Ciclo de Estudos discute espaços da população negra no mundo da comunicação
 

Matéria

Ciclo de Estudos discute espaços da população negra no mundo da comunicação

16 / Novembro / 2020

Como as vozes da população negra ecoam nas construções narrativas da imprensa, do audiovisual e da comunicação organizacional – e que ambientes profissionais estão abertos de fato ao protagonismo e à diversidade? Com o tema “Comunicação, Inclusão e Narrativas Pretas”, o Ciclo de Estudos em Comunicação e Artes da São Judas promove debates relativos ao Dia da Consciência Negra (20/11) ao longo da semana, nos dias 17, 18 e 19.

Os encontros e rodas de conversa serão nas tardes e noites e abrangem literatura, produção audiovisual, imprensa e comunicação organizacional. Entre os parceiros dos cursos de Comunicação e Artes na programação estão a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e o Enegrecer, coletivo negro formado por alunos e ex-alunos da São Judas.

Os links para a programação serão divulgados no começo da semana. Não é necessário fazer inscrição prévia. A participação será validada por meio de preenchimento de formulários divulgados durante os eventos.

Confira a programação:

Terça-feira – 17/11

15h a 17h – Conversa com o cineasta indígena do Xingu Takumã Kuikuro

Participe aqui (para acesso é preciso estar logado com e-mail Google São Judas)


19h30 a 21h30 – Caminhos da diversidade no audiovisual

Convidados: Amanda Lopes (programadora, administradora, curadora, cineasta e produtora executiva) e Celso Luiz Prudente (curador da Mostra Internacional do Cinema Negro)

Acompanhe aqui


Quarta-feira – 18/11

17h30 a 19h – Clube de Leitura São Judas: a literatura de Conceição Evaristo

Participe aqui (para acesso é preciso estar logado com e-mail Google São Judas)


19h30 a 21h30 – AfroComunica: Jovens Pretos no Mercado de Agências de Comunicação

Convidados: Ana Roberto Amorim (jornalista e pós-graduanda em Marketing, analista de comunicação na Dupla Comunicação) e Raphael Correa (jornalista, especialista em Marketing Digital, criador de conteúdo e podcaster)

Mediação dos alunos Hellen Cerqueira (Jornalismo, repórter estagiária do site Minha Vida) e Nilson Marley Germano (Relações Públicas, estagiário na RPMA Comunicação)

Acompanhe aqui


Quinta-feira – 19/11

19h30 a 21h30 – Imprensa em debate: Vozes negras e periféricas no jornalismo

Convidados: Dennis de Oliveira (professor da USP, ativista do movimento negro, autor do livro Jornalismo e Emancipação), Evelyn Vilhena (coordenadora do “Você Repórter da Periferia” e integrante do coletivo Desenrola e não me enrola), Juca Guimarães (repórter do portal Alma Preta) e Lucas Veloso (repórter e cofundador da Agência Mural)

Mediação de Barbara Olusete e Mariana Oliveira, alunas do curso de Jornalismo

Acompanhe aqui