Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas originou-se do Núcleo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo constituído na São Judas, em 2003. Foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dezembro de 2004 e homologado pelo CNE/MEC pela Portaria 1919, de 03/06/2005. No mesmo ano, começou a funcionar o curso de Mestrado. Em dezembro de 2019, foi aprovado o curso de Doutorado, homologado pela Portaria MEC 539, DOU 15/06/2020, que começou a funcionar em 2020. 

A atuação do Programa tem como objetivo formar pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo e capacitar docentes para o ensino superior, qualificando o(a) estudante para realizar pesquisas que contribuam para o conhecimento específico na linha em que atua e produz. Ao considerar que a Arquitetura e o Urbanismo apresentam intensa vinculação entre reflexão teórica e realização prática, caracterizando um campo peculiar das Ciências Sociais Aplicadas, o Programa visa também a formação de pesquisadores(as) com conhecimentos que contribuam para o incremento qualitativo da “práxis” arquitetônica e urbanística, principalmente em relação às questões vinculadas à qualidade, conservação e gestão do ambiente urbano e de suas arquiteturas, assim como à sustentabilidade e à gestão pública. 


 

Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo

  • Processos Seletivos

    • Mestrado

      Processo Seletivo – Mestrado 2024.1

      Inscrições: 06 de dezembro de 2023 a 14 de fevereiro de 2024

      Lista de Aprovados

      Edital – Mestrado

    • Doutorado

      Processo Seletivo – Doutorado 2024.1

      •Inscrições: 06 de dezembro de 2023 a 14 de fevereiro de 2024

      Lista de Aprovados

      Edital – Doutorado

    • Minter e Dinter USJT-CESAA

      A Universidade São Judas e o Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar abriram turmas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais, regulamentados pela CAPES/MEC. As turmas iniciarão em março/2024, no CESAA.

      O CESAA é uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão que atua na oferta de cursos de pós-graduação, localizada na cidade de Campina Grande – PB, inscrita no CNPJ nº 34.034.872/0001-92. O CESAA atua no ensino superior, mediante a oferta de mestrados e doutorados, baseado em dois pilares: a) qualidade, por meio de curso bem recomendados pela CAPES/MEC, ofertados por Universidades brasileiras e com um corpo docente altamente qualificado; b) segurança jurídica, por ofertar cursos devidamente autorizados e reconhecidos pela CAPES/MEC, o que confere a certeza de um diploma plenamente válido, dispensando qualquer revalidação

      Para acessar os editais, acesse o site do CESAA: https://cesaapb.com/

  • Sobre o Programa

    • Missão

      Missão

      Contribuir para uma formação de sólida capacidade técnica, científica e humanística, que contemple postura democrática, as questões socioambientais contemporâneas e as demandas do mercado de trabalho, bem como contribua para a ampliação do direito à cidade e da justiça socioespacial. 

      Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)


       

    • Informações importantes sobre Exames e Defesas

      Exame de proficiência em língua estrangeira

      O exame de proficiência em língua estrangeira é realizado semestralmente, sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade São Judas Tadeu. O objetivo do exame de proficiência em língua estrangeira é avaliar se o aluno está apto a ler, compreender e traduzir um texto escrito da área de conhecimento de uma das linhas de pesquisa, escrito originalmente em outra língua. O exame pode ser feito nos idiomas inglês, francês, espanhol, italiano e alemão, sendo inglês o preferencial. O discente deve realizar o exame de proficiência em língua estrangeira antes de sua qualificação.

      Exame de qualificação

      O exame de qualificação tem como objetivo avaliar a maturidade do aluno na sua área de investigação e o estágio de desenvolvimento do projeto. Deve ser realizado por todos os discentes regulares e deve, preferencialmente, ser realizado no final do primeiro ano do curso. O exame é realizado na forma de apresentação oral, cuja avaliação é feita por uma banca de 3 professores, presidida pelo orientador. A realização do exame de qualificação deve ocorrer 30 dias após o agendamento.

      Defesa

      O trabalho de conclusão de curso é uma dissertação de mestrado para apresentar o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente e a capacidade de sistematização do candidato, visando estabelecer um amplo conhecimento sobre o assunto.

    • Visão

      A visão do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas é ampliar o pensamento crítico e qualificar as contribuições ao campo da Arquitetura e Urbanismo frente à sociedade, amparados em sólidos conhecimentos científicos teórico-práticos e na confrontação de diferentes saberes e fatores como forma de balancear as múltiplas tendências existentes na sociedade contemporânea. É também formar docentes e pesquisadores(as) para o estamento universitário e para a participação em instâncias administrativas governamentais e/ou não governamentais da vida pública. 

    • Objetivos

    • Informações sobre bolsas CAPES

      O candidato interessado em pleitear uma bolsa de estudos (CAPES) deverá preencher o formulário indicado para essa finalidade, disponível na página do Programa, no site da USJT.

      Contudo, vale salientar que só poderá ser beneficiário da bolsa de estudos da CAPES aquele candidato que, após aprovação no Processo Seletivo, se matricule como discente regular nos cursos do Programa, sem pendências documentais. Salienta-se ainda que, por questões de procedimento, a bolsa não poderá ser concedida imediatamente no primeiro mês do curso, pois o trâmite para solicitar bolsas na CAPES demora mais de 30 dias.

      Tipos de bolsa
      ● Bolsa Taxa: tipo de bolsa que garante o pagamento da mensalidade do curso na IES, assim sendo os beneficiários de bolsas taxas devem repassar mensalmente à instituição a qual estão vinculados o valor depositado pela Capes em suas contas bancárias. Esse valor é hoje de R$ 800,00, e independe do valor cobrado realmente pela IES, que como contrapartida se compromete a cobrar só o valor que a CAPES deposita para o bolsista na conta bancária pessoal cadastrada.
      ● Bolsa integral: este tipo de bolsa garante ao bolsista um custeio que hoje está estabelecido em R$ 2.100,00 para o curso de Mestrado e de R$ 3.100,00 para o Curso de Doutorado. Os beneficiários deste tipo de bolsa não devem transferir valor algum para a IES, pois como contrapartida a IES exime o bolsista do pagamento da mensalidade.

      Os candidatos serão avaliados e classificados conforme a pontuação obtida no Processo Seletivo e de acordo com os critérios dispostos nas Normas Internas do PGAUR para Concessão e Manutenção de Bolsas CAPES. As bolsas serão disponibilizadas aos candidatos que obtiverem as maiores classificações, respeitando o número de bolsas disponíveis.

    • Área de concentração

      A Área de Concentração GESTÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA EM ÁREAS METROPOLITANAS visa a produção de conhecimento científico e a reflexão crítica sobre os fundamentos e as práticas de planejamento, de gestão e de patrimônio cultural – material e imaterial, nas diferentes escalas do território urbano. Contempla a estruturação da gestão urbana articulando planejamento e patrimônio em suas relações com a cultura local que lhe dá suporte, inserida no quadro de maior autonomia dos poderes locais. 

      Se organiza através de duas Linhas de Pesquisa:  

      Linha 1: Patrimônio Cultural, Ambiente e Representação 

      Linha 2: Gestão do Espaço Urbano e Sustentabilidade 

    • Linhas de Pesquisa

      Linha de Pesquisa 1: “Patrimônio Cultural, Ambiente e Representação” 

      Concentra estudos analítico-teóricos e empíricos em torno da produção, representação e disseminação de conhecimentos sobre as práticas culturais no território – sua produção, consolidação, preservação e gestão -, que propiciem a interação entre os seguintes temas: 

      1) práticas de reconhecimento, inventário, documentação e preservação de referências e bens culturais (materiais e imateriais); 

      2) políticas públicas de memória e preservação; 

      3) instrumentos de salvaguarda de referências culturais e ambientais do território;  

      4) patrimônio ambiental urbano, espaço público e qualidade de vida urbana; 

      5) dinâmicas e experiências inovadoras relacionadas às práticas descentralizadas e cotidianas de participação cidadã; 

      6) história e crítica da formação da cidade moderna e da metrópole contemporânea; 

      7) conexões com estudos ligados às artes contemporâneas que se relacionam com a arquitetura e com a cidade, no âmbito geral da cultura.   

      Linha de Pesquisa 2: “Gestão do Espaço Urbano e Sustentabilidade”   

      Desenvolve estudos analítico-teóricos e empíricos sobre a prática do planejamento no âmbito metropolitano, em torno dos seguintes temas: 

      1) gestão urbana e planejamento local na dimensão metropolitana; 

      2) autogestão e democracia de base; 

      3) planejamento metropolitano, gestão de conflitos e tecnologias sociais; 

      4) planos diretores e instrumentos de intervenção urbana: conceitos e crítica; 

      5) materiais, técnicas e tecnologias voltados para a construção sustentável e redução de impactos ambientais das ações antrópicas; 

      6) cidade contemporânea e desafios ambientais 

      7) mobilidade urbana em áreas metropolitanas; 

      8) sistemas de informação e modelagem da cidade. 

    • Estrutura curricular

      A estrutura curricular para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação da Universidade São Judas (USJT) é pautada pela definição da Área de Concentração GESTÃO, CULTURA E QUALIDADE DE VIDA EM ÁREAS METROPOLITANAS e suas derivações, que correspondem às Linhas de Pesquisa do Programa. As Linhas de Pesquisa informam os caminhos trilhados pelas disciplinas ministradas e pelos projetos de pesquisa.  

      As disciplinas estão divididas nas categorias: obrigatórias, que são aquelas que unificam o campo significativo das pesquisas para cada uma das Linhas de Pesquisa; optativas, cuja finalidade é atender às particularidades dos interesses e das pesquisas em desenvolvimento por discentes e docentes; e de metodologia e suporte à pesquisa. 

    • Disciplinas
      • Práticas de pesquisa MD1 (Mestrado) 
      • Práticas de pesquisa MD2 (Mestrado) 
      • Práticas de pesquisa MD3 (Mestrado) 
      • Investigação MD4 (Mestrado) 
      • Seminário de investigação 1 (Doutorado) 
      • Seminário de investigação 2 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD1 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD2 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD3 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD4 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD5 (Doutorado) 
      • Práticas de pesquisa DD6 (Doutorado) 
      • Metodologia da pesquisa em arquitetura e urbanismo (Mestrado) 
      • Seminário de pesquisa (Mestrado) 
      • Seminário de pesquisa avançada (Doutorado) 
      • Indicadores socioeconômicos e geoprocessamento  
      • Ciência e pesquisa   
      • Arquitetura e cidade: abordagem interdisciplinar    
      • Arte, arquitetura e cidade    
      • Cidade, patrimônio e cultura   
      • Coleta, produção e análise de dados de pesquisa qualitativa  
      • Política habitacional e urbanização no Brasil   
      • Políticas urbanas   
      • Teoria e história do planejamento  
      • Teoria e prática: arquitetura contemporânea  
      • Teorias da arquitetura e urbanismo   
      • Tópicos avançados em arquitetura e urbanismo I    
      • Tópicos avançados em arquitetura e urbanismo II 
      • Indicadores socioeconômicos e geoprocessamento  
      • Arquitetura alternativa, gestão e desenvolvimento sustentável  
      • Autogestão e periferias urbanas  
      • Cidade contemporânea e desafios ambientais   
      • Cidade e memória: das políticas públicas às ações da sociedade   
      • Cultura e sociedade na formação da metrópole contemporânea   
      • Espaço público e qualidade de vida na cidade contemporânea   
      • Gestão urbana e planejamento local   
      • Patrimônio, identidade e cultura em perspectiva contemporânea   
      • Projeto urbano como política pública 
    • Coordenação

      Coordenador:  

      Prof. Dr. Fernando Guillermo Vázquez Ramos 

      Contato: [email protected] 

      Vice-coordenadora:  

      Profa. Dra. Eneida de Almeida 

      Contato: [email protected] 

    • Docentes
      Profa. Dra. Ana Paula Koury 
      • Pós Doutora pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (2018). 
      • Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). 
      • Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (1999). 
      • Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos – Universidade de São Paulo (1991). 

