Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Engenharia Civil foi recomendado pela CAPES em outubro/2015. O programa se estrutura dentro da área de Materiais e Componentes de Construção Civil, focando nas linhas de pesquisa Ciência dos Materiais Aplicada a Materiais de Construção Civil e Sistemas Construtivos: Tecnologia de Materiais, Produtos e Aplicações. O Programa recebeu nota 4 em sua primeira avaliação quadrienal da CAPES (2017-2021). 

Os objetivos do programa são aprimorar a qualificação de profissionais e produzir conhecimento na área de Construção Civil. Formam-se mestres capazes de contribuir para o progresso dos processos de construção tradicionais, para o desenvolvimento e inovação de novos materiais e tecnologias passíveis de serem aplicados na melhoria da qualidade de vida da sociedade e para o aumento da sustentabilidade do ambiente construído. 

O curso destina-se a profissionais que atuam ou queiram atuar em indústrias da cadeia produtiva de materiais de construção civil ou em suas diversas aplicações inovadoras. Dentre os profissionais que participam do programa, encontram-se Engenheiros, Arquitetos, Químicos, Físicos, Biólogos, Geólogos e Tecnólogos. 

Mestrado em Engenharia Civil

Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

Rua Taquari, 546, Bloco 2C, campus Mooca
E-mail: [email protected]
Whatsapp: 11 98712-1839


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Mestrado em Engenharia Civil

  • Apresentação

    • Missão

      A missão do Mestrado Profissional em Engenharia Civil (MP-EC) da Universidade São Judas Tadeu (USJT) envolve formar mestres capacitados em pesquisa científica e tecnológica na área de Materiais e Componentes de Construção, abordando questões regionais, nacionais e internacionais. Busca desenvolver habilidades para solucionar problemas complexos de Engenharia e promover inovações na especialização. Além disso, estimula a transferência de conhecimento, populariza a ciência, fomenta redes colaborativas e contribui para a empregabilidade e qualidade de vida da sociedade, gerando impacto positivo na carreira dos profissionais formados.

    • Visão

      A visão do MP-EC é consolidar-se como um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPG) de excelência em Engenharia Civil, destacando-se como referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão. Busca promover o avanço e a integração do conhecimento na área de Materiais e Componentes de Construção, enquanto desempenha um papel ativo na solução de desafios da sociedade de maneira inovadora e sustentável, alinhando-se aos ODS da Agenda 2030 da ONU.

    • Objetivos

      O objetivo institucional do MP-EC é tornar-se uma referência de qualidade destacada na formação de mestres em Engenharia Civil. Busca-se atingir os melhores indicadores de operação e desempenho da CAPES, incluindo sua projeção no ambiente acadêmico e profissional nacional e internacional. Como consequência desse esforço, almeja-se consolidar-se na área e manter seu reconhecimento com nota 4 na avaliação quadrienal.

      O MP-EC visa formar mestres profissionais capazes de desenvolver trabalhos inovadores com responsabilidade socioambiental, avançando na fronteira científica e tecnológica em Materiais e Componentes de Construção. A formação prepara os profissionais para elaborar projetos e dialogar com setores da sociedade e outras áreas de Engenharia. O objetivo geral é promover a integração entre os ambientes científico e profissional, através de pesquisas, conscientização e capacitação de talentos humanos, fortalecendo a contribuição à área de Engenharia Civil.

      Para cumprir esse objetivo geral, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos:

      Formar profissionais altamente qualificados, com ética e postura construtiva, para atuar na Engenharia Civil, tanto na educação superior quanto no mercado profissional, abrangendo áreas estratégicas em níveis regional, nacional e internacional;
      Capacitar os mestrandos com habilidades críticas e amplas perspectivas para superar desafios do mercado, contribuindo para o progresso da sociedade, enquanto promove a formação de cidadãos com ética e virtudes essenciais para a atuação na Engenharia;
      Oferecer uma orientação integrada e multidisciplinar aos mestrandos, acompanhando-os regularmente durante o desenvolvimento de seus trabalhos. Além disso, incentivar a participação dos mestrandos em projetos com alunos de Graduação, fortalecendo a integração acadêmica;
      Formar profissionais capazes de disseminar o conhecimento gerado no MP-EC, promovendo uma educação inclusiva e de qualidade que garanta oportunidades de aprendizado a todos. Além disso, tornar a Ciência acessível, incentivando a curiosidade, a educação e o engajamento social em temas como saúde, meio ambiente e tecnologia;
      Acompanhar efetiva e regularmente os egressos, estimulando-os para dar continuidade no seu aperfeiçoamento individual em pesquisa científica e tecnológica;
      Promover atividades profissionais inovadoras na fronteira do conhecimento, com ênfase na transferência de tecnologia, e capacitar os mestrandos para resolver desafios tecnológicos e socioambientais nas Engenharias, aprimorando sua formação acadêmica e profissional;
      Integrar equipes acadêmicas e técnicas para promover a gestão das atividades de pesquisa e fornecer bases científicas e metodológicas para o seu desenvolvimento;
      Ampliar colaborações e buscar fomento com instituições nacionais e internacionais, fortalecer parcerias com empresas focadas em P&D+i na Construção Civil e impulsionar a inovação no setor;
      Alinhar o currículo do mestrado às demandas do mercado de trabalho e fomentar pesquisas voltadas à solução de problemas sociais, atendendo às necessidades do setor público, terceiro setor e iniciativa privada, em conformidade com os ODS da Agenda 2030;
      Ser um agente de transformação social e tecnológica, desenvolvendo pesquisas avançadas e fortalecendo parcerias com o setor produtivo, além de incentivar a produção científica e técnica de excelência.

