Expo São Judas será realizada em ambiente virtual

Estudantes apresentam projetos para solucionar problemas comuns e decorrentes da pandemia do coronavírus 

A Universidade São Judas realizará a tradicional Expo São Judas, entre os dias 8 e 10 de junho, em ambiente virtual por conta da pandemia do coronavírus. O evento tem como objetivo apresentar os projetos, trabalhos de conclusão de curso, entre outros materiais, desenvolvidos pelos alunos no último semestre. Essa edição será ainda mais especial, pois, apesar do isolamento social, a exibição digital possibilitará aos  pais, estudantes, docentes e comunidade, que nunca tiveram a oportunidade de participar, de estarem presentes virtualmente para prestigiar e conhecer um pouco mais sobre a metodologia da Instituição e sobre os projetos desenvolvidos pelos alunos em meio ao isolamento social e com o uso intensivo da tecnologia.

“O isolamento social foi uma oportunidade para pensarmos neste novo formato de apresentações online, que oferece a oportunidade de todos assistirem de forma simultânea os trabalhos, ampliando assim a sala de aula e conectando diversos saberes. É também uma oportunidade para apresentarmos em lives gerais, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos no contexto da pandemia. Temos trabalhos incríveis conduzidos por nossos estudantes e vamos compartilhar estas experiências com a sociedade”, destaca Maurília de Cássia Veloso Soares, diretora da Universidade São Judas campus Mooca.

Os estudantes apresentarão diversos trabalhos, como: uma interface de captação de dados de movimentação de pessoas dentro do transporte público, para controle de lotação em tempo real, transmitindo ao usuário final por meio de um aplicativo para smartphone; prótese para cachorros e gatos de baixo custo, que usa recursos como impressão 3D para baratear o projeto; intervenção social de Lettering em uma escola pública na região Butantã Zona Oeste de São Paulo; desenvolvimento por meio de softwares de um respirador automático de baixo custo com possibilidade de fabricação em larga escala para auxiliar no tratamento do COVID-19, entre outros. Saiba mais no site: https://www.usjt.br/exposaojudas/ .

A aluna de Engenharia de Controle e Automação, Marilia Alves Santos, em conjunto com o seu grupos, por exemplo, desenvolveu um aplicativo informativo sobre o covid-19, que por meio de dados inseridos pelo usuário recomenda a necessidade de procurar um profissional de saúde ou de ficar em casa, tendo em vista a chance de contaminação. “Infelizmente não conseguiremos apresentar o nosso trabalho pessoalmente, mas fico feliz que a São Judas tenha se adaptado oferecendo uma edição online. Dessa forma, enxergamos novos horizontes e encontramos novas formas para trabalhar e desenvolver um projeto que contribua para a sociedade em meio a pandemia”, destaca a estudante.