      Área de atuação 

      • Política urbana e gestão local 
      • História da Arquitetura 
      • Sistemas construtivos e drenagem urbana   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/7426027336502858 

       Profa. Dra. Andrea de Oliveira Tourinho 
      • Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2004). 
      • Mestre em Estética y Teoría de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoría de las Artes de Madrid (1991). 
      • Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1985).  
      • Mestrado em Estética y Teoría de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoría de las Artes de Madrid (1991).  

      Área de atuação 

      • Preservação do Patrimônio Cultural 
      • Patrimônio e Urbanismo 
      • Planejamento e gestão do espaço urbano 
      • Fundamentos e História da Arquitetura e do Urbanismo   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/7503630580967960 

       Profa. Dra. Cristina de Campos 
      • Pós-Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo (2010). 
      • Doutora (2007) e Mestre (2001) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo. 
      • Graduada em Ciências Sociais pela UNESP (1996).   

      Área de atuação 

      • Gestão urbana 
      • Teoria e história da urbanização 
      • Redes de infraestrutura urbana e territorial 
      • História da técnica e da tecnologia 
      • Ciência, tecnologia e sociedade   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/5760899492021828 

      Profa. Dra. Eneida de Almeida 
      • Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2010). 
      • Mestre em Estudo e Restauro de bens Arquitetônicos e da Paisagem pela Facoltà di Architettura dell’Università La Sapienza di Roma (1987). 
      • Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1981).   

      Área de atuação 

      • História e Crítica da Arte e da Arquitetura 
      • Memória urbana e preservação do patrimônio cultural em perspectiva alargada de reconhecimento, documentação, restauração e intervenção contemporânea em bens culturais 
      • Novas formas de apropriações e experimentações espaciais desenvolvidas por ações autogeridas e transversais às governamentais   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/9886935709200350 

      Prof. Dr. Fernando Guillermo Vázquez Ramos 
      • Doutor em Arquitetura pela Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Madrid da Universidad Politécnica de Madrid (1992). 
      • Mestre em Estética y Teoria de las Artes pelo Instituto de Estética y Teoria de las Artes de Madrid da Universidad Autónoma de Madrid (1990). 
      • Graduado em Arquitetura pela Universidad Nacional de Buenos Aires (1979).   

      Área de atuação 

      • Representações da arquitetura e urbanismo, nos campos gráfico e digital 
      • Pesquisa em projeto de arquitetura moderna 
      • Relações entre arte e arquitetura 
      • Teoria e história da arquitetura, da arte e da cidade 

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/2586407019456498 

      Profa. Dra. Letícia Moreira Sígolo 
      • Doutora (2014) e Graduada (2006) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2006).   

      Área de atuação 

      • Planejamento e gestão urbana 
      • Legislação urbanística 
      • Política urbana e habitacional   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/2184104865232769 

      Prof. Dr. Luis Octavio Pereira Lopes de Faria e Silva 
      • Doutor (2008), Mestre (2001) e graduado (1989) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.   

      Área de atuação 

      • Arquitetura e urbanismo sustentáveis/regenerativos 
      • Infraestrutura verde/azul 
      • Manejo ecológico da paisagem 
      • Sustentabilidade/Design regenerativo 
      • Ação humana e agenda socioambiental 
      • Campo-Cidade   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/1819856357349357 

      Profa. Dra. Maria Isabel Imbrunito 
      •   Doutora (2008), Mestre (2003) e graduada (1994) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo.   

