Outubro Rosa: São Judas promove ação para produção de perucas à vítimas de câncer
 

Matéria

Outubro Rosa: São Judas promove ação para produção de perucas à vítimas de câncer

13 / Outubro / 2021

Os cortes e entregas das mechas de cabelo poderão ser realizadas nos campi da universidade espalhados pela capital durante todo mês de outubro

O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que entre os anos de 2020 e 2022, sejam diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. O número é preocupante e aciona o alerta para a importância de se antecipar à doença. Outubro é o mês dedicado à campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama e de colo do útero e, pensando nisso, a Universidade São Judas, que integra o Ecossistema Ânima, lança a campanha de arrecadação de mechas e realização de cortes de cabelo para serem doados ao instituto Amor em Mecha, para produção de perucas que serão entregues às mulheres vítimas da doença. Paralelo a essa ação, serão divulgados nas redes sociais da instituição vídeos de pessoas contando seus relatos de superação da doença, além de especialistas e docentes falando sobre o tema de maneira informativa. Para quem deseja participar das ações, basta acompanhar pelas redes sociais através do perfil @acsasj e @usjtoficial.

A partir do dia 18, os interessados em doar mechas de cabelo e lenços podem comparecer nas unidades da universidade na Mooca, Paulista, Butantã, Vila Leopoldina, Santana, Santo Amaro e Jabaquara, em qualquer horário, e deixar a doação nas urnas de arrecadação que ficarão na entrada da instituição. Nos dias 19, 21 e 22, cabelereiros cedidos pelo Instituto L’oréal estarão na unidade Mooca, das 09h às 13h, à disposição das pessoas que desejam fazer o corte do cabelo no local para fazer a doação.

De acordo com Iasmyn Ribeiro, presidente da Atlética de Comunicação, idealizadora da ação, a iniciativa tem o objetivo de promover a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e devolver um pouco da vaidade da mulher, contribuindo com as mechas para produção das perucas. “A nossa atlética tem um compromisso com o bem-estar social, e isso engloba a participação no outubro rosa, essa tão importante campanha de conscientização e prevenção. Todos os anos milhares de mulheres perdem seu brilho e vaidade por conta da doença e nossa iniciativa visa devolver um pouco da vivacidade e alegria que o cabelo traz para cada uma”.

Para reitoria da São Judas, Mônica Orcioli, a iniciativa da Atlética é carregada de uma carga emocional muito grande para mulheres que sofrem com o câncer. “A delicadeza com que a Atlética de Comunicação trata a ação é comovente. Aqui na São Judas, nossos estudantes vivenciam toda riqueza do ambiente acadêmico, mas são estimulados diariamente na promoção do bem-estar social e na preocupação com aquele que precisa do nosso apoio. Dessa forma, é importante que as pessoas saibam que nós estamos formando líderes empáticos, solidários e cada vez mais humanos, que vão impactar o mundo não só com os resultados do seu trabalho, mas também com sua capacidade de olhar para os mais vulneráveis”, completa Monica.

Desde 2018 a São Judas realiza a ação nos campi da universidade, oferecendo um espaço onde cabelereiros cedidos pelo Instituto L’oréal realizam os cortes de cabelo gratuitamente, para que as mechas sejam doadas ao instituto Amor em Mechas, utilizadas para a produção de perucas para vítimas do câncer de mama. Nos dois anos em que foi realizada, as doações ultrapassaram 1.400 mechas.