Estudantes da Unimonte criam brinquedo sensorial para crianças com deficiência

Trabalho é fruto de oficina e será doado para instituição local

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo  e de Design da São Judas – campus Unimonte estão  numa missão para lá de especial. Dentro da programação da Semana Inclusiva de Arquitetura e Urbanismo & Design da instituição, eles estão desenvolvendo um brinquedo sensorial que será doado para crianças com vários tipos de deficiência.

O trabalho está saindo da oficina de brinquedos sensoriais realizada no campus Unimonte. Este tipo de brinquedo é composto por diferentes elementos que proporcionam experiências aos pequenos,  ajudando no seu desenvolvimento de várias formas. 

Os alunos de Arquitetura e Design pensaram num jogo de madeira onde os jogadores precisam encontrar o caminho certo para as bolinhas com texturas: em areia, serragem, gude, massa. E os caminhos são curvos, em zigue-zague e quadrado, entre outras formas.

“Já estamos fazendo o protótipo do jogo no laboratório do campus. A ideia é até o final da semana produzir uma quantidade de jogos e fazer a doação para uma instituição local que atenda crianças com deficiência visual, motora ou cognitiva”, destaca a professora Camila Garcia Aguilera, dos cursos de Arquitetura e Design da instituição.

Inclusão – Segundo Camila, o exercício é importante para os alunos treinarem o olhar para as necessidades do cidadão e para a questão da inclusão de vários públicos, crianças, idosos, pessoas com deficiência, no desenvolvimento dos projetos de arquitetura e design”.

Para o aluno Giovanni Fernandes Levy Carijó, do 7° semestre de Arquitetura, a participação no projeto do brinquedo sensorial mostra como o curso prepara o aluno ou o futuro profissional para atuar nas mais diversas situações, com uma visão ampla de tudo e a melhor maneira de aplicar a solução. 

“Todas as experiências práticas de Arquitetura que eu já tive deixaram uma marca positiva, afinal, é uma área onde o conhecimento está sempre mudando, se renovando. E cada nova experiência como essa do brinquedo sensorial é essencial, além de ser uma bela maneira de contribuir com quem precisa”, diz Giovanni.

Serviço – Até sexta-feira (dia 29), a Semana Inclusiva de Arquitetura e Urbanismo & Design Ânima inclui palestras, workshops, oficinas e mesas-redondas. Conta com atividades on-line e presenciais.  Acontece semestralmente para estudantes, aspirantes e profissionais da área. O evento é gratuito. Para se inscrever, basta acessar https://www.even3.com.br/semanainclusiva_aued2022/

Receba os melhores conteúdos e fique por dentro de tudo