Exposição Marcas Exposição Marcas
 

Apresentam Exposição:
“Marcas” de Alyson Montrezol

Uma seleção de imagens que retratam mulheres fortes e determinadas, marcadas pelo tempo e pela vida, de diversos países, que mesmo diante da idade e das adversidades, não desistem da luta. É um olhar para o envelhecer em sociedade, e todas as marcas que o tempo e o preconceito nos deixam.

Ouça sobre a exposição na voz do fotógrafo:

Exposição Marcas
  • Sobre a exposição

    Exposição Marcas chega em outubro ao Ânima Lab Paulista

    Exposição fotográfica de Alyson Montrezol traz como protagonista pessoas de comunidades do sul global

    A exposição Marcas, do fotógrafo e professor Alyson Montrezol, chegou ao Ânima Lab Paulista no dia 18 de novembro. O ÂLab é um espaço da São Judas, que faz parte do Ecossistema Ânima de Educação, e fica localizado na Av. Consolação, na região da Avenida Paulista.

    “Participar da inauguração de um espaço cultural é uma grande honra. A exposição conta com imagens produzidas ao longo da minha trajetória como fotógrafo e documentarista e é uma excelente oportunidade para criar novas pontes e reflexões sobre etnografia e arte fotográfica”, conta Montrezol.

    O trabalho do fotógrafo Alyson Montrezol nasceu a pedido de  Raquel Pellegrini, colega e coordenadora do MISS à época, e consiste em fotos tiradas entre 1998 e 2014. As fotografias buscam como imprimir o envelhecimento dentro de contextos sociais específicos . Fotos tiradas em diversos países como, Peru, Haiti, Zâmbia e na aldeia Parecis no Mato Grosso.

    “Marcas tem a relação de identificar marcas de pessoas fortes, sobretudo mulheres. São as marcas delas na minha história. A fotografia é uma ferramenta poderosa de reconstrução simbólica”, explica o fotógrafo. A exposição, que passou pelo MISS Santos, vem para o lançamento do ÂLab Paulista no dia 18 de outubro de 2022 e fica no espaço até dia 31 de janeiro de 2023.

    Alyson Montrezol é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas. Como realizador audiovisual, já dirigiu diversas produções documentais e ficcionais, com destaque para o documentário “DIGNITÉ, O Direito Humano à Educação no Haiti” que teve seu lançamento mundial em 2015 no Haiti. Professor universitário desde 2005, também atua como fotógrafo.

    Em 2014 formou, junto com um grupo de fotógrafos, o Coletivo Altavista,  que realizou seu primeiro trabalho com fotos documentais com refugiados ruandenses, 20 anos após o genocídio no país. Coordenou os Estúdios de Imagem e Som na São Judas Unimonte, entre os anos de 2012 e 2021, implantando diversos Núcleos Experimentais de Produção Audiovisual com estudantes de Artes e Comunicação. Além de sua atuação na área acadêmica e artística, também presta serviços de consultoria na área de produção de conteúdo audiovisual pedagógico há mais de 10 anos, trabalhando desde a instrumentalização até a produção de conteúdo e implantação de estúdios e produtoras.

  • Período da exposição

    A exposição Marcas, de Alyson Montrezol ficará disponível no Ânima Lab Paulista nas seguintes datas:

    De 18 de outubro de 2022 a 31 de janeiro de 2023

    Horário de funcionamento do espaço: de segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábado, das 9h às 16h.

    Endereço: Ânima Lab Paulista – 3º andar (Piso Conexão Coletiva)
    Rua da Consolação, 2322, Bela Vista, São Paulo/SP

  • Exposição em áudio

    Uma experiência sensorial diferenciada e inclusiva. Escute, na voz do fotógrafo, a sua leitura e interpretação sobre algumas das obras que compõem a exposição.

    Sobre a exposição

     

     

  • Sobre o autor

    Alyson Montrezol é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia e mestre em Arquitetura e Urbanismo (USJT). Professor na Universidade São Judas e no Centro Universitário São Judas, também atua como fotógrafo e realizador audiovisual. Dirigiu diversas produções, com destaque para o documentário “DIGNITÉ, O Direito Humano à Educação no Haiti” que teve seu lançamento mundial em 2015 no Haiti. Em 2016, recebeu o Prêmio Santo Dias pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em reconhecimento a personalidades que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos.

    Fotógrafo Alyson Montrezol

     

    Contatos:

  • Leve a exposição para o seu espaço

    Gostou da exposição e quer levar o trabalho do artista para o seu espaço? Entre em contato com o professor Alyson Montrezol!