      Além disso, os objetivos específicos para o desenvolvimento técnico do trabalho do profissional são:

      Desenvolver pesquisa aplicada para aumentar a produção científica e técnica e a disseminação do conhecimento;
      Desenvolver novos materiais e tecnologias de processos construtivos para promover a sustentabilidade e a inovação, além de aprimorar os indicadores de desempenho ecossocioeconômico do setor da Construção Civil;
      Criar técnicas de análise para caracterizar materiais convencionais e não convencionais;
      Desenvolver projetos com potencial para aplicação no setor da Construção Civil com foco na transferência de tecnologia e melhoria de processos;
      Aplicar o desenvolvimento realizado na resolução de problemas da sociedade, para alcançar processos construtivos transformadores.

    • Valores gerados

      Os valores gerados pelo MP-EC são:

      Capacidade inovadora;
      Desempenho;
      Autonomia;
      Senso crítico;
      Formação e atualização contínua;
      Sustentabilidade;
      Comprometimento;
      Respeito;
      Ética;
      Democracia;
      Pluralidade;
      Equidade, igualdade e inclusão.

    • Princípios

      Os princípios do MP-EC são:

      Excelência na pesquisa técnico-científica e inovação;
      Gestão participativa e democrática, com comunicação transparente;
      Respeito e ética;
      Qualidade e comprometimento;
      Pluralidade, equidade, igualdade e inclusão;
      Incentivo contínuo à capacitação;
      Valorização humana e profissional;
      Flexibilidade e sustentabilidade.

    • Infraestrutura e Laboratórios

      Clique aqui e conheça a infraestrutura e os laboratórios do MP-EC.

    • Destaques

      Os principais destaques do MP-EC no quadriênio 2021-2024 foram:

      Aumento expressivo da produção qualificada aderente à área de concentração e às linhas de pesquisa do MP-EC;
      Significativa elaboração de pedidos de registros de patentes junto a empresas do setor da Construção Civil;
      Desenvolvimento de produção intelectual com expressivo impacto social, como apoio a comunidades locais (LAB Itaim Paulista) e a organismos da administração pública (Defesa Civil da cidade de São Paulo);
      Organização e realização do ‘I SISCS’ e organização e publicação do livro ‘Tecnologia e Inovação na Construção Civil’;
      Corpo docente multidisciplinar e engajado, em constante formação e aperfeiçoamento, que atua harmonicamente em equipe em prol do crescimento do MP-EC e da USJT;
      Corpo docente e discente atuante na coordenação e na participação de redes de pesquisa com financiamento. No quadriênio, 44 projetos no MP-EC foram contemplados com fomento (65% com agências de fomento e 35% com empresas). Foi atingida a relação média de 3,7 projetos financiados por docente permanente no quadriênio;
      Sinergia entre o MP-EC e demais PPG da USJT, pela realização de atividades de pesquisa e disciplinas em conjunto;
      Importante interface com cursos de graduação da USJT, incluindo alunos de graduação em atividades de pesquisa de discentes do MP-EC;
      Parcerias com outros PPG da área de Engenharias I, como a USP, PUC-Rio e COPPE/UFRJ;
      Processo de internacionalização em consolidação, por cooperações técnicas com instituições no exterior, participação de colaboradores estrangeiros no MP-EC e organização de eventos internacionais;
      Crescente procura por candidatos desde a implementação do MP-EC, atingindo a relação de 4 candidatos/vaga em 2024;
      Importante aceitação e inserção profissional dos egressos em atividades de pesquisa e ensino superior e em atividades técnicas em empresas e indústrias do setor da Construção Civil;
      Contínuo aperfeiçoamento das ferramentas que promovem a visibilidade do MP-EC com transparência;
      Consolidação da revista técnico-científica (Journal of Urban Technology and Sustainability) no MP-EC;
      Desenvolvimento e aplicação de importante instrumento de autoavaliação do MP-EC para alimentar o processo de planejamento estratégico do Programa;
      Impacto social das atividades do MP-EC, contribuindo para alcance dos ODS da agenda 2030 da ONU.

    • Periódico

      O MP-EC criou e mantém a revista técnico-científica ‘Journal of Urban Technology and Sustainability’ (e-ISSN: 2675-780X) desde 2018. A revista proporciona um fórum internacional aberto e gratuito para disseminar pesquisas inovadoras e transdisciplinares relacionadas aos Materiais de Construção Civil, à Tecnologia de Sistemas Construtivos, à Sustentabilidade do Ambiente Construído e ao Planejamento Urbano. O periódico apresenta total aderência à área de concentração e às linhas de pesquisa do MP-EC e disponibiliza importantes recursos para integrar e unificar a colaboração entre pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

      Desde 2018, o periódico teve 6 edições publicadas e alcançou a indexação em 10 bases bibliométricas, entre elas o Redalyc e o Latindex. A revista vem ganhando visibilidade e um de seus artigos foi citado no periódico Nature Climate Change (https://www.nature.com/articles/s41558-018-0267-x). Desde 2020, registraram-se mais de 26 mil visualizações do Brasil e exterior no site do periódico (https://journaluts.emnuvens.com.br/journaluts).

    • E-book

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    • Políticas afirmativas, de inclusão e acessibilidade

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    • Contato

      Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu

      Rua Taquari, 546, Bloco 2C, campus Mooca, São Paulo, SP, 03166-000
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    • Mídias sociais

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  • O Programa

    • Área de concentração

      A área de concentração do MP-EC é ‘Materiais e Componentes de Construção Civil’. Esta área tem foco em estudos relativos aos diferentes materiais empregados na indústria da Construção Civil, bem como nos principais sistemas construtivos utilizados em projetos de edificações, tendo em vista questões como gestão inovadora e sustentabilidade.

    • Linhas de pesquisa

      O MP-EC tem 3 linhas de pesquisa, descritas a seguir.

      Linha de Pesquisa 1: Ciência dos Materiais Aplicada à Construção Civil

      A ciência dos materiais possibilita a compreensão, investigação e desenvolvimento de novos materiais, técnicas e produtos, com a intenção de agregar valor econômico, social e ambiental às soluções de Engenharia. Dessa forma, a inovação em produtos e processos depende da capacidade de investigação em materiais, para otimizar suas propriedades e desempenho. No setor da Construção Civil, destaca-se o desenvolvimento de materiais ecoeficientes, com melhores propriedades mecânicas, melhor desempenho e maior valor agregado.

      O escopo dessa linha de pesquisa é avaliar e caracterizar as propriedades de materiais empregados em Construção Civil, tratando de propriedades microestruturais que influenciam o macro comportamento de diversos materiais, como metais, cerâmicas, vidros, polímeros e compósitos. A pesquisa desenvolvida envolve conhecimentos sobre o processo de fabricação de materiais, suas propriedades e desempenho. Além disso, foca em sustentabilidade, redução de custo, mitigação do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida da sociedade.

      Os principais tópicos abordados são:

      Aditivos químicos;
      Agregados reciclados;
      Cerâmicas;
      Ciência de materiais aplicada;
      Concreto permeável;
      Concreto projetado;
      Fibras para reforço de concreto;
      Ligantes e materiais suplementares;
      Materiais não convencionais;
      Polímeros.

      Linha de Pesquisa 2: Sistemas Construtivos: Tecnologia de Materiais, Produtos e Aplicações

      Um sistema construtivo é definido pelo uso coordenado dos materiais como solução a um problema de Engenharia, respeitando-se as particularidades executivas, de mão-de-obra e de atendimento aos critérios de desempenho. Portanto, o sistema construtivo é formado por partes interligadas e interdependentes, que influenciam o seu comportamento como um todo. O uso integrado e lógico de materiais requer a compreensão, avaliação e otimização de um sistema construtivo, do ponto de vista mecânico, térmico, acústico, ambiental e sustentável.

      Essa linha de pesquisa visa avaliar e aprimorar, sob o ponto de vista tecnológico, os principais sistemas construtivos utilizados em projetos de obras, com foco em desempenho e sustentabilidade. Além disso, trata da análise da gestão da execução das obras, de forma a evitar acidentes, minimizar os impactos ambientais, garantir a qualidade prevista em projetos e evitar manifestações patológicas.

      Os principais tópicos abordados são:

      Análise da gestão da execução de obras;
      Inspeção, análise, prevenção e correção de manifestações patológicas;
      Garantia da qualidade;
      Minimização dos impactos ambientais;
      Mobilidade urbana;
      Otimização e desenvolvimento de processos construtivos;
      Técnicas de reparo e reabilitação.

      Linha de Pesquisa 3: Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil

      A sustentabilidade incorporada na estratégia das organizações contribui para gerar valor a partir de perspectivas econômicas, sociais e ambientais, resultando em oportunidades e vantagens competitivas no mercado interno e externo. A inovação está estritamente interligada à sustentabilidade. No setor da Construção Civil, destaca-se a contribuição da inovação sustentável, relacionada à introdução de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados, que trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais.

      Essa linha de pesquisa trata da abordagem sistêmica e interdisciplinar aplicada à pesquisa e à prática da inovação e da sustentabilidade no ambiente construído, revelando as tendências do meio urbano, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, visa atender aos princípios da agenda ESG (Environmental, Social and Governance) e ao alcance dos ODS da Agenda 2030 da ONU.

      Os principais tópicos abordados são:

      Análise de ciclo de vida;
      Construções sustentáveis;
      Ecoeficiência de produtos e processos;
      Eficiência energética;
      Governança, legislação e políticas para a sustentabilidade;
      Indicadores de sustentabilidade;
      Métodos de produção limpos;
      Planejamento de operações;
      Processos de reciclagem e reuso de materiais;
      Tratamento de resíduos;
      Uso racional de materiais de construção.

    • Estrutura Curricular

      As atividades de formação acadêmica e de pesquisa do MP-EC obedecem à estrutura representada pela área de concentração, linhas de pesquisa e projetos-eixo como fundamento da pesquisa e produção intelectual. Foi elaborada uma oferta abrangente e integrada, organizada por competências, com o objetivo de proporcionar uma compreensão global do conhecimento, que possibilita o desenvolvimento das atividades de ensino, de pesquisa e extensão. Essa foi uma evolução importante implementada no quadriênio 2021-2024, e apresentou resultados significativos na formação dos discentes, em relação ao quadriênio anterior. A estrutura curricular do MP-EC está compatível com os objetivos específicos do Programa Profissional e com os conteúdos disciplinares.

