Jovens cineastas da São Judas marcam presença em festivais internacionais de cinema

Três curtas podem ser conferidos on-line a partir de terça (22)

Jovens cineastas da região vão marcar presença em dois importantes festivais internacionais do setor: o 6º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que começa na próxima terça-feira (dia 22), e o BusanIntercityFilm Festival, na Coreia do Sul, que acontece em setembro.

No 6º Santos Film Fest, Bruno Landi, 25 anos, de São Vicente, emplacou dois curtas-metragens na mostra Baixada Santista. São eles: Llucmajor, ficção-drama, e Shio (Maré), documentário. De Praia Grande, Isabella Graça, 24 anos, entrou na mesma mostra com a comédia romântica Sua Geração Pela Minha.

Os três filmes foram produzidos no curso de Cinema e Audiovisual da São Judas – Unimonte, que integra a Ânima Educação. Shio mostra o cotidiano das pessoas na ocupação do antigo Hotel Japonês, localizado no Centro de Santos.  Com 76 quartos em 5 pavimentos, ele abriga 25 famílias que revelam seus sentimentos e sonhos. Já Llucmajor fala de Paulo, que busca transcrever todos os seus sentimentos em sua última obra.

“Produzir esses dois filmes foi um aprendizado enorme, pois tratamos de assuntos que fizeram diferença em nossas vidas e em como olhamos o mundo. Agora podemos compartilhar esses filmes com ainda mais pessoas com a seleção no 6˚ Santos Film Fest. Com as orientações e o suporte dos professores, conseguimos imprimir nossas visões e aprendizados em cada filme”, destaca Bruno.

Sua Geração Pela Minha conta a história de uma jovem prestes a completar 18 anos. Após uma discussão com o pai, ela é levada a uma viagem ao passado, aos anos 80, onde encontra outro adolescente disposto a ajudar-lhe a voltar para a casa. “Estou muito grata por ter conseguido gravar meu filme em um momento tão difícil que estamos vivendo. E agora ele será exibido pela primeira vez em um festival regional, onde muitos dos meus colegas e professores poderão finalmente assistir. É um filme necessário e leve, mas, por trás, carrega uma mensagem de esperança, principalmente para o público LGBTQIA+”, diz Isabella.

Os três curtas podem ser vistos na plataforma do festival do dia 22 até 29. Para saber mais, acesse https://santosfilmfest.com

Coreia do Sul – Os representantes santistas no ‘BusanIntercityFilm Festival’, evento voltado ao universo do cinema, que será realizado de 3 e 5 setembro, na Coreia do Sul, são os curtas-metragens Imagens de Um Sonho, de Leandro Olimpio; Axexe, de Maria Trindade; e Blandina, de Arthur Micheloto.

Axexe é um documentário feito durante o curso de Cinema e Audiovisual da São Judas – Unimonte, e Blandina, produzido pelo Instituto Querô, é de Arthur Micheloto, aluno do curso.

Blandina retrata a relação de mãe e filha, em um momento crítico de sobrevivência, enquanto Axexe aborda a trajetória de vida de Raquel Trindade, uma referência na arte, história e nas tradições afro-brasileiras.