Universidade São Judas é a primeira instituição de Ensino Superior do Sul e Sudeste a receber a certificação de ‘Universidade de Referência Google for Education’
 

Matéria

Universidade São Judas é a primeira instituição de Ensino Superior do Sul e Sudeste a receber a certificação de ‘Universidade de Referência Google for Education’

8 / Abril / 2020

Segunda universidade no mundo a receber a certificação, a Instituição, em menos de 1 ano, transformou sua cultura digital

A transformação da cultura digital de uma instituição de ensino vai além do uso de tecnologias, ela precisa impactar as práticas pedagógicas e mudar a experiência de aprendizagem dos estudantes, e quando isso acontece, a verdadeira transformação se inicia. Com uma larga experiência e grandes conquistas ao longo de sua história, a Universidade São Judas enxergou nas soluções Google for Education, e no apoio técnico-pedagógico da Foreducation EdTech, o meio para continuar evoluindo. Além disso, as ferramentas permitiram que a instituição se adaptasse ao ensino remoto em menos de 24 horas, quando foi preciso suspender as aulas presenciais para combater a pandemia do novo coronavírus, impactando cerca de 30 mil alunos.

A parceria com Google for Education começou em 2018, desde então todos os professores passaram por formação para o uso das ferramentas G Suite. As soluções tornam a comunicação entre professores e alunos mais dinâmica e interativa, com a utilização da nuvem para disponibilizar conteúdos, atividades e videoaulas com explicações complementares. Os alunos podem fazer trabalhos e atividades colaborativamente, contando com a mentoria do orientador. Além da tecnologia, essa transformação da cultura digital teve impacto nas práticas pedagógicas e mudou a experiência de aprendizagem dos estudantes. Isso levou a São Judas a ser reconhecida como “Universidade de Referência Google for Education”.

“O título reflete o empenho de todo o time de educadores de nossas unidades. Neste contexto, cabe trazer à discussão uma aliada essencial, a tecnologia, que não é só capaz de modificar os ambientes de aprendizagem, mas também de envolver todas as profissões na busca por novas soluções para os problemas de nossa sociedade. Em linha, recentemente nos deparamos com os relatos em todo o mundo, envolvendo a pandemia/COVID-19. Na São Judas foram adotadas as medidas preventivas e de controle recomendadas pelos órgãos oficiais e assim, as atividades presenciais foram organizadas para o ambiente Digital, com a parceira do Google for Education. Dando continuidade à formação dos estudantes” comenta o professor Marcelo Henrik, reitor da Universidade São Judas.

A consultoria da Foreducation EdTech foi o grande diferencial para que a motivação do corpo docente da São Judas em participar das certificações fosse além do título, e sim vista como uma oportunidade de conectar as soluções Google for Education para transformar o ensino e a aprendizagem. “A mudança no centro do processo pedagógico e um novo mindset dos professores foram primordiais para a transformação da cultural digital da instituição, o que resultou na certificação. Além de dar a eles o diferencial necessário para se adaptar rapidamente a um ambiente 100% virtual, em um momento de crise e pandemia”, segundo o diretor da Foreducation EdTech, Eduardo Gomide.

As certificações Educador Nível 1, 2 e Trainer foram um dos processos decisivos no engajamento dos professores. “As ferramentas do G Suite me propiciaram uma aula muito mais dinâmica. A possibilidade de compartilhar e criar documentos colaborativos, aplicar formulários em pontos estratégicos da aula para fixar conceitos, o uso de lousa quando preciso com o jamboard, poder controlar as entregas de atividades com o Classrom, enfim, não só são ferramentas úteis mas o fato de serem interligadas fazem toda a diferença” destaca Roberto Marcos Kalili, professor de  Interface humano-computador da São Judas.