São Judas implementa os Banheiros Para Todas as Pessoas
 

Matéria

São Judas implementa os Banheiros Para Todas as Pessoas

29 / Setembro / 2022

A São Judas realiza política afirmativa reforçando a diversidade e direitos das pessoas trans em todos os banheiros das unidades

A São Judas, que é integrante do Ecossistema Ânima de Educação, em parceria com o Ânima Plurais, lança iniciativa em defesa da diversidade e dos direitos das pessoas trans e não binárias. O projeto Ânima Plurais é responsável por iniciativas em todas as instituições da Ânima e na São Judas especificamente promovendo ações que fortalecem o pilar de Diversidade e Inclusão.

Dandara Domingues, mulher trans, é cientista social formada e estudante de Psicologia e mestrado em Ciências do Envelhecimento na São Judas Campus Mooca, ela entende a implementação do Banheiro para Todos como uma ação que humaniza os corpos diversos, “assim como é importante respeitar o nome social de pessoas trans como uma forma de reconhecer as nossas existenciais, nos conceder o direito de utilizar o banheiro de acordo com o nosso gênero é um passo para a humanização dos nossos corpos”, explica Dandara.

Dandara revela já ter sofrido violência em outra instituição e que não são poucos os relatos de pessoas trans que são desrespeitadas ou tem o acesso dificultado para banheiros seguros. “Quando vi a iniciativa da São Judas ao pensar num modelo de banheiro aberto e acolhedor aos corpos diversos, fiquei muito satisfeita. Me lembrei de todo o histórico de luta que nós, pessoas trans, durante décadas suamos para alcançar. A ação da São Judas reconhece o histórico de luta das pessoas trans e reitera o respeito às nossas identidades-outras e nos fornece dignidade”, destaca.

Quando perguntada sobre alguma comoção por parte dos estudantes em geral, ela diz, “pessoas cisgêneras, ou não trans, não sentem na pele a importância de estar acolhida e em espaços seguros, até para realizarmos as nossas necessidades básicas”.

Também relatou de como a defesa dos direitos é sempre uma pauta que precisa ser reavivada cansativamente em diversos ambientes, “desde que entrei na instituição a percebi como um lugar acolhedor e preocupado com a diversidade e inclusão. Já em outros lugares, anos atrás, explicar às pessoas porque precisamos utilizar o banheiro de acordo com o nosso gênero era um debate cansativo e constante. As pessoas utilizam questões morais e ética para nos impor suas convicções, sem se importar com as violências que podemos passar. Isso explica porquê o Brasil ainda é o país mais transfóbico do mundo pelo décimo terceiro ano consecutivo”.

A iniciativa da Ânima Plurais vai além do espaço físico dos banheiros, ela simboliza o compromisso com o respeito à diversidade de gênero. Garante o acesso e o respeito e se propõe como ação educativa, com signos visuais nos banheiros que vão de encontro com toda a identidade visual da instituição. O respeito se afirma nas portas e espaços internos dos banheiros e se estende para todo o ambiente acadêmico.

A iniciativa se preocupa em não apenas criar um banheiro seguro em separado, mas reforçar o respeito à diversidade em todos os banheiros da instituição.