Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Engenharia Civil foi recomendado pela CAPES em outubro/2015. O programa se estrutura dentro da área de Materiais e Componentes de Construção Civil, focando nas linhas de pesquisa Ciência dos Materiais Aplicada a Materiais de Construção Civil e Sistemas Construtivos: Tecnologia de Materiais, Produtos e Aplicações. O Programa recebeu nota 4 em sua primeira avaliação quadrienal da CAPES (2017-2021). 

Os objetivos do programa são aprimorar a qualificação de profissionais e produzir conhecimento na área de Construção Civil. Formam-se mestres capazes de contribuir para o progresso dos processos de construção tradicionais, para o desenvolvimento e inovação de novos materiais e tecnologias passíveis de serem aplicados na melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o aumento da sustentabilidade do ambiente construído. 

O curso destina-se a profissionais que atuam ou queiram atuar em indústrias da cadeia produtiva de materiais de construção civil ou em suas diversas aplicações inovadoras. Dentre os profissionais que participam do programa, encontram-se Engenheiros, Arquitetos, Químicos, Físicos, Biólogos, Geólogos e Tecnólogos. 

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Mestrado em Engenharia Civil

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Mestrado em Engenharia Civil

  • Processos Seletivos

    • Mestrado

      Processos Seletivos – Mestrado 2024.1

      •Inscrições: 06 de dezembro de 2023 a 14 de fevereiro de 2024

      Lista de Aprovados

      Edital – Mestrado

    • Minter e Dinter USJT-CESAA

      A Universidade São Judas e o Centro de Educação e Pesquisa Almeida & Aguiar abriram turmas de Mestrado e Doutorado Interinstitucionais, regulamentados pela CAPES/MEC. As turmas iniciarão em março/2024, no CESAA.

      O CESAA é uma Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão que atua na oferta de cursos de pós-graduação, localizada na cidade de Campina Grande – PB, inscrita no CNPJ nº 34.034.872/0001-92. O CESAA atua no ensino superior, mediante a oferta de mestrados e doutorados, baseado em dois pilares: a) qualidade, por meio de curso bem recomendados pela CAPES/MEC, ofertados por Universidades brasileiras e com um corpo docente altamente qualificado; b) segurança jurídica, por ofertar cursos devidamente autorizados e reconhecidos pela CAPES/MEC, o que confere a certeza de um diploma plenamente válido, dispensando qualquer revalidação

      Para acessar os editais, acesse o site do CESAA: https://cesaapb.com/

  • Sobre o Programa

    • Missão

      Missão

      A missão do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas contempla três pontos principais. O primeiro deles é formar profissionais em nível de Mestrado capacitados para a pesquisa científica e tecnológica na área de Materiais e Componentes de Construção. O segundo é desenvolver as habilidades dos profissionais para a resolução de problemas complexos de engenharia, contribuindo ativamente para a inovação na área da especialização. Por fim, estimular a aplicação dos conhecimentos adquiridos na área em favor da sociedade, criando e mantendo redes colaborativas e contribuindo para melhorar a empregabilidade e a qualidade de vida das pessoas. 

      Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)


       

    • Informações importantes sobre Exames e Defesas

      Exame de proficiência em língua estrangeira

      O exame de proficiência em língua estrangeira é realizado semestralmente, sob responsabilidade da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade São Judas. O objetivo do exame de proficiência em língua estrangeira é avaliar se o aluno está apto a ler, compreender e traduzir um texto escrito da área de conhecimento de uma das linhas de pesquisa, escrito originalmente em outra língua. O exame pode ser feito nos idiomas inglês, francês, espanhol, italiano e alemão, sendo inglês o preferencial. O discente deve realizar o exame de proficiência em língua estrangeira antes de sua qualificação.