      O MP-EC está estruturado para o cumprimento das disciplinas teóricas e práticas, defesa de qualificação e defesa final da Dissertação no prazo de 24 meses consecutivos, contado a partir da data de ingresso do discente no curso. Em casos excepcionais, o discente pode solicitar aditamento de prazo máximo de até 6 meses, devidamente justificado ao Colegiado do Programa, que poderá deferir ou não a solicitação. Todas as informações necessárias para cumprir as normas do MP-EC estão no regimento do Programa, disponível no seu site.

      O Programa MP-EC é presencial e segue fielmente todas as diretrizes para processos híbridos de ensino e aprendizagem na Pós-Graduação Stricto Sensu descritas na Instrução Normativa nº 2, 03/12/24. Aulas, reuniões de orientação, bancas de defesa e seminários que ocorrem no formato virtual são atividades síncronas. Não existem atividades assíncronas no MP-EC.

      O MP-EC oferece componentes curriculares, definidos como Disciplinas, Atividades Complementares e Práticas Profissionais Supervisionadas, que proporcionam os fundamentos metodológicos para a formação científica e profissional dos mestrandos. Além disso, há disciplinas e atividades para a divulgação de seus resultados pela redação de artigos técnicos e científicos, relatórios técnicos e dissertações. Por fim, também existem disciplinas para a especialização dos discentes em diferentes linhas de atuação.

      Para concluir o curso, o discente deverá integralizar 38 créditos (570 h) no MP-EC, distribuídos da seguinte forma:

      – 12 créditos em disciplinas específicas;
      2 créditos na disciplina Core;
      4 créditos em disciplinas de Área;
      8 créditos em disciplinas Seminários;
      2 créditos em Atividades Complementares: Vida & Carreira;
      2 créditos em Atividades Complementares: Inserção Social;
      2 créditos em Atividades Complementares: Dual;
      6 créditos referentes à defesa da Dissertação.

    • Disciplinas, ementas e atividades complementares

      Disciplinas

      As disciplinas são classificadas como Core, Área, Específicas e Seminários, cujas ementas refletem as pesquisas dos docentes, seus avanços mais recentes e bibliografia atualizada. A disciplina Core se organiza pela transversalidade de conhecimentos e de temáticas necessárias para enfrentar as grandes questões contemporâneas. As disciplinas de Área se destinam às competências comuns à área de conhecimento do MP-EC. As disciplinas Específicas têm como objetivo fornecer o conhecimento essencial para estabelecer a conexão entre o todo e suas partes (linha de pesquisa/problema). As disciplinas Seminários têm a finalidade de formar os discentes para realizar a pesquisa e prepará-los no caminho metodológico para desenvolver a dissertação.

      O MP-EC oferece 19 disciplinas a seguir, com suas respectivas ementas:

      a) Disciplina Core – 2 créditos (obrigatória)
      Inovação e Empreendedorismo .

      b) Disciplinas de Área – 4 créditos (1 delas obrigatória)
      Ciência dos Materiais Aplicada à Construção Civil;
      Gestão da Inovação e da Tecnologia na Construção Civil.

      c) Disciplinas Específicas – 4 créditos (eletivas)
      Avaliação de Desempenho de Sistemas Construtivos;
      Cidades e Soluções: Ecossocioeconomias das Organizações: Setor da Construção Civil;
      Concretos Especiais e Sistemas Construtivos;
      Estatística Aplicada à Engenharia;
      Manifestações Patológicas em Sistemas Construtivos;
      Materiais Compósitos à Base de Cimento;
      Métodos Experimentais para a Caracterização de Materiais de Construção Civil;
      Modelagem de Estruturas de Concreto;
      Nanotecnologia Aplicada aos Materiais de Construção Civil;
      Planejamento e Gestão de Obras de Edifícios;
      Polímeros: Estrutura, Propriedades, Processamento e Aplicação;
      Química dos Ligantes Aéreos e Hidráulicos;
      Química Geral e Ambiental para a Engenharia de Construção;
      Sustentabilidade do Ambiente Construído.

      d) Disciplinas Seminários – 4 créditos (ambas obrigatórias)
      Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica;
      Seminários de Pesquisa Aplicada.

      Atividades Complementares

      As Atividades Complementares são ofertadas como disciplina ou atividades que somadas representarão a carga horária necessária à sua integralização. Quando ofertadas como disciplina, são componentes eletivos. Já como atividades, enquadram-se nas seguintes categorias:

      – Vida & Carreira: atividades que levam o discente a refletir sobre sua carreira enquanto mestrando, relacionadas às Trilhas de Pesquisa, à Docência ou ao Empreendedorismo;
      – Inserção Social: atividades que tratam da interação da universidade com a comunidade e fortalece o impacto do Programa na sociedade;
      – Dual: atividades relacionadas à prática profissional do pesquisador, docente ou empreendedor e desenvolve a conexão das perguntas do pesquisador com a vida real.

      As atividades complementares aceitas para a integralização do curso, com atribuição de 1 crédito cada, são:

      Participação em eventos com apresentação de trabalho, em cursos e seminários de cunho científico e em atividades de internacionalização, como disciplinas internacionais;
      Participação em projetos de pesquisa, desde que não diretamente vinculados à pesquisa relativa à Dissertação de mestrado;
      Oferecimento de cursos e treinamentos;
      Inserção social, como ações extensionistas e projetos de extensão;
      Elaboração de relatórios científicos e artigos a partir de estudos independentes;
      Proferir palestras sobre temática relacionada à especialidade de sua formação;
      Publicação de artigo em periódico de Qualis A4 ou superior;
      Elaboração de produção técnica de estrato T3 ou superior;
      Outras atividades complementares relacionadas com a formação acadêmica e científica do discente, devidamente justificadas.

      Práticas Profissionais Supervisionadas (PPS)

      Uma característica da estrutura curricular do MP-EC que merece destaque são as PPS I, II e III, realizadas nos primeiro, segundo e terceiro semestres do curso, respectivamente. As PPS representam uma abordagem avançada em relação às tutorias convencionais, alinhando o aprendizado acadêmico às demandas reais do setor. Diferentemente da tutoria tradicional, que foca no suporte ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes, as PPS incorporam uma orientação técnica e aplicada, estreitando a relação entre a pesquisa e a prática profissional.

      Essas práticas, lideradas por docentes experientes, asseguram o acompanhamento estruturado das atividades dos mestrandos em seus trabalhos ou projetos institucionais. O modelo do MP-EC foca na resolução de problemas reais, incentivando metodologias inovadoras e soluções eficazes para a Engenharia Civil. As PPS fortalecem a formação profissional, transferindo conhecimentos ao setor produtivo e à sociedade, enquanto promovem colaboração científica e buscam soluções para desafios sociais. Essa abordagem desenvolve competências técnicas e gerenciais, aprimorando habilidades em projetos, inovação e sustentabilidade. Assim, o MP-EC moderniza o conceito de tutoria e prepara seus alunos para contribuir significativamente com a evolução da Engenharia Civil no Brasil.

    • Coordenação

      Prof. Dr. Renan Pícolo Salvador

      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2

      Currículo Lattes

    • Corpo Docente

      Profa. Dra. Ana Paula Branco do Nascimento
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Profa. Dra. Cláudia Terezinha Kniess
      Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq nível 1D
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Dimas Alan Strauss Rambo
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Guilherme Leite Gaudereto
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. José Baltazar Guerra
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. José Carmino Gomes Júnior
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Mostafa Galal Aboelkheir
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Nestor Kenji Yoshikawa
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Ramoel Serafini
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Renan Pícolo Salvador
      Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Prof. Dr. Sandro Martini
      [email protected]
      Currículo Lattes

      Profa. Dra. Heloisa Candia Hollnagel (Docente colaboradora)
      [email protected]
      Currículo Lattes

    • Discentes e egressos

      Atualmente, o MP-EC conta com 45 discentes regulares e já formou mais de 40 mestres desde a sua implementação.

    • Perfil dos egressos

      O candidato que busca a capacitação no MP-EC provém de diversas formações de origem e atuação profissional. O perfil de formação básica do candidato abrange as Engenharias, principalmente nas especialidades Civil, Ambiental, Química e Materiais, assim como de outras áreas, como Arquitetura e Ciências Ambientais. Em termos de atuação profissional, o perfil do candidato é composto por profissionais provenientes de empresas de Construção Civil, gestão pública e saneamento, e por profissionais autônomos na área de perícias e projetos estruturais.

      Os egressos do MP-EC receberam a formação no mesmo nível de aprofundamento ao exigido pela modalidade acadêmica. Pela formação recebida, os egressos desenvolvem competências para planejar, desenvolver, implementar e gerir aplicações inovadoras e sustentáveis em materiais de construção e em tecnologias de processos construtivos, considerando a fronteira do conhecimento da área. Com isso, o egresso contribuirá para a melhoria de produtos e processos relacionados à Construção Civil, com base na pesquisa científica e tecnológica realizada com ética, competência, inovação e criticidade. Diante dos desafios tecnológicos e de gestão que se apresentam, espera-se que o egresso seja um líder transformador, com visão sistêmica dos processos.

      Com base no exposto, o perfil do egresso compreende as seguintes habilidades e competências:

      Dominar a fronteira do conhecimento na área de atuação, avaliando criticamente estudos e aplicando metodologia científica para criar tecnologias, expandir o conhecimento e desenvolver pesquisas que ofereçam contribuições inovadoras e captar fomento;
      Liderar equipes e participar de pesquisas multidisciplinares, colaborando com centros de excelência e redes nacionais e internacionais;
      Identificar e utilizar as ferramentas de comunicação mais adequadas para divulgar trabalhos em organizações e empresas;
      Aprimorar o desempenho organizacional da instituição laboral, propondo métodos e procedimentos que propiciem a inserção do tema sustentabilidade nessas organizações;
      Criar e gerir políticas de intervenção em setores públicos de relevância para a sociedade, produzindo avanços científicos e tecnológicos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

    • Banco de Dissertações

      Clique aqui e acesse o banco de dissertações do MP-EC.

    • Agenda de defesas

      Clique aqui e acesse a agenda das próximas defesas de dissertações no MP-EC.

  • Processo seletivo discente

    • Edital

      Clique aqui e confira o edital para o processo seletivo discente 2025/2.

    • Inscrições

      As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas conforme as instruções do Edital. Primeiramente, o candidato deve realizar sua pré-inscrição (ícone ‘Inscreva-se’ na página do Programa) e depois confirmá-la pelo envio da documentação complementar pelo link apresentado no Edital.

    • Matrícula

      A matrícula é realizada conforme o Edital e seguindo as instruções enviadas pela Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu. As etapas do processo de matrícula são:

      Envio dos documentos solicitados;
      Assinatura do contrato pelo sistema Ulife e pagamento da matrícula, conforme os valores e forma de pagamento desejados;
      Matrícula nas disciplinas, realizada em reunião com o orientador.

    • Bolsas

      O MP-EC oferece anualmente uma ‘Bolsa Social’, cujo objetivo é oportunizar a continuidade da formação acadêmica de estudantes menos favorecidos econômica e socialmente. As bolsas ofertadas são integrais (100% no valor da mensalidade), com duração de 24 meses, mediante avaliação semestral que condiciona a continuidade da bolsa. Essa bolsa é pleiteada via formulário específico disponibilizado durante as entrevistas do processo seletivo. São considerados requisitos essenciais para que candidatos possam pleitear essas bolsas:

      O padrão socioeconômico do candidato;
      O local de residência do candidato, uma vez que se pretende privilegiar moradores de comunidades ou de áreas de vulnerabilidade socioambiental e cultural;
      O grupo étnico do candidato, no sentido de privilegiar pretos e pardos (mediante autodeclaração fenotípica);
      Participação em auxílio de programas para completar o ensino superior, como o Prouni ou similares;
      Condições financeiras que não permitam que os candidatos deem continuidade à sua formação acadêmica e de pesquisador;
      Desempenho acadêmico em curso de graduação.

      Além da bolsa social, outras bolsas de estudo são concedidas para os ingressantes MP-EC da USJT, como:

      Bolsas de 70% para ingressantes que são ex-alunos da USJT;
      Bolsas de 62% para colaboradores de empresas parceiras;
      Bolsas de 58% para candidatos indicados por colaboradores da USJT;
      Bolsas de 40% para a comunidade externa.

    • Aluno especial

      Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em componentes curriculares isolados, sem vínculo com o MP-EC. O candidato a aluno especial deverá ser portador de título de graduado em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. A quantidade de créditos que o discente poderá cursar na condição de Aluno Especial não poderá exceder 30% (trinta por cento) do total de créditos teóricos do Curso.

      A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pelo Colegiado do Programa, ouvido o docente responsável pela disciplina. Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Coordenação do Curso.

      Para se inscrever como aluno especial, o candidato deve seguir as informações enviadas pela Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu.

  • Área do estudante

    • Calendário acadêmico

      Clique aqui e confira o calendário acadêmico para 2025.

    • Oferta de disciplinas

      Clique aqui e confira a oferta de disciplinas para 2025/1.

    • Atividades complementares

      Acesse aqui e confira as atividades complementares aceitas para os Projetos Vida&Carreira, Dual e Inserção Social.

    • Regimento e regulamento

      Clique aqui e baixe o regimento interno do curso.
      Clique aqui e baixe o regulamento geral da Pós-Graduação Stricto Sensu.

    • Exame de proficiência em língua estrangeira

      O exame de proficiência em inglês avalia a capacidade do discente de ler, traduzir e interpretar textos específicos da área, promovendo sua inclusão em eventos e publicações internacionais. Realizado semestralmente pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da USJT, é obrigatório para o Exame de Qualificação. Discentes que comprovem nota acima de 70% em exames externos certificados podem solicitar convalidação do certificado no MP-EC. Caso a solicitação seja aprovada, estarão isentos de realizar o exame de proficiência da USJT, garantindo assim maior flexibilidade no cumprimento desse requisito.

    • Exame de qualificação

      O exame de qualificação é uma etapa crucial que avalia a maturidade do discente e a qualidade do andamento da pesquisa, sendo um pré-requisito para a defesa final.

      São requisitos para a realização do exame de qualificação:

      Aprovação em todas as disciplinas obrigatórias;
      Aprovação ou convalidação do exame de proficiência em inglês (e língua portuguesa, quando for o caso);
      O exame deve ser realizado em até 18 meses após ingresso no curso.

      O agendamento do exame de qualificação deve ser realizado pelo docente orientador. O exame de qualificação é realizado em sessão pública, presencialmente ou por videoconferência, para uma banca examinadora, composta por 3 membros com titulação de Doutor, organizado nas seguintes etapas:

      Uma exposição de até 30 minutos realizada pelo discente;
      Arguições dos membros da Comissão Examinadora, de até 30 minutos cada;
      Respostas do discente, que também disporá de até 30 minutos, para cada arguição.

      Maiores informações sobre o exame de qualificação podem ser encontradas no Regimento do curso.

    • Defesa de dissertação

      A Dissertação se caracteriza por um trabalho supervisionado por um docente orientador e construída pelo mestrando, que deverá apresentar competências compatíveis com a formação de um mestre. É esperado que a Dissertação demonstre a aquisição das capacidades de: sistematização da literatura existente sobre o tema tratado, capacidade de utilização dos métodos e técnicas de investigação científica, capacidade de análise, interpretação dos dados coletados, bem como a discussão com a literatura existente sobre o assunto. Espera-se que o mestrando desenvolva a Dissertação com rigor científico no que se refere aos métodos e técnicas da investigação, com o propósito do desenvolvimento de uma produção científica, bibliográfica ou técnica/tecnológica, que contribua tanto para a área de estudos da Engenharia Civil de forma interdisciplinar e aplicada, quanto para a sociedade.

      São requisitos para a defesa da Dissertação:

      Ter obtido todos os créditos vinculados às disciplinas obrigatórias, eletivas, atividades complementares e práticas profissionais supervisionadas;
      Ter sido aprovado no Exame de Qualificação;
      Ter comprovado a submissão de pelo menos 1 produção científica, bibliográfica ou técnico/tecnológica para um veículo de divulgação especializado da área de Engenharias I;
      Estar em dia com todas as obrigações financeiras, acadêmicas e documentais com a USJT, mediante relatório fornecido pela Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu.

