Dia Mundial da educação: O constante aprender
28 / Abril / 2025
“ Educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas. E as pessoas mudam o mundo!”
Paulo Freire, patrono educacional brasileiro
No dia 28/04 é celebrado o Dia Mundial da Educação!
Data que foi instituída nos anos 2000, durante o Fórum Mundial da Educação na cidade de Dakar e contou com a participação por líderes de 164 países, incluindo o Brasil. Foi criada com o propósito de promover o compromisso mundial frente à temática, firmado até o ano de 2030.
É considerado um marco na história educacional global, pois os representantes se comprometeram em não poupar esforços, recursos financeiros e políticos para que a meta de levar educação a toda população do planeta fosse cumprida.
Define-se como uma prática que visa o desenvolvimento do ser humano, de suas habilidades e potencialidades. É por meio desta que ocorre também a inserção do indivíduo aos poucos na sociedade ao longo da infância e, não se limita a faixa etária.
“A educação exerce um papel super importante, ampliando horizontes, e quando pensamos de forma individual, ela reforça uma autonomia, desenvolvendo não só competências técnicas e cognitivas, mas reforçando valores. No coletivo, atua fortemente no desenvolvimento social, promovendo inclusão, fortalecendo a cidadania e reduzindo desigualdades. É base para toda compreensão do mundo, e de como podemos transformar realidades… não só como meio para adquirir bagagens de conhecimentos, mas como poderosa forma para desenvolvimento. Além disso, é por meio dela que podemos ter a capacidade de desenvolver diálogos, fortalecer relações e abrir caminhos para um futuro mais justo.” Conforme afirmou Thiciane Lins, diretora adjunta da USJT. A mesma, já atuou previamente como fisioterapeuta intensivista em hospitais, e, agora no mundo acadêmico, tornou-se parte do corpo docente e também atua como gestora.
Ela reforça ainda qual o impacto do ensino em sua vida, ao responder que por ter um avô materno escritor e verdadeiro amante da língua portuguesa, a fez ser uma apaixonada pela leitura contínua e desenvolveu o interesse pelo lado universitário.
Afinal, a vida é um constante aprendizado, pois, todos os dias são uma nova oportunidade para tentar quantas vezes forem preciso para atingir determinado objetivo.
Por esse motivo, a São Judas te ajuda ao longo dessa trajetória, por meio dos programas de graduação e pós-graduação! No qual, o aluno tem total liberdade para escolher qual caminho gostaria de seguir, contando com o apoio da universidade.
Faça você também parte dessa história.
Mariana Costa
Estudante do curso de jornalismo da São Judas unidade Mooca
O Comunica Lab é uma iniciativa e projeto de extensão criado pelos alunos dos cursos de Comunicação, sob a coordenação da professora Lilia Horta. Com o objetivo de fomentar a produção de conteúdos para diversas áreas de comunicação da Universidade São Judas, o Comunica Lab atua como um verdadeiro laboratório prático. Dessa forma, proporciona aos alunos a oportunidade de explorar e experimentar diferentes formatos de mídia, como vídeos, textos e outros.