      Exame de qualificação

      O exame de qualificação tem como objetivo avaliar a maturidade do aluno na sua área de investigação e o estágio de desenvolvimento do projeto. Deve ser realizado por todos os discentes regulares e deve, preferencialmente, ser realizado no final do primeiro ano do curso. O exame é realizado na forma de apresentação oral, cuja avaliação é feita por uma banca de 3 professores, presidida pelo orientador. A realização do exame de qualificação deve ocorrer 30 dias após o agendamento.

      Defesa

      O trabalho de conclusão de curso é uma dissertação de mestrado para apresentar o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente e a capacidade de sistematização do candidato, visando estabelecer um amplo conhecimento sobre o assunto.

    • Visão

      A visão do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas é tornar-se um Programa de Pós-Graduação de excelência, contribuindo para o avanço e a integração do conhecimento na área de Materiais e Componentes de Construção. Além disso, promover atividades de pesquisa, ensino e extensão em âmbito nacional e internacional, com o intuito de viabilizar a proposta da abertura de um Doutorado Profissional em Engenharia Civil na Universidade. Depois disso, o planejamento estratégico foi pensado para que se alcance a nota para 5 na avaliação quadrienal de 2025. 

    • Objetivos

      O objetivo principal do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas é formar mestres profissionais com capacidade de desenvolver trabalhos de caráter científico, tecnológico e inovador na área de Materiais e Componentes de Construção. Essa formação possibilitará ao futuro profissional elaborar projetos, atuar e dialogar com setores e organizações da sociedade que atuam na área de concentração do Programa, bem como com outras áreas da Engenharia Civil. Portanto, consolida como objetivo geral promover a integração dos ambientes científico e profissional por meio de realização de pesquisas, conscientização e capacitação de recursos humanos na área de Materiais e Componentes de Construção. 

      Para cumprir esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:   

      • Formar profissional qualificado com conduta legal e construtiva para atuação em Engenharia Civil, tanto para a educação superior quanto para o mercado profissional. 
      • Formar cidadãos não apenas profissionalmente, mas agregar valor quanto à postura ética e de virtudes ímpares essenciais para a atuar em Engenharias. 
      • Desenvolver atividades profissionais, em variados ramos de atuação, contemplando o conhecimento sinérgico da área de Materiais e Componentes de Construção. 
      • Capacitar os mestrandos a se envolver e contribuir para a resolução de problemas tecnológicos e socioambientais das Engenharias, aprimorando seus conhecimentos acadêmicos e profissionais para o exercício da inovação na área da especialização. 
      • Acompanhar efetiva e regularmente o discente durante o desenvolvimento do trabalho, orientando-o com uma abordagem multidisciplinar e convergente. 
      • Desenvolver pesquisa voltada à resolução de problemas da sociedade, com foco nas demandas do setor público (prefeituras), do terceiro setor e da iniciativa privada, contribuindo ativamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. 
      • Desenvolver e ampliar as parcerias e colaborações com instituições nacionais e internacionais. 
      • Promover a produção científica e técnica de qualidade por parte do corpo docente e discente. 
      • Buscar fomentos com o aspecto de inovação e estreitar laços com empresas que possuam foco em P&D de produtos e de processos inovadores para a construção civil. 
    • Área de concentração

      A área de concentração do Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas é ‘Materiais e Componentes de Construção Civil’. Esta área tem foco em estudos relativos aos diferentes materiais empregados na indústria da construção civil, bem como nos principais sistemas construtivos utilizados em projetos de edificações, tendo em vista questões como gestão inovadora e sustentabilidade. Considerando o escopo da área de concentração, apresenta-se o desdobramento em duas linhas de pesquisa: ‘Ciência dos materiais aplicada aos materiais de construção civil’ e ‘Sistemas construtivos: tecnologia de materiais, produtos e aplicações’.

    • Linhas de Pesquisa

      Ciência dos materiais aplicada à Construção Civil

      A ciência dos materiais possibilita a compreensão, investigação e desenvolvimento de novos materiais, técnicas e produtos, com a intenção de agregar valor econômico, social e ambiental às soluções de engenharia. Dessa forma, a inovação em produtos e processos depende da capacidade de investigação em materiais, para otimizar suas propriedades e desempenho. No setor da Construção Civil, destaca-se o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, com melhores propriedades mecânicas e maior valor agregado.

