Jornal Expressão ganha sua primeira edição de 2020
 

Matéria

Jornal Expressão ganha sua primeira edição de 2020

16 / Abril / 2020

Produzida por estudantes de Jornalismo da São Judas, publicação reúne reportagens sobre cidadania, educação, ciência e cotidiano

Com duas décadas de edições publicadas e integralmente produzidas pelos alunos de Jornalismo da São Judas, o Expressão acaba de ganhar sua primeira edição de 2020. Com versões impressa e digital, o jornal traz uma reportagem especial sobre o Parque da Mooca – destacando a parceria estabelecida entre a universidade e a Subprefeitura da Mooca, com vários projetos e ações em execução a partir deste ano. Para acessá-la, clique na imagem abaixo:

O Expressão é um veículo destinado à prática jornalística pelos estudantes de semestres avançados do curso. Nasceu como um produto editorial vinculado a disciplinas de jornalismo impresso e, nos últimos anos, ganhou destaque ao se tornar um dos espaços de estágio supervisionado dos alunos. Toda a produção, da definição de pautas até a diagramação, o fechamento e a distribuição do jornal na web e nos campi, é de responsabilidade dos alunos, com a supervisão de uma equipe de professores especialistas em texto, edição, fotografia e design.

O projeto editorial do Expressão propõe a prática do jornalismo crítico, cidadão e plural; para isso, são priorizadas reportagens sobre os temas de Educação e Ciências, Cultura e Artes, Vida Digital e Esporte e Lazer. Além disso, toda edição conta com uma resenha de obra artístico-cultural, um perfil ou entrevista e um infográfico. Já o Especial contempla a grande reportagem de capa do jornal – nesta edição, focada no Parque da Mooca, sua história, seus frequentadores e a parceria entre São Judas e a Subprefeitura da Mooca.

Em 2020, serão seis edições do Expressão, elaboradas por estudantes de Jornalismo de sétimo e oitavo semestres dos campi Mooca e Butantã. As próximas edições vêm com um tema inevitável: a pandemia, seus impactos sobre o Brasil – e as histórias de adaptação, resistência, trabalho e dedicação de profissionais da linha de frente ao combate ao novo coronavírus, bem como de educadores e estudantes que estão ressignificando suas práticas e vidas por conta do isolamento social.

Para acessar todas as edições do Expressão, acesse a conta do jornal no Issuu ou veja a página dele no Facebook.