Professor e pesquisador lança livro sobre Jornalismo Estruturado no Intercom

Professor dos cursos de Comunicação Social da Universidade São Judas, o jornalista e pesquisador André Rosa de Oliveira fará o lançamento de seu livro, Jornalismo Estruturado por Metadados, durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), maior congresso de pesquisa da área no Brasil. O evento acontece entre os dias 2 a 7 de setembro de 2019, na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

A apresentação da obra, publicada pela Editora Appris, será feita durante o XIV Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom 2019), marcado para o dia 5 de setembro, a partir das 17h30. No mesmo dia, o professor também vai participar do Grupo de Trabalho Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas, um dos grupos de pesquisa que reúnem centenas de artigos inéditos.

Resultado de sua tese de doutorado, o livro pretende amarrar uma palavra-chave às discussões em torno da Web de Dados e de padrões semânticos, destacando a importância da memória para a produção jornalística. A palavra é metadados, elemento capaz de estruturar a informação jornalística e dar sentido aos estudos e pesquisas que discutem o uso de inteligência artificial, sistemas de recomendação, entre outras inovações tecnológicas.

“O autor deste livro mostrou-se corajoso ao adentrar em um mundo tecnológico que não lhe foi introduzido nas aulas de Jornalismo que cursou e tampouco requerido pelos diversos lugares onde trabalhou profissionalmente. Esse desprendimento forneceu ao André a ampliação do olhar sobre as novas possibilidades de expansão do fazer jornalístico e a criação de novos produtos tendo como base tecnológica composta por metadados”, escreve o prof. Walter Teixeira Lima Jr., orientador da pesquisa, no prefácio da obra.

André Rosa de Oliveira é doutor em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre pela Faculdade Casper Líbero. Atua como professor da Universidade São Judas e das Faculdades Integradas Rio Branco, em São Paulo. No início dos anos 2000, enquanto trabalhava na redação do site Gazeta Esportiva.Net, elaborou os primeiros cursos de Jornalismo Digital do Portal Comunique-se, conduzindo workshops e oficinas sobre o tema por praticamente todo o Brasil.

Inscreva-se