Duração: 9 semestres.
Titulação: Bacharelado.
Turno(s): matutino, noturno.
Unidade(s): Mooca.

Objetivo geral do curso de graduação em Enfermagem é formar enfermeiro com competências na perspectiva generalista, humanista, crítica e reflexiva com vistas ao desenvolvimento de ações educativas e de gestão em saúde e na atuação efetiva do processo do cuidado de enfermagem ao indivíduo, família e coletividade sob a perspectiva da universalidade, integralidade, raciocínio clínico e epidemiológico para reversão da realidade social e de saúde evidente e simbólica.

O currículo pleno do curso de graduação em Enfermagem norteia a formação de enfermeiros para que desenvolvam identidades de trabalhadores de saúde, sujeitos ativos do processo de acompanhamento e avaliação do funcionamento do SUS. Há que reconhecer as atribuições e competências dentro do sistema, uma vez que a concretização das políticas públicas de atenção à saúde exige compromissos e corresponsabilidades, que advém quando lhes atribuem significados. O papel social do Enfermeiro enquanto sujeito de intervenção da realidade posta, deve ser compreendido a partir dos problemas inerente à regionalização do espaço geopolítico no qual a IES está inserida.

Portarias MEC:

Unidade Mooca – Autorizado pela Resolução CEPE n.° 9/14, de 17/09/2014

Contato do coordenador: prof.teresaschimidt@usjt.br

O profissional formado tem várias opções de trabalho, como:

  • Consultórios Próprios de Enfermagem;
  • Serviços de saúde públicos e privados (clínicas, ambulatórios, hospitais);
  • Consultoria e auditoria em enfermagem;
  • Ensino técnico e superior nas áreas de enfermagem e afins;
  • Serviços sociais públicos e privados (abrigos, orfanatos, instituição de longa permanência);
  • Segurança do paciente, qualidade e gestão nos serviços de saúde;
  • Serviços de educação continuada e permanente;
  • Serviços de controle de infecção e zoonoses;
  • Serviços de gerência de resíduos de serviços de saúde;
  • Serviços de assistência e gerência de saúde do trabalhador;
  • Educação em saúde;
  • Pesquisa clínica;
  • Serviços de assistência e gerência de Unidades de Diagnóstico e Terapêutica;
  • Terapias integrativas em saúde;
  • Outros.

 

As três áreas de atuação do Enfermeiro, constantes nas Diretrizes Curriculares de Enfermagem (DCN-ENF 2001), nominam as Grandes Áreas que compõem a Matriz Curricular do Curso de Graduação de Enfermagem da USJT, sustentando o Currículo Pleno até sua integralização numa proposta rizomática imersa em sua multiplicidade, complexidade e tessitura. As áreas e suas respectivas competências são:

Processo do Cuidado nos Serviços de Saúde – Elaborar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) junto aos pacientes nos diferentes momentos dos ciclos vitais a partir da aplicação do Processo de Enfermagem baseado em evidências científicas, éticas, de segurança e qualidade em todos os níveis de atenção à saúde.

Gestão/Gerência do Processo do Trabalho nos Serviços de Saúde – Atuar na gestão e no gerenciamento de pessoas, processos e recursos inerentes aos serviços de saúde e de Enfermagem, incluindo a avaliação de programas e prevenção de riscos, auditoria e consultoria nas diferentes Redes de Atenção.

Educação Profissional e em Saúde – Coordenar a formação e o desenvolvimento dos profissionais da Área da Saúde de nível técnico e superior (docência e educação continuada/permanente) e educação em saúde nos diferentes níveis de atenção como estratégia de geração e disseminação de conhecimento, desenvolvimento de produtos e novas tecnologias de Ensinar e Cuidar em Enfermagem.

O curso de graduação em Enfermagem da Universidade São Judas Tadeu oferece qualificação para o exercício da profissão, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos. O objetivo final do curso é formar um enfermeiro generalista e humanista, com espírito crítico e reflexivo.

Unidade De Por
Mooca R$ 1.289,00 R$ 774,00

*Os valores das mensalidades foram fixados pelo Conselho de Administração e ficarão inalterados até o final de 2017, salvo se outra determinação legal estabelecer critério diverso.
¹No período matutino, só haverá primeiro e segundo semestres. Sendo assim, concluído o segundo semestre, caso não haja 35 alunos, o aluno continuará seus estudos no período noturno.
**Oferta válida para 2018/1 até dia 31/01.
***Bolsa não cumulativa com os demais descontos e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies, Juro Zero – PraValer e Prouni. Caso o aluno venha obter o Fies ou Juro Zero – PraValer, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão.

As aulas práticas em laboratórios visam o desenvolvimento das habilidades e atitudes para racionalidade, solidariedade, preservação do ambiente, inclusão e outros na formação das competências do Enfermeiro e são distribuídas nos seguintes cenários: Laboratório de Anatomia Humana, Laboratório de Ciências Biológicas e Saúde, Laboratório de Habilidades em Enfermagem, Clínica Integrada de Saúde e Ambulatório de Saúde do Trabalhador.

Download do projeto pedagógico