2ª edição do CONEXÕES celebra a criatividade, o futuro e as brasilidades, no domingo (3) 
 

Matéria

2ª edição do CONEXÕES celebra a criatividade, o futuro e as brasilidades, no domingo (3) 

29 / Novembro / 2023

Evento traz programação musical com tributos à Rita Lee e Simonal, discotecagem, feira de criativos ede vinil, duas rodas de conversa, com a participação do músico BNegão (Planet Hemp), que acabou de levar dois grammy latinos, do chef Frank Bin, vice-campeão do Masterchef Profissionais, e Dandara Fonseca, do The Summer Hunter

Amar e mudar as coisas me interessa mais”. Este trecho da música de Belchior e um olhar profundo para os novos tempos foram algumas das inspirações para o projeto com DNA santista, que está na segunda edição: o CONEXÕES

Uma colab da Revista Nove com o Encontro de Criadores, duas iniciativas também 013, que há anos buscam enaltecer talentos, cenários e acontecimentos locais, o projeto CONEXÕES é múltiplo. Trata-se de uma multiplataforma de conteúdo, com evento presencial, revista impressa e algumas surpresas.  

A ideia é valorizar os potenciais geográficos de Santos e região, sempre com cenários especiais para construção de conexões e experiências incríveis, permeadas pelos temas: cultura, arte, economia criativa e assuntos contemporâneos. Tudo isso será tratado em encontros com papos descontraídos, trocas de experiências, saberes, fazeres, com temas necessários, e também na revista CONEXÕES. 

A primeira edição aconteceu em junho de 2022, na Concha Acústica, em um ensolarado domingo de Dia dos Namorados, que marcou a reabertura do equipamento, no pós-pandemia, em grande estilo, com encerramento ao som da banda santista Zimbra.  

A Revista Conexões fez tanto sucesso que teve uma reimpressão, em julho, trilíngue, encartada no kit dos participantes do Encontro das Cidades Criativas da UNESCO, que aconteceu em Santos, com mais de 400 estrangeiros do mundo inteiro. 

O CONEXÕES é um evento que não termina quando acaba”, garantem os idealizadores Diego Brígido, jornalista, criador e editor da Revista Nove, e Heitor Cabral, designer, criador do Encontro de Criadores. O CONEXÕES é fruto de parcerias bem-sucedidas dos sócios com as duas iniciativas que já tocam.  

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas, no Sympla.

As melhores CONEXÕES são agora 

A segunda edição do evento aposta na crença de que as melhores CONEXÕES são agora e acontece no MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos, no térreo do Centro Cultural Patrícia Galvão (Teatro Municipal – Senador Pinheiro Machado, 42 – Canal 1).  

O evento terá duas rodas de conversa, com as temáticas ‘Goiabada para sobremesa: a mistura de milhões. Na mesa de quem?’ e ‘Futuros Desejáveis: negócios criativos, plurais, inspiradores, afetuosos e sustentáveis’, além de uma feira de criativos, discotecagem, intervenções artísticas e espaço gastronômico. A programação é toda gratuita, mas será preciso fazer inscrição prévia.  

Programação do CONEXÔES 

No dia 03 de dezembro, a programação se inicia às 12h, com discotecagem dos DJs Lufer e Nanne Bonny, a Feira de Criativos Encontrinho, a Exposição ‘Mulheres em Luta’, de Bete Nagô, e um espaço gastronômico.  

As rodas de conversa acontecem às 14h e às 17h, no cinema do MISS e só terão acesso pessoas previamente inscritas pelo Sympla.  

A primeira roda ‘Goiabada para sobremesa: a mistura de milhões. Na mesa de quem?’ fala sobre:  

“Se nessa terra tudo que se planta dá, o que é que há, meu país, o que é que há?” Um país de riqueza gastronômica e cultural como o Brasil, com ingredientes regionais, preparos com influências de imigrações, mistura de sabores e insumos de baixo custo, ainda se divide entre os pólos da alta gastronomia e daqueles que não têm comida à mesa. Como a culinária pode sim ser um ativo cultural e turístico do Brasil, revelando talentos, mas também garantir dignidade a um povo que vive e trabalha sobre um solo fértil e diverso?  

A segunda roda ‘Futuros Desejáveis: negócios e relações plurais, afetuosos e sustentáveis’ fala sobre: 

A criatividade é uma habilidade que tem um real poder de impacto nos negócios e na vida humana. Num futuro bem próximo, os negócios e as relações sociais se mostrarão bem diferentes do que eram há menos de 10 anos. Aliás, hoje já começamos a entender como as marcas precisam se adequar a este novo mundo plural, caótico e em constante mudança. Uma coisa é fato: nunca antes negócios e pessoas precisaram ser tão humanos, afetuosos e sustentáveis. Seja na área que for, queremos contar histórias que mostrem como a criatividade pode ser um grande agente transformador do futuro que desejamos. E como manter a saúde mental, as boas relações e ainda ganhar dinheiro sendo feliz em meio ao caos? 

Uma das confirmações para a segunda roda é do cantor e compositor BNegão, do Planet Hemp, que acabou de levar o Grammy Latino nas duas categorias que concorreu: ‘Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa’, com a canção Distopia, um feat com Criolo, e ‘Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa’, com Jardineiros. 

Colab com Festival MAIS no lineup musical 

A programação musical conta com três shows e duas discotecagens. As três bandas fazem parte da programação do Festival de Música Autoral e Independente Santista – MAIS: No balanço do Simonal (um tributo a Wilson Simonal); Nem luxo, nem lixo – Tributo à Rita Lee e Trupe Cao Laru: espetáculo libre. 

Feira de Vinil Volume 

Para celebrar o espaço que recebe o evento desta vez, o Museu da Imagem e do Som de Santos, o CONEXÕES traz a Feira de Vinil Volume, idealizada pelo DJ e produtor musical Lufer e Heitor Cabral, com expositores que trarão centenas de opções dos saudosos bolachões. 

Programação completa 

12h > Abertura com discotecagem + Encontrinho + Gastronomia + Exposição ‘Mulheres em Luta’ de Bete Nagô 
14h > Roda 1: Goiabada para sobremesa  
16h > Exibição do Doc Média-Metragem ‘Salga: uma expedição alimentar litorânea’ 
16h > Show No Balanço do Simonal 
16h > Oficina de artes para crianças   
17h > Roda 2:  Futuros desejáveis  
18h45 > Nem Luxo, Nem Lixo – Tributo à Rita Lee 
20h > Trupe Cao Laru: espetáculo libre

O CONEXÕES é um movimento que busca democratizar a troca de experiências, o compartilhamento de ideias, inspirar, provocar e proporcionar conexões potentes, em espaços agradáveis, formatos inovadores, com parceiros que compartilham dos mesmos ideais. 

Serviço 

CONEXÕES – 2ª edição 
Domingo, 3 de dezembro, das 12h às 21h 
MISS – Museu da Imagem e do Som de Santos (Térreo do Centro de Cultura Patrícia Galvão) 
Inscrições gratuitas pelo Sympla