      O escopo da linha ‘Ciência dos materiais aplicada à Construção Civil’ é avaliar e caracterizar as propriedades de materiais empregados em Construção Civil. Essa linha trata de propriedades microestruturais que influenciam o macrocomportamento de diversos materiais, como metais, cerâmicas, vidros, polímeros e compósitos. A pesquisa desenvolvida envolve conhecimentos sobre o processo de fabricação de materiais e suas propriedades específicas, como resistência, durabilidade, desempenho e manifestações patológicas. Esta linha também foca em sustentabilidade, redução de custo, mitigação do impacto ambiental e aplicações para melhoria da qualidade de vida da sociedade.

      Os principais tópicos abordados são:
      – Aditivos químicos para misturas cimentícias;
      – Agregados reciclados;
      – Cerâmicas;
      – Ciência de materiais aplicada;
      – Fibras para reforço de concreto;
      – Concreto permeável;
      – Concreto projetado;
      – Ligantes e materiais suplementares;
      – Materiais não convencionais;
      – Polímeros.

      Sistemas construtivos: tecnologia de materiais, produtos e aplicações

      Um sistema construtivo é definido pelo uso coordenado dos materiais como solução a um problema de engenharia, respeitando-se as particularidades executivas, de mão-de-obra e de atendimento aos critérios de desempenho. Portanto, o sistema construtivo é formado por partes interligadas e interdependentes, que influenciam o seu comportamento como um todo. Este uso integrado e lógico de materiais traz a necessidade de compreensão, avaliação e otimização de um sistema construtivo, em especial do ponto de vista mecânico, térmico, acústico, ambiental e sustentável.

      A linha de pesquisa ‘Sistemas construtivos: tecnologia de materiais, produtos e aplicações’ visa avaliar e aprimorar, sob o ponto de vista tecnológico, os principais sistemas construtivos utilizados em projetos de edificações, com foco em desempenho e sustentabilidade. Além disso, trata da análise da gestão da produção das edificações, de forma a evitar acidentes durante a execução da obra, minimizar os impactos ambientais, garantir a qualidade prevista em projetos e evitar manifestações patológicas.

      Os principais tópicos abordados são:
      – Análise da gestão da produção das edificações;
      – Inspeção e análise de manifestações patológicas;
      – Garantia da qualidade;
      – Minimização dos impactos ambientais;
      – Mobilidade urbana;
      – Otimização e desenvolvimento de processos construtivos;
      – Técnicas de reparo e reabilitação.

      Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil

      A sustentabilidade incorporada na estratégia das organizações pode contribuir para a criação de valor a partir de perspectivas econômicas, sociais e ambientais, resultando em oportunidades e vantagens competitivas no mercado interno e externo. A inovação está estritamente interligada à sustentabilidade. No setor da Construção Civil, destaca-se a contribuição da inovação sustentável, relacionada à introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados, que trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais, comparados com alternativas pertinentes.

      A linha de pesquisa ‘Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil’ trata da abordagem sistêmica e interdisciplinar aplicada à pesquisa e à prática da inovação e da sustentabilidade no ambiente construído, relevando as tendências de urbanidade, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, visa atender aos princípios da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e ao alcance dos ODS da Agenda 2030 da ONU.

      Os principais tópicos abordados são:
      – Análise de ciclo de vida;
      – Construções sustentáveis;
      – Eficiência energética;
      – Governança, legislação e políticas para a sustentabilidade;
      – Indicadores e selos de sustentabilidade;
      – Métodos de produção limpos;
      – Planejamento de operações;
      – Processos de reciclagem e reuso de materiais;
      – Tratamento de resíduos;
      – Uso racional de materiais de construção.

    • Estrutura curricular

      A estrutura curricular do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil está compatível com os objetivos específicos do Programa profissional e com os conteúdos disciplinares. O Programa é composto por disciplinas que proporcionam os fundamentos metodológicos para a formação científica e tecnológica dos profissionais. Além disso, há disciplinas e atividades para a divulgação de seus resultados pela redação de artigos técnicos e científicos, relatórios técnicos e dissertações e para a especialização dos estudantes em diferentes linhas de atuação.  

      O Programa está dimensionado para um período regulamentar máximo de 24 meses consecutivos. Com requerimento, o mestrando pode solicitar adiamento por excepcionalidade de mais 6 meses, conforme regulamento do Programa. São oferecidas 3 disciplinas obrigatórias e 14 disciplinas optativas, em regime semestral. Todas possuem 4 créditos, com exceção da disciplina ‘Metodologia da pesquisa científica e tecnológica’ que tem 2 créditos. Cabe ressaltar que cada crédito equivale a 1 hora-aula por semana. 

      Uma característica da estrutura curricular que merece destaque são as tutorias I, II, III e especial, que são realizadas nos primeiro, segundo, terceiro e quarto semestres do curso, respectivamente. As tutorias consistem no acompanhamento semanal do mestrando pelos orientadores e coorientadores, com o objetivo principal de orientar os mestrandos na realização da pesquisa, na redação de artigos e na elaboração da dissertação. São atividades obrigatórias, com controle de frequência e duração de 30 horas por semestre (2 créditos). Essas atividades contribuem para que os mestrandos concluam seus trabalhos dentro do prazo de 24 meses.  

      Para a conclusão do curso de Mestrado, cada discente deve cumprir 26 créditos em disciplinas (3 disciplinas obrigatórias e 4 optativas), 6 créditos em tutorias (tutorias I, II e III), 6 créditos no exame de qualificação e 12 créditos referentes à dissertação. No total, o discente deve cumprir 50 créditos, equivalentes a 750 horas. Além disso, o aluno deve publicar uma comunicação em congresso da área ou submeter artigo para periódico antes de depositar a dissertação. Para finalizar, o aluno deve ser aprovado no exame de proficiência em língua estrangeira (preferencialmente inglês). 

    • Disciplinas

      Bloco I: Disciplinas de Metodologia

      São disciplinas obrigatórias que têm a finalidade de formar os discentes para a realização da pesquisa e a preparação do caminho metodológico para o desenvolvimento da dissertação. Os discentes devem cursar 6 créditos em disciplinas neste bloco, que são: 

      Metodologia da pesquisa científica e tecnológica (2 créditos). Docente responsável: Nestor Kenji Yoshikawa. 

      Seminários de pesquisa aplicada (4 créditos). Docente responsável: Mostafa Galal Aboelkheir. 

      Bloco II: Disciplina obrigatória da área de concentração 

      A disciplina ‘Ciência e tecnologia dos materiais’ envolve o aprofundamento na especialidade da área de concentração do MP-EC. Esta disciplina é obrigatória e tem 4 créditos. Docente Responsável: Sandro Martini.  

      Bloco III: Disciplinas optativas das linhas de pesquisa 

      As disciplinas optativas fornecem subsídios para o desenvolvimento e aprofundamento da pesquisa aplicada, sob a forma de aulas expositivas, estudos dirigidos, seminários e metodologias ativas de aprendizagem, como aprendizado baseado em projetos e problemas e trabalhos em pares. Visam ampliar os conhecimentos científicos, dividindo-se em disciplinas de domínio específico (pertencentes à linha de pesquisa na qual o projeto do aluno se insere) e disciplinas de domínio complementar. Todas as disciplinas optativas têm 4 créditos. Os discentes devem cursar no mínimo 4 disciplinas optativas, equivalentes a 16 créditos. As 14 disciplinas optativas oferecidas são: 

      a) Disciplinas da linha de pesquisa ‘Ciência dos Materiais Aplicada aos Materiais de Construção Civil’
      Aditivos, adições e materiais suplementares para concretos e argamassas. Docente responsável: Renan Pícolo Salvador. 

