Exposição Nosso Poder Exposição Nosso Poder
 

Apresentam Exposição:
“Nosso Poder”, por Carolina Pedrosa

Uma exposição que é uma seleção de imagens de pesquisas visuais sobre a ideia de empoderamento feminino, de diversos lugares e sentimentos. Um olhar sensível sobre as mulheridades e a diversidade contida em cada história, em cada mulher, em cada clique.

Ouça sobre a exposição na voz da fotógrafa

Exposição Nosso Poder
  • Sobre a exposição

    Nosso Poder” é a exposição que estreia junto ao Ânima Lab Paulista

    Exposição fotográfica de Carolina Pedrosa busca uma perspectiva feminina do poder

    A fotógrafa e professora, Carolina Pedrosa, chegou ao Ânima Lab Paulista no dia 18 de novembro com a exposição “Nosso Poder”. O ÂLab Paulista é um espaço da São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação, e fica localizado na Av. Consolação na região da Avenida Paulista.

    A exposição que já esteve exposta nos metrôs de São Paulo e no festival Interfoto ITU, agora no ÂLab Paulista, traz retratos femininos em expressões que figuram poder, expõe diversidade de mulheres, e um olhar feminista do empoderamento social.

    “Percebo que esse projeto é também uma busca pessoal pelo significado do poder feminino, que certamente é muito diferente da noção de poder masculina: aquele poder fálico e bélico, na base da opressão e dominação”, explica Carolina.

    Para a fotógrafa é uma distinção entre a forma como concebemos o poder no debate público que está associado a um poder dominante relacionado ao masculino. Ela diz, “o nosso poder, feminino, não é a imitação do masculino, não deriva dele. É algo que estamos aprendendo a reconhecer e chamar de poderoso, porque sempre foi dito que ser mulher era ser frágil e instável. Não é. A própria característica cíclica e adaptável da mulher pode ser um poder que nós estamos reconhecendo e que foi esmagado até agora com um discurso misógino, centrado exclusivamente no homem exercendo controle sobre as mulheres”.

    Durante o processo fotográfico ela relata, “me descubro em cada mulher, as conversas que nós temos durante as sessões de foto são muito intensas e nos transformam. Eu sei que me transforma e eu recebo feedbacks das mulheres que são belíssimos. São poderosos!”, conclui Pedrosa.

    Carolina Pedrosa, é mãe, educadora, pesquisadora, fotógrafa e feminista. Nascida na periferia da Zona Sul de São Paulo é formada em Audiovisual pela USP, mestre em educomunicação e doutoranda pela mesma universidade. Pesquisa se as imagens femininas que circulam nas redes sociais exercem uma nova forma de controle sobre as mulheres. Como fotógrafa, produz imagens no sentido oposto: de libertação e empoderamento feminino. É professora da Universidade São Judas desde 2018, onde conduz um projeto de extensão de Leituras e debates feministas, além de lecionar na área de imagem e de análise de dados.

  • Período da exposição

    A exposição Nosso Poder, de Carolina Pedrosa ficará disponível no Ânima Lab Paulista nas seguintes datas:

    De 18 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023

    Horário de funcionamento do espaço: de segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábado, das 9h às 16h.

    Endereço: Ânima Lab Paulista – 1º andar (Piso Diversidade e Inclusão)
    Rua da Consolação, 2322, Bela Vista, São Paulo/SP

  • Exposição em áudio

    Uma experiência sensorial diferenciada e inclusiva. Escute, na voz da fotógrafa, a sua leitura e interpretação sobre algumas das obras que compõem a exposição.

    Sobre a exposição


    Vitória

    Modelo Vitória - Exposição Nosso Poder, por Carolina Pedrosa


    Neuza

    Modelo Neuza - Exposição Nosso Poder, por Carolina Pedrosa


     

    Maria

    Modelo Maria - Exposição Nosso Poder, por Carolina Pedrosa


     

    Jarine

    Modelo Jarine - Exposição Nosso Poder, por Carolina Pedrosa


     

    Maiane

    Modelo Maiane - Exposição Nosso Poder, por Carolina Pedrosa

  • Sobre a autora

    Mãe, educadora, pesquisadora, fotógrafa e feminista. Nascida na periferia da Zona Sul de São Paulo é formada em Audiovisual pela USP, mestre em educomunicação e doutoranda pela mesma universidade. Pesquisa se as imagens femininas que circulam nas redes sociais exercem uma nova forma de controle sobre as mulheres. Como fotógrafa, produz imagens no sentido oposto: de libertação e empoderamento feminino. É professora da Universidade São Judas desde 2018, onde conduz um projeto de extensão de Leituras e debates feministas, além de lecionar na área de imagem e de análise de dados.

    Foto oficial de Carolina Pedrosa

    Contatos:

  • Leve a exposição para o seu espaço

    Gostou da exposição e quer levar o trabalho da artista para o seu espaço? Entre em contato com a professora Carolina Pedrosa!