      O agendamento da defesa da Dissertação deve ser realizado pelo docente orientador. A defesa é realizada em sessão pública, presencialmente ou por videoconferência, para uma banca examinadora, composta por 3 membros com titulação de Doutor, organizado nas seguintes etapas:

      Uma exposição de até 40 minutos realizada pelo discente;
      Arguições dos membros da Comissão Examinadora, de até 30 minutos cada;
      Respostas do discente, que também disporá de até 30 minutos, para cada arguição.

      Maiores informações sobre o exame de qualificação podem ser encontradas no Regimento do curso.

    • Agendamento de banca

      O agendamento de bancas para o exame de qualificação ou para a defesa da Dissertação deve ser realizado pelo docente orientador pelo link https://forms.gle/TPUpiic5UXG4abUx6.

    • Atendimento de secretaria

      A Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu disponibiliza todas as informações acadêmicas e administrativas para os discentes pelo link https://acesse.one/RnTHM.

      O atendimento da secretaria ocorre das seguintes formas:
      Presencialmente, de segunda à sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, na Rua Taquari, 546, Bloco 2C, Mooca, São Paulo, SP;
      Diariamente no plantão de dúvidas, de segunda à sexta-feira das 16h00 às 17h00, via Teams pelo link https://encurtador.com.br/mCLT2;
      Pelo e-mail [email protected];
      Pelo whatsapp 11 98712-1839 (apenas mensagem de texto).

  • Área do docente

  • Eventos realizados

    • I SISCS - Simpósio de Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil

      Em 2024, o MP-EC organizou e realizou o ‘I SISCS’, com apoio da CAPES/PAEP (auxílio 2446/2023, processo 88881.880611/2023-01). Teve como propósito constituir um fórum permanente de debates sobre os temas Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil. O evento ocorreu em 20 e 21/05/2024 no Campus Mooca da USJT, reunindo 281 participantes, 19 conferencistas de instituições e empresas de diversas regiões do Brasil.

      Voltado a acadêmicos e profissionais, o I SISCS conectou teoria e prática, destacando instituições de ensino, pesquisa e empresas do setor. A programação incluiu palestras, workshops, painéis e fóruns para ampliar a formação em inovação e sustentabilidade. O evento teve 55 trabalhos aprovados, publicados nos anais, reforçando sua relevância acadêmica.

      Site do evento: https://eventos.galoa.com.br/siscs-2024/page/3867-evento.
      Os anais do evento podem ser acessados aqui.

    • Risco Hidrológico no Município de São Paulo: Mapeamento e Avaliação do Risco Associado a Inundações e Enchentes

      O curso “Risco hidrológico no município de São Paulo: Mapeamento e avaliação do risco associados a inundações e enchentes” foi desenvolvido para capacitar técnicos da Defesa Civil na identificação e avaliação de áreas vulneráveis a eventos hidrológicos extremos. Durante as 32 h de treinamento, os participantes tiveram contato com metodologias de mapeamento de risco, inspeção de áreas suscetíveis a enchentes e estratégias de mitigação de impactos. A programação incluiu aulas teóricas, atividades práticas em laboratório e inspeções de campo, permitindo a aplicação dos conceitos aprendidos.

      Além de fornecer conhecimentos essenciais sobre os fatores que contribuem para o agravamento das inundações, o curso resultou no desenvolvimento de uma metodologia específica para auxiliar as inspeções, sistematizando a avaliação de risco. Realizado por meio de um convênio com a Defesa Civil da cidade de São Paulo e publicado no Diário Oficial da União, o curso recebeu avaliação excelente de todos os 42 participantes. Com isso, fortaleceu a capacidade técnica das equipes responsáveis pelas inspeções, promovendo maior eficiência na identificação de áreas críticas e na implementação de ações preventivas, contribuindo para a redução dos impactos socioeconômicos causados por desastres hidrológicos no município.

    • I Simpósio Internacional sobre Concreto Projetado: Desafios Atuais para o Avanço da Tecnologia

      Evento organizado pelo MP-EC com a participação de docentes e pesquisadores da EPUSP, da Universidade de Loughborough (Inglaterra) e da Universidade Tecnológica de Graz (Áustria) (CAPES/PAEP, processo 88881.472000/2019-01). O objetivo foi disseminar o estado da arte do conhecimento sobre concreto projetado para a comunidade científica e profissional. Com isso, foram promovidas a integração e a troca de experiências entre pesquisadores, professores, discentes e profissionais da área.

      O evento foi realizado virtualmente e está disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=q6U8SxETWoo. Para saber mais sobre o evento, acesse o material de divulgação aqui.

    • Inspeções Técnicas em Áreas e Edifícios em Situações de Risco

      O MP-EC firmou uma parceria com a Defesa Civil da cidade de São Paulo para oferecer assessoria na formação técnica de seus colaboradores no que tange a análise do grau de risco de edificações. Foi realizado um curso totalmente gratuito intitulado ‘Inspeções técnicas em áreas e edifícios em situações de risco’, ministrado pelos docentes Henrique Campelo Gomes, Maurício Marques Resende e Nestor Kenji Yoshikawa. O conteúdo do curso foi sobre a identificação de riscos presentes em edificações associados a eventos adversos, bem como em edificações localizadas em áreas de risco. O curso teve a duração de 32 horas e foi composto por aulas expositivas, aulas práticas em laboratório e inspeções de campo in loco.