      Área de atuação 

      • Habitação: tipologias, políticas públicas, sistemas construtivos, gestão e uso dos espaços 
      • Procedimentos de projeto de arquitetura 
      • Processos participativos de projeto 
      • Qualidade do espaço urbano 
      • Teoria e História da Arquitetura moderna e contemporânea   

      Currículo Lattes 

      http://lattes.cnpq.br/7921775212945854 

       Renata Ferraz de Toledo 
      • Pós-doutora em Educação (2013) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo(FEUSP).  
      • Pós-graduada (Lato Sensu) (1999), Mestre (2002) e Doutora (2006) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP).  
      • Graduada em Ciências Biológicas (1997) pela UNESP. 

      Área de atuação 

      • Abordagens de pesquisa participativa e qualitativa, especialmente pesquisa-ação, aplicadas à gestão de espaços urbanos  
      • Saúde e saneamento ambiental  
      • Educação ambiental 
      • Ambientes favoráveis à saúde  
      • Determinantes e vulnerabilidade socioambiental.   

      Currículo Lattes 

       http://lattes.cnpq.br/9353356185041966 

    • Discentes e egressos

      Os(as) estudantes do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo provêm de diferentes áreas de formação que, além da Arquitetura e Urbanismo, abrangem o campo das Artes, Design, Comunicação, História, Educação, Ciências Sociais, Gestão e Direito, passando pelas áreas tecnológicas como Engenharia e Tecnologia da Informação. A atuação profissional dos candidatos ao curso ocorre tanto na gestão pública como em empresas privadas e na docência do ensino técnico e superior. Seus interesses estão direcionados para a complexidade de questões que envolvem a arquitetura e as cidades do século XXI. Encontram, no Programa de Pós-Graduação, Linhas de Pesquisa que articulam os temas da sustentabilidade e do patrimônio ambiental urbano, amparados pelo uso de novas tecnologias e pela discussão sobre gestão e processos de governança local. 

      Ao integrar os Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação, o discente convive em um ambiente de pesquisa que lhe permite usufruir das trocas de experiência entre pesquisadores, bem como de parcerias estabelecidas com outras instituições, poder público e sociedade civil. Além das parcerias, atividades desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação como eventos, palestras e aulas abertas, promovidas com a participação discente, contribuem para o desenvolvimento das pesquisas individuais de Mestrado e Doutorado.  

      A formação recebida aprimora o desenvolvimento de competências para o enfrentamento dos problemas urbanos complexos da contemporaneidade, através da articulação de soluções e agentes diversos na construção de processos coletivos. A capacitação volta-se para o aprofundamento e a compreensão de questões como: gestão urbana, do planejamento e do conflito nas diferentes escalas da dimensão metropolitana; processos de autogestão e apoio à democracia de base; desafios ambientais; espaço público, infraestrutura e qualidade de vida urbana; história e crítica da formação da cidade moderna e da metrópole contemporânea; políticas públicas de memória e preservação; instrumentos de intervenção urbana; materiais, técnicas e tecnologias voltados para a construção sustentável e redução de impactos ambientais das ações antrópicas; mobilidade urbana; sistemas de informação e modelagem da cidade; práticas de reconhecimento, inventário, documentação e preservação de bens culturais; instrumentos de salvaguarda de referências culturais e ambientais do território. 

      As pesquisas produzidas dentro do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo tem difusão e impacto na sociedade, e os egressos prosseguem na carreira acadêmica e docente, ou atuam profissionalmente, seja em escritórios, seja no poder público.  

    • Bibliografia recomendada para a prova de ingresso

      ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. São Paulo: Romano Guerra, 2010.  

      CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: UNESP, 2001. 

      COHEN, Jean-Louis. O futuro da arquitetura desde 1889: uma história mundial. São Paulo: Cosacnaify, 2013. 

      DUARTE, C.R.; RHEINGANTZ, P.A.; AZEVEDO, G. e BRONSTEEN, L. (org.). O Lugar do Projeto, no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Proarq/Contracapa, 2007. 

      FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2003. 

      GUERRA, Abílio. Textos fundamentais da arquitetura moderna brasileira, parte 1 e parte 2. São Paulo: Romano Guerra, 2010. 

      HALL, Peter Geoffrey. Cidades do amanhã: uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos do século XX. São Paulo: Perspectiva, 2007. 

      MONTANER, Josep Maria. A Modernidade superada: arquitetura, arte e pensamento do século XX. Barcelona: G. Gilli, 2001. 

      PlÑÓN, Helio. Teoria do projeto. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006. 

      RYKWERT, Joseph. A sedução do lugar: a história e o futuro da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 2004. 

      STEELE, James. Arquitectura y revolución digital. México: Gustavo Gili, 2001. 

      Obs.: Outras edições das obras acima mencionadas poderão ser usadas. 

    • Infraestrutura e laboratórios

      Laboratórios de informática com computadores conectados à internet, equipados com impressoras, scanners e plotters e munidos de softwares específicos para a área, licenciados pela Autodesk, ANSYS, SPSS, Solid Edge, como Autocad, Sketchup, Photoshop, Revit e BIM.  

      Laboratório de fotografia e audiovisual. 

    • Destaques
        – Convênio firmado entre a Prefeitura do Município de São Paulo, representada pela Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) e a Universidade São Judas Tadeu (AMC Serviços Educacionais Ltda.), com a finalidade de elaboração de fichas de inventários de bens culturais dos bairros Ipiranga e Cambuci, em 09 de dezembro de 2016, registrado no processo 2016-0.239.624-4. 

        – Convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Universidade São Judas Tadeu (AMC Serviços Educacionais Ltda.), publicado no Diário Oficial de 24 de dezembro de 2016. Processo número 2016-0.188.817-8, para o desenvolvimento de produtos. 

        – Desenvolvimento do programa de Curso de Capacitação em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades. 

        – Elaboração de Cartilha Educação para Democracia Urbana. 
        Elaboração de Relatório de Pesquisa Acadêmica. Contribuição ao Sistema de Monitoramento do Plano Regional do Itaim Paulista. 

        – Inventário de Patrimônio Cultural (bairros), com apoio do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

        – Inventário de Arquitetura Moderna, com apoio do Núcleo Docomomo São Paulo e a cooperação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP). 

        – Convênio firmado entre o PGAUR-LAB Itaim Paulista, a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), e a Subprefeitura do Itaim Paulista. O LAB Itaim Paulista integra a equipe de consultores externos da PLANURBE com o objetivo de acompanhar a elaboração dos Planos de Ação das Subprefeituras. 

        – Parcerias firmadas entre o PGAUR-LAB Itaim Paulista com a SECLIMA – Prefeitura de São Paulo, com outras IES nacionais (IAU-USP) e internacionais (Hafencity Universität Hamburg), e com o Projeto Klimapolis. 

        – Projeto de extensão em Arte Urbana, em parceria com o Projeto Jamac (Jardim Miriam Arte Clube). 

    • Periódico

      Desde 2008 é publicada a Revista arq.urb, um periódico científico eletrônico quadrimestral de caráter acadêmico que está vinculado ao Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu. A publicação está comprometida com a divulgação e a difusão abrangente e atualizada de conhecimento, condição imprescindível para o fortalecimento da pesquisa e de sua contribuição para a sociedade. Enquadrada pela CAPES no estrato A3 (Webqualis), a revista procura divulgar não apenas a produção teórica sobre arquitetura, urbanismo e áreas correlatas, mas também a reflexão que a prática de projetos nesses campos propicia e alimenta, sob o entendimento de que essas discussões dialogam entre si e se complementam, sobretudo pela variedade de premissas, enfoques e abordagens metodológicas que se verificam na atualidade. Considera-se que essa multiplicidade de abordagens pode concorrer para o avanço do debate e do pensamento teórico e crítico na área – enquanto campo dinâmico do conhecimento científico – e ser capaz de ampliar horizontes e interagir com a realidade. 

      Encontre mais informações em: https://revistaarqurb.com.br/arqurb/about 

    • Matrícula

      Após a aprovação do processo seletivo, a secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da São Judas entrará em contato com os aprovados para formalização da matrícula. Os documentos necessários para a matrícula são: 

      • Cópia (frente/verso) do Diploma de Graduação. Caso não possua o Diploma, apresentar cópia do Certificado ou Declaração de Conclusão constando a data de Colação de Grau e cópia do Histórico Escolar da Graduação 
      • RG 
      • CPF 
      • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento 
      • 1 foto 3 x 4 
      • Currículo Lattes atualizado 
    • Aluno especial

      Os interessados em cursar até duas disciplinas, poderão ingressar como aluno Especial sem passar por processo seletivo. As disciplinas cursadas nesta modalidade poderão ser convalidadas, mediante análise e aprovação da coordenação do curso, e o valor pago poderá ser abatido nas mensalidades conforme regra vigente no semestre, caso o aluno especial ingresse posteriormente via processo seletivo, no curso de mestrado ou doutorado.

    • Contato
    • Banco - dissertações e teses

      Acesse aqui a RUNA(Repositório Universitário da Ânima)


       

      Confira outros trabalhos:

      MAZLOUM, Samia. A presença árabe na arquitetura paulistana do século XX: estudo a partir de exemplares tombados em São Paulo. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Campos. PGAUR-USJT. São Paulo, 2023

      GUIMARÃES, Diego Costa Rozo. Espaços livres como catalisadores da qualificação entre porto e cidade em Santos, SP. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Letícia Moreira Sígolo. PGAUR-USJT. São Paulo, 2023.

      QUINTERO, Bruna. Presenças das identidades LGBTQIAP+: lugares de sociabilidade na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Andrea de Oliveira Tourinho. PGAUR-USJT. São Paulo, 2022.

      VICALVI, Bárbara Ramos Coutinho. Espaços residuais no entorno das estações de metrô da cidade de São Paulo: um estudo comparado das Estações Santa Cruz e Eucaliptos da Linha 5-Lilás. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Campos. PGAUR-USJT. São Paulo, 2022.

      MARTINS, Edvaldo Wagner. Território e Educação: os resultados de aprendizagem do ensino fundamental na Subprefeitura de São Miguel, cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Cristina de Campos. PGAUR-USJT. São Paulo, 2022.

      AUGUSTO, Debora Regina Stange. Ambientes de trabalho em escritórios de médias e grandes empresas: configurações dos espaços na cidade de São Paulo durante e pós-pandemia de Covid-19. Dissertação de Mestrado. Orientador: Claudio Silveira Amaral, 2023.

      FERREIRA, Davi dos Santos. O BIM NO CASO DO EDIFÍCIO B32. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Edite Galote Carranza. PGAUR-USJT. São Paulo, 2021.

      MONTREZOL, Alyson Cardoso. Imagem, fragmento e memória. Fotografias do Haiti após o terremoto. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Profa. Dra. Maria Isabel Imbronito. PGAUR-USJT. São Paulo, 2021.

    • FAQ

      A solicitação de documentos acadêmicos é gratuita?
      A primeira via de documentos do semestre SIM. A solicitação de duas vias ou mais, dentro do mesmo semestre, acarretam em cobrança, conforme especificado no ato da abertura.

      Como solicitar carteirinha de estudante?
      Para solicitar a carteirinha e conseguir usufruir da possibilidade de pagar meia entrada e ter descontos para acadêmicos, é necessário acessar o U-Life: Menu > Vida Acadêmica > Identidade Acadêmica > Preencher o formulário e enviar uma foto com fundo claro ou branco. A previsão de retorno é de até 30 dias.
      Lembrando que a primeira via é gratuita.

      Como solicitar o bilhete único?
      Assim, como demais serviços da instituição, basta realizar a solicitação via U-Life em: Menu > Serviços > Solicitações Online > e selecionar um dos protocolos abaixo:

      • Passe Escolar – SPTRANS – Solicitação
        Esta solicitação é para você que deseja solicitar ou renovar o benefício do SPTrans.
        Obs: Somente alunos vinculados aos Campi/Unidades de São Paulo e interior de São Paulo podem solicitar este protocolo.
        Para que o seu protocolo seja analisado você deverá anexar sua Carteira de Habilitação ou Carteira de Identidade.
        Alunos vinculados aos Campi/Unidades de Santos, como: Vila Matias, Polo Santos não podem solicitar este protocolo, visto que a SPtrans é válida somente para alunos de São Paulo e interior de São Paulo.
        Iremos realizar/atualizar seu cadastro no site da SPTRANS, em até 10 dias úteis, quando o cadastro for realizado, você receberá um e-mail de confirmação.
      • Passe Escolar – EMTU – Requisição ou Revalidação
        Esta solicitação é para registrar o pedido de passe escolar da EMTU para os alunos regularmente matriculados.
        Se você já possui o Cartão EMTU: Após 48 horas, acesse o site www.emtu.sp.gov.br/passe para efetuar o pagamento da taxa de revalidação.
        Se você ainda não possui o Cartão EMTU: Dentro de 5 dias úteis, esse protocolo será respondido com as orientações necessárias para finalizar a sua requisição.
        O modo de requisição/ revalidação, a partir de 08/01/2018 é 100% digital. Dessa forma, o aluno não precisará entregar nenhuma documentação presencialmente na CAA.
        O acompanhamento do envio do cartão para Universidade poderá ser visualizado através do link: http://www.emtu.sp.gov.br/passe/estudante.htm
        O boleto da taxa de requisição/ revalidação só será disponibilizado no momento em que o aluno enviar a documentação completa.

        Acompanhe suas solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online.

      Meu boleto veio errado. O que devo fazer?
      De imediato, mesmo que o boleto esteja próximo do vencimento, não efetue o pagamento, se desconhece o valor, não prossiga com pagamento.
      Em seu U-Life, há o caminho para a solução. Segue: Menu > Serviços > Solicitação Online > buscar por: “Stricto Sensu – Revisões Financeiras” e descreva a situação no campo de observação.
      A sua ficha será analisada e corrigida, se for o caso. O prazo de retorno deste protocolo, é de até 5 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Como validar o estágio de docência?
      Há dois períodos anuais para a comprovação do estágio de docência.
      Entre maio e junho e novembro e dezembro.
      O aluno realizará o preenchimento da declaração de cumprimento do estágio, especificando as atividades e depois realizará o envio (dentro do período especificado) e será analisado pela equipe de docentes e da secretaria.

      Solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online > “Stricto Sensu – Comprovação do Estágio de Docência”
      O prazo de retorno deste protocolo, é de até 20 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Qual é o prazo para a defesa da dissertação de mestrado? E da tese de doutorado?
      A dissertação de mestrado deve ser apresentada em até 24 meses, a contar da data de matrícula no curso. Já a apresentação da tese de doutorado tem o prazo de 48 meses. Fique atento(a) ao calendário de atividades disponibilizado para você no ato da matrícula.

      Qual protocolo deve ser usado para cada caso?
      Para acesso ao diploma, é necessário abrir a solicitação no U-Life: “Stricto Sensu – Emissão e Registro de Diploma”. Esse protocolo é encaminhado ao setor responsável pela validação da sua formação. O período de retorno é de até 80 dias úteis.
      O primeiro protocolo é gratuito, se solicitar novamente, o protocolo possui a taxa.

      Como posso fazer o estágio de pós-doutoramento nos PPG da São Judas? Existem bolsas para esse estágio?
      Todos os PPG da São Judas têm vagas para estágios de pós-doutoramento. Se vocês está interessada ou interessado em realizar o estágio na São Judas, entre em contato com a coordenadora ou o coordenador do PPG para mais informações.

      Demais informações, clique aqui.

      Atendimento > WhatsApp:
      +55 11 98712-1839 – Atendimento Aluno – Pós Graduação Stricto Sensu

      Plantão de dúvidas
      O plantão ocorrerá à cada 15 dias e será disponibilizado o link nos grupos de comunicados (Veteranos e Calouros).

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