Dia Internacional da Educação

Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física

 

Dia 28 de abril é o dia internacional da educação, estabelecida em 2000 durante o Fórum Mundial da Educação, organizado pela UNESCO. Esta data foi criada com a finalidade de firmar o compromisso das Nações participantes no evento com a conscientização sobre a importância de que todas, todes e todos tenham garantido o seu acesso à educação.

A construção de um mundo mais justo, embora não dependa só da educação, não poderá acontecer sem ela. Isso é comprovado quando verificamos que os país que oferecem os melhores índices de qualidade de vida para a população, que nem sempre são os mais ricos, não conseguiriam este resultado sem garantir ensino público de qualidade a cada cidadão.

Portanto, entendo que um líder realmente interessado no desenvolvimento de seu país e na melhoria de vida do seu povo investe em educação, investimento este que não é apenas econômico. É preciso também que sejam construídas políticas públicas adequadas, com a aplicação correta das verbas destinadas para a área, que façam chegar a educação àqueles que mais precisam dela.

Mas, em coerência com a ideia que deu origem à criação do dia internacional da Educação, é preciso que se compreenda que o sistema educacional de um país não pode ser responsabilidade apenas de alguns políticos ou de professoras e demais profissionais da educação. É preciso que haja o comprometimento de toda a nação em seu projeto de educação. Garantir educação pública de qualidade, ao povo brasileiro e à população mundial, deve ser uma luta de todas e de cada um.

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo