Projetos de Inovação e Cidadania avançam na Universidade São Judas

A Universidade São Judas promoveu neste segundo semestre de 2019 o curso de Inovação Cidadã na Prática, em que aproximadamente 100 equipes de alunos de diversas unidades da instituição participaram de uma jornada de conhecimento, com foco em ideias inovadoras e que prezam pela cidadania.

Seguindo a metodologia Feeling, que é baseada em design thinking, as equipes que participaram do curso foram guiadas por 5 etapas. Na 1ª  todos escolheram uma comunidade e um problema; na 2ª exercitaram a empatia com seus integrantes; na 3ª  praticaram a criatividade, tiveram múltiplas ideias de soluções e escolheram uma para, na 4ª etapa, construir um protótipo. E, na 5ª e última etapa, deram início ao planejamento das ações que levam à prática o que antes era apenas um sonho.

Os trabalhos foram entregues pelas equipes por meio do Google Classroom, a qual integra diversas ferramentas do G Suite for Education, sistema da Google que foi recentemente implementado na USJT.

A cada etapa uma palestra foi realizada e transmitida ao vivo pelo Canal Oficial da USJT no Youtube.Três eventos aconteceram no campus da Mooca, um no Butantã e outro em Guarulhos.

Ao final de todo esse processo, as melhores equipes foram selecionadas para participarem do Acampamento de Inovação Cidadã, que acontecerá na Unidade Jabaquara da Universidade São Judas Tadeu, nos dias 23 e 24 de novembro.

Dentre os selecionados há projetos de diversas áreas. Destacam-se projetos na área de sustentabilidade, educação, saúde, comunicação e acessibilidade.

As equipes que estarão participando dessa 5ª e última etapa são Acadêmicos da Tadeu, Bituqueiragem, Elo, Equânimes, Go, Lobos Solidários, Power Eng, Sustenjud, TecRevolution e UFPM.

Os grupos que se destacarem durante o Acampamento de Inovação Cidadã serão convidadas a exporem seus projetos durante a Expo São Judas que acontecerá de 3 a 5 de dezembro. E a equipe vencedora ganhará uma viagem para o Chile para conhecer projetos de inovação cidadã.

Saiba mais em: www.escoladeinovacaocidada.com.br