São Judas oferece serviços e orientações gratuitas em Saúde, Nutrição, Odontologia e Direito para comunidade carente

A ação acontece no dia 20 de novembro, na comunidade Diogo Pires, em Jaguaré

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde e os moradores das comunidades carentes do Brasil fazem parte dessa estatística. Pensando em preencher as lacunas existentes nestas localidades, no dia 20 de novembro, a Universidade São Judas, que integra o ecossistema Ânima Educação, vai levar serviços e orientações gratuitas em Saúde, Nutrição, Odontologia, Direito e Medicina Veterinária para a comunidade Diogo Pires, em Jaguaré. Para receber os serviços, a população pode comparecer no Casarão do Forró, na rua Diogo Pires, das 10h às 16h.

A comunidade conta com cerca de 600 famílias que vão receber serviços de aferição de pressão, orientações para alimentação saudável, testes rápidos de glicose, cuidados com higiene bucal, atendimento jurídico, consultoria de gestão para os empreendedores da região, além de consultas com médicos veterinários para cuidados com os pets. Além disso, a população também contará com os serviços gratuitos oferecidos pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, que oferece atendimento e orientações sobre causas que envolvem a justiça.

Para o professor do curso de Direito e líder da ação, Pablo Moitinho, essa é uma oportunidade de oferecer um pouco de dignidade para os moradores da região. “A iniciativa na comunidade Diogo Pires é um instrumento de mudança em busca de melhoria da qualidade de vida dessa população. Nosso objetivo é democratizar todo conhecimento adquirido em sala de aula, para que alunos e professores ofereçam serviços gratuitos nas suas respectivas áreas”, ressalta.

Em 2021, os cursos de Direito, Engenharia e Arquitetura da São Judas já realizam Assistência Técnica na Comunidade Diogo Pires por meio de um projeto de extensão. O projeto Moradia Digna como Direito Fundamental tem como objetivo principal o mapeamento das famílias que residem na Comunidade Diogo Pires, levando-lhes informações jurídicas para a obtenção do benefício do governo federal para a reforma e construção de habitação de interesse social, bem como a orientação jurídica para temas afetos às necessidades da comunidade, como: serviço de assistência judiciária gratuita on-line e in loco, promoção do diálogo social por meio da mediação/conciliação extrajudicial, direitos da mulher, adolescentes, crianças e idosos, palestras educativas sobre temas importantes.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo