Prado e Maithê Ferreira são estudantes do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da São Judas unidade Mooca

O Comunica Lab é uma iniciativa e projeto de extensão criado pelos alunos dos cursos de Comunicação, sob a coordenação da professora Lilia Horta. Com o objetivo de fomentar a produção de conteúdos para diversas áreas de comunicação da Universidade São Judas, o Comunica Lab atua como um verdadeiro laboratório prático. Dessa forma, proporciona aos alunos a oportunidade de explorar e experimentar diferentes formatos de mídia, como vídeos, textos e outros.