      Concreto: dosagem e propriedades. Docente responsável: Ramoel Serafini. 
      Inovação tecnológica e patentes: aplicação no desenvolvimento de materiais. Docente responsável: Cláudia Terezinha Kniess. 

      Materiais compósitos à base de cimento. Docente responsável: Dimas Alan Strauss Rambo. 

      Materiais metálicos ferrosos e não ferrosos. Docente responsável: Sandro Martini. 

      Nanotecnologia aplicada a materiais de construção civil. Docente responsável: Sandro Martini.  

      Polímeros: estrutura, propriedades, aplicação e processamento. Docente responsável: Mostafa Galal Aboelkheir. 

      Química dos ligantes aéreos e hidráulicos. Docente responsável: Renan Pícolo Salvador. 

      b) Disciplinas da linha de pesquisa ‘Sistemas Construtivos: Tecnologia dos Materiais, Produtos e Aplicações’
      Avaliação de desempenho de sistemas construtivos. Docentes responsáveis: Ana Paula Koury e Cláudio Oliveira da Silva. 

      Estatística aplicada à Engenharia. Docentes responsáveis: Mostafa Galal Aboelkheir e Sandro Martini. 

      Manifestações patológicas em sistemas construtivos. Docente responsável: Nestor Kenji Yoshikawa. 

      Planejamento e gestão de obras de edifícios. Docente responsável: Ana Paula Koury. 

      Sustentabilidade do ambiente construído. Docente responsável: Ana Paula Branco do Nascimento. 

    • Coordenação

      Coordenador: Prof. Dr. Renan Pícolo Salvador. 

      Vice-coordenadora: Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess. 

    • Docentes

      Prof. Dr. Adjaci Uchôa Fernandes
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Fotoquímica aplicada aos materiais de construção
      – Técnicas de caracterização de materiais

      Profa. Dra. Ana Paula B. do Nascimento
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Inovação e sustentabilidade do ambiente construído
      – Gestão da sustentabilidade e gestão ambiental
      – Gestão e uso de espaços verdes urbanos

      Profa. Dra. Ana Paula Koury
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Avaliação de políticas urbanas municipais
      – Elaboração de Planos Diretores Estratégicos
      – Desenvolvimento urbano local

      Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Inovação e sustentabilidade do ambiente construído
      – Gestão da sustentabilidade e gestão ambiental

      Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess
      Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – nível 1D
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Inovação e sustentabilidade do ambiente construído
      – Gestão da qualidade e gestão ambiental
      – Reaproveitamento e reciclagem de resíduos para fabricação de materiais cerâmicos

      Prof. Dr. Dimas Alan Strauss Rambo
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Materiais compósitos à base de cimento
      – Concreto reforçado com fibras
      – Patologia das Construções

      Profa. Dra. Heloisa Candia Hollnagel
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Gestão da qualidade e gestão ambiental
      – Avaliação de políticas urbanas municipais
      – Inserção social dos PPG

      Prof. Dr. Jose Baltazar Salgueirinho Osorio de Andrade Guerra
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Gestão ambiental
      – Cidades inteligentes e sustentáveis

      Prof. Dr. Mostafa Galal Aboelkheir
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Reaproveitamento e reciclagem de resíduos para fabricação de materiais de construção
      – Tecnologia de materiais poliméricos
      – Química de materiais de construção

      Prof. Dr. Nestor Kenji Yoshikawa
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Gestão ambiental e avaliação de impactos ambientais
      – Reaproveitamento e reciclagem de resíduos de construção e mineração
      – Recuperação de áreas degradadas e remediação de áreas contaminadas

      Prof. Dr. Ramoel Serafini
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Materiais compósitos à base de cimento
      – Concreto reforçado com fibras
      – Patologia das Construções

      Prof. Dr. Renan Pícolo Salvador
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Química de materiais de construção (cimento, materiais suplementares e aditivos químicos)
      – Concreto projetado
      – Concreto reforçado com fibras

      Prof. Dr. Sandro Martini
      Currículo Lattes

      Área de atuação

      – Desenvolvimento de técnicas elétricas e magnéticas para caracterização de materiais de construção
      – Nanotecnologia aplicada a materiais cimentícios
      – Concreto reforçado com fibras

    • Discentes e egressos

      O candidato que busca a capacitação no Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas provém de diversas formações de origem e atuação profissional. O perfil de formação básica do candidato abrange toda a área de Engenharias, principalmente nas especialidades Civil, Ambiental e Química, assim como de outras áreas, como Arquitetura. Em termos de atuação profissional, o perfil do candidato é de profissionais provenientes de empresas de construção civil, gestão pública e saneamento, e por profissionais autônomos na área de perícias e projetos estruturais.  

      Pela formação recebida no Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas, os egressos desenvolvem competências para planejar, desenvolver, implementar e gerir aplicações inovadoras em materiais de construção e em tecnologias de processos construtivos. Com isso, o egresso contribuirá para a melhoria de produtos e processos relacionados à Construção Civil, com base na pesquisa científica e tecnológica realizada com ética, competência e criticidade. Diante dos desafios tecnológicos e de gestão que se apresentam, espera-se que o egresso seja um líder transformador, com visão sistêmica dos processos.   

      Atualmente, o Mestrado Profissional conta com a participação de 18 alunos regulares. Além disso, desde a sua implementação em 2017, 30 mestres já foram formados no Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas.  

    • Bibliografia recomendada para a prova de ingresso

      A prova de ingresso versa sobre conhecimentos gerais a respeito de Materiais de Construção. As referências bibliográficas recomendadas para essa prova são: 

      – MEHTA, P. K.; MONTEIRO, P. J. M. Concreto: Microestrutura, Propriedades e Materiais. IBRACON, 4a edição. São Paulo, 2014. 

      – ISAIA, G. C. Concreto: ciência e tecnologia. IBRACON, 3a edição. São Paulo, 2017. 

      – SOUTSOUS, M.; DOMONE, P. Construction materials: their nature and behaviour. CRC Press, 5th edition. London, 2017. 

    • Infraestrutura e laboratórios

      A São Judas conta com laboratórios e equipamentos para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas. Os principais laboratórios utilizados pelos docentes e discentes do Mestrado Profissional em Engenharia Civil estão listados a seguir. Todos os equipamentos estão disponíveis, mediante prévio agendamento com os responsáveis institucionais. 

      – Laboratório de Materiais de Construção, que possui equipamentos para caracterizar materiais e preparar misturas cimentícias e para ensaios de misturas no estado fresco e endurecido. 

      – PROLAB, que é um laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação focado em tecnologia de materiais empregados em Construção Civil. 

      – Laboratórios de Química e Farmácia, equipado com materiais e equipamentos para realizar análises químicas. 

      – Laboratório de Ciência dos Materiais Metálicos. 

      – Laboratório de Mecânica dos Solos. 

      – Laboratório de Topografia.
       
      – Laboratório e Oficina de Arquitetura. 

      – ÂnimaLab. 

    • Destaques

      O Mestrado Profissional em Engenharia Civil da São Judas recebeu nota 4 em sua primeira avaliação da CAPES! Tal resultado representa a consolidação do Programa e mostra o nível de excelência das atividades desenvolvidas. 

    • Periódico

      O Journal of Urban Technology and Sustainability (e-ISSN: 2675-780X) foi desenvolvido pelo Mestrado Profissional em Engenharia Civil da USJT. O periódico proporciona um fórum internacional para a disseminação de pesquisas inovadoras e transdisciplinares relacionadas ao planejamento Urbano e Regional, aos Materiais de Construção Civil, à Tecnologia de Sistemas Construtivos e à Sustentabilidade do Ambiente Construído. Fazem parte do escopo da revista os artigos científicos, relatos técnicos, estudos de caso e artigos de revisão que contribuam para desenvolver e aprimorar o conhecimento na área. A revista fornece recursos de grande importância para integrar e unificar a colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área.   

      Para maiores informações, acesse https://journaluts.emnuvens.com.br 

    • Matrícula

      Após a aprovação do processo seletivo, a secretaria da Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação da São Judas entrará em contato com os aprovados para formalização da matrícula. Os documentos necessários para a matrícula são: 

      • Cópia (frente/verso) do Diploma de Graduação. Caso não possua o Diploma, apresentar cópia do Certificado ou Declaração de Conclusão constando a data de Colação de Grau e cópia do Histórico Escolar da Graduação
      • RG
      • CPF
      • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
      • 1 foto 3 x 4
      • Currículo Lattes atualizado
    • Aluno especial

      O aluno especial pode cursar até 2 disciplinas por semestre, limitado a um máximo de 4 semestres letivos. O vínculo fica restrito às disciplinas cursadas, e não ao curso, caracterizando-se como aluno desvinculado do curso. Caso se torne aluno regular, é possível o aproveitamento dos créditos, em caso de aprovação nas disciplinas. O aluno especial poderá requerer um certificado correspondente às disciplinas cursadas e nas quais tenha obtido aprovação. 

    • Contato
    • Banco - dissertações e teses

      Acesse


       

    • FAQ

      A solicitação de documentos acadêmicos é gratuita?
      A primeira via de documentos do semestre SIM. A solicitação de duas vias ou mais, dentro do mesmo semestre, acarretam em cobrança, conforme especificado no ato da abertura.

      Como solicitar carteirinha de estudante?
      Para solicitar a carteirinha e conseguir usufruir da possibilidade de pagar meia entrada e ter descontos para acadêmicos, é necessário acessar o U-Life: Menu > Vida Acadêmica > Identidade Acadêmica > Preencher o formulário e enviar uma foto com fundo claro ou branco. A previsão de retorno é de até 30 dias.
      Lembrando que a primeira via é gratuita.

      Como solicitar o bilhete único?
      Assim, como demais serviços da instituição, basta realizar a solicitação via U-Life em: Menu > Serviços > Solicitações Online > e selecionar um dos protocolos abaixo:

      • Passe Escolar – SPTRANS – Solicitação
        Esta solicitação é para você que deseja solicitar ou renovar o benefício do SPTrans.
        Obs: Somente alunos vinculados aos Campi/Unidades de São Paulo e interior de São Paulo podem solicitar este protocolo.
        Para que o seu protocolo seja analisado você deverá anexar sua Carteira de Habilitação ou Carteira de Identidade.
        Alunos vinculados aos Campi/Unidades de Santos, como: Vila Matias, Polo Santos não podem solicitar este protocolo, visto que a SPtrans é válida somente para alunos de São Paulo e interior de São Paulo.
        Iremos realizar/atualizar seu cadastro no site da SPTRANS, em até 10 dias úteis, quando o cadastro for realizado, você receberá um e-mail de confirmação.
      • Passe Escolar – EMTU – Requisição ou Revalidação
        Esta solicitação é para registrar o pedido de passe escolar da EMTU para os alunos regularmente matriculados.
        Se você já possui o Cartão EMTU: Após 48 horas, acesse o site www.emtu.sp.gov.br/passe para efetuar o pagamento da taxa de revalidação.
        Se você ainda não possui o Cartão EMTU: Dentro de 5 dias úteis, esse protocolo será respondido com as orientações necessárias para finalizar a sua requisição.
        O modo de requisição/ revalidação, a partir de 08/01/2018 é 100% digital. Dessa forma, o aluno não precisará entregar nenhuma documentação presencialmente na CAA.
        O acompanhamento do envio do cartão para Universidade poderá ser visualizado através do link: http://www.emtu.sp.gov.br/passe/estudante.htm
        O boleto da taxa de requisição/ revalidação só será disponibilizado no momento em que o aluno enviar a documentação completa.