      A partir das análises conduzidas, foi elaborada uma proposta metodológica para sistematização de avaliação de risco, mediante avaliação expedita de indicadores de instabilidade de construções para vistoria in loco. Essa proposta foi transformada em uma ficha de avaliação e está sendo desenvolvido um software (aplicativo) para conduzir e assessorar os colaboradores da Defesa Civil em seu trabalho.

    • Soluções de Engenharia para Áreas Vulneráveis - São Paulo Meeting

      Evento internacional interdisciplinar sobre análise e planejamento de áreas vulneráveis e tecnologias construtivas para áreas de risco, que contou com a participação de 145 pessoas. O evento foi realizado na USJT campus Mooca, no dia 08/10/2019, com a organização dos professores Ana Paula Koury, Dimas Alan Strauss Rambo, Nestor Kenji Yoshikawa e Renan Pícolo Salvador. Houve 4 palestras com os títulos ‘Planejamento urbano local em condições de vulnerabilidade’ ministrada pelos professores alemães Michael Koch e Bernd Kniess, ‘Geologia na construção e desenvolvimento sustentável no Brasil’ ministrada pelo professor Ronaldo Malheiros Figueira, ‘Avaliação de risco em áreas vulneráveis’ ministrada pelo professor Nestor Kenji Yoshikawa e ‘Tecnologias construtivas para estabilização de áreas de risco’ ministrada pelo engenheiro de túneis Marco Aurélio Peixoto Silva. Para finalizar, o evento contou com uma mesa redonda para discussão dos temas abordados.

    • Oficina de Redação de Textos Técnicos e Acadêmicos

      Oficina para orientação e apresentação de técnicas de redação de textos técnicos e acadêmicos, destinada aos estudantes de graduação e pós-graduação. Evento realizado virtualmente, disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=wJgXO6ErTZk&t=592s.

    • I Workshop Virtual sobre Materiais Compósitos à Base de Cimento da USJT

      Workshop sobre materiais compósitos à base de cimento, realizado pelo MP-EC em 2020. Evento realizado virtualmente, disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=AqxxcEUIrTc&t=51s.

    • I Workshop Virtual sobre Inspeção e Ensaios em Edificações: Estruturas de Concreto, Metálicas e de Revestimento

      Workshop sobre inspeção e ensaios em edificações, realizado pelo MP-EC em 2021. Evento realizado virtualmente, disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=JUqquF8EYsw.

    • I Seminário Interdisciplinar sobre Tecnologias Construtivas: Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Materiais de Construção (I SINTEC)

      Seminário sobre tecnologias construtivas, com foco em inovações tecnológicas em materiais de construção. Evento realizado virtualmente em 2021, disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=8_2yl2Vs_lQ

    • Ciência Aberta e Publicação Científica

      Workshop sobre a temática de ciência aberta, realizado pelo MP-EC em 2021. Evento realizado virtualmente, disponível no canal do MP-EC no Youtube, pelo link https://www.youtube.com/watch?v=fvThMSVk93M&t=89s.

  • Produção científica e técnica/tecnológica

    • Produção bibliográfica

      No quadriênio 2021-2024, foram publicados 183 artigos científicos pelos docentes e discentes do MP-EC. Desse total, 107 artigos foram publicados em periódicos do estrato A, 15 em periódicos do estrato B, e 61 em periódicos ainda sem classificação Qualis. Todas as produções estão listadas e podem ser consultadas no Currículo Lattes dos docentes.

    • Livros e capítulos de livro

      Além dos artigos, 2 livros (obras completas) internacionais, 10 livros (obras completas) nacionais, 23 capítulos de livro em obras nacionais e 40 capítulos de livro em obras internacionais (redigidos em inglês) foram publicados no quadriênio. Uma importante produção foi o livro ‘Tecnologia e Inovação na Construção Civil’, organizado e desenvolvido pelos docentes, discentes e egressos do MP-EC em 2024, reunindo pesquisas e experiências dos autores. O livro pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.

    • Produção técnica/tecnológica

      No quadriênio 2021-2024, foram produzidos 438 produtos técnicos-tecnológicos qualificáveis para a área das Engenharias I, dos quais merecem destaque depósitos de pedido de patente, aplicativo/software, produtos de tecnologia social e manuais/protocolos para melhoria de produtos e processos em parceria com indústrias. Grande parte dessas produções foi desenvolvida com a participação de discentes e egressos do MP-EC, além de alunos de graduação e iniciação científica da USJT.

      Os produtos desenvolvidos estão apresentados a seguir e podem ser consultados no Currículo Lattes dos docentes.

      22 cursos de curta duração para formação profissional;
      2 produtos de tecnologia social;
      5 aplicativos/softwares;
      5 ativos de propriedade intelectual (depósitos de pedido de patente);
      3 desenvolvimentos de produto;
      3 manuais/protocolos para melhoria de produtos e processos em parceria com indústrias;
      10 produtos de editoração (editoração de revistas científicas e de anais de eventos);
      38 eventos organizados;
      52 relatórios técnicos conclusivos.

  • Projetos desenvolvidos

    • Apresentação

      Ao longo do quadriênio 2021-2024, diversos projetos foram contemplados com financiamento externo para projetos de pesquisa, de inovação tecnológica, para organização de eventos e bolsas de pesquisa. O caráter profissional do Programa está