        Acompanhe suas solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online.

      Meu boleto veio errado. O que devo fazer?
      De imediato, mesmo que o boleto esteja próximo do vencimento, não efetue o pagamento, se desconhece o valor, não prossiga com pagamento.
      Em seu U-Life, há o caminho para a solução. Segue: Menu > Serviços > Solicitação Online > buscar por: “Stricto Sensu – Revisões Financeiras” e descreva a situação no campo de observação.
      A sua ficha será analisada e corrigida, se for o caso. O prazo de retorno deste protocolo, é de até 5 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Como validar o estágio de docência?
      Há dois períodos anuais para a comprovação do estágio de docência.
      Entre maio e junho e novembro e dezembro.
      O aluno realizará o preenchimento da declaração de cumprimento do estágio, especificando as atividades e depois realizará o envio (dentro do período especificado) e será analisado pela equipe de docentes e da secretaria.

      Solicitações pelo: U-Life Aluno > Menu > Serviços > Solicitações Online > “Stricto Sensu – Comprovação do Estágio de Docência”
      O prazo de retorno deste protocolo, é de até 20 dias úteis, sem custo para abertura de solicitação.

      Qual é o prazo para a defesa da dissertação de mestrado? E da tese de doutorado?
      A dissertação de mestrado deve ser apresentada em até 24 meses, a contar da data de matrícula no curso. Já a apresentação da tese de doutorado tem o prazo de 48 meses. Fique atento(a) ao calendário de atividades disponibilizado para você no ato da matrícula.

      Qual protocolo deve ser usado para cada caso?
      Para acesso ao diploma, é necessário abrir a solicitação no U-Life: “Stricto Sensu – Emissão e Registro de Diploma”. Esse protocolo é encaminhado ao setor responsável pela validação da sua formação. O período de retorno é de até 80 dias úteis.
      O primeiro protocolo é gratuito, se solicitar novamente, o protocolo possui a taxa.

      Como posso fazer o estágio de pós-doutoramento nos PPG da São Judas? Existem bolsas para esse estágio?
      Todos os PPG da São Judas têm vagas para estágios de pós-doutoramento. Se vocês está interessada ou interessado em realizar o estágio na São Judas, entre em contato com a coordenadora ou o coordenador do PPG para mais informações.

      Atendimento > WhatsApp:
      +55 11 98712-1839 – Atendimento Aluno – Pós Graduação Stricto Sensu

      Plantão de dúvidas
      O plantão ocorrerá à cada 15 dias e será disponibilizado o link nos grupos de comunicados (Veteranos e Calouros).
      Links:

    • Redes Sociais

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  • Área do candidato, estudante e docente

    • Área do candidato

      Processos Seletivos – Vagas Remanescentes

      •Inscrições: 20 setembro a 22 de outubro de 2023

      Edital 2023.2

      Inscreva-se

      MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

      Aprovados – Processo seletivo 2023.2

      EDITAL

    • Área do Estudante

      Calendário

      Acesse aqui.

      Regimento

      Acesse aqui.

      Regulamento

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      Documentos e formulários

      Em breve.

      Agendamento de bancas

      Realizado pelo orientador, com prazo de 30 dias de antecedência.

      Agendamento


       

      Próximas defesas

      Em breve.

      Banco de dissertações

      Em breve.

      Dissertação digital

      Em breve.

      Produção bibliográfica

      Em breve.

      Produção técnica

      Em breve.

      Projetos desenvolvidos

      Em breve.

      Projetos com fomento público

      Em breve.

      Projetos com empresas

      Em breve.

      Projetos de internacionalização

      Em breve.

      Parceiros

      Em breve.

    • Área do Docente

      Agendamento de bancas

      Realizado pelo orientador, com prazo de 30 dias de antecedência.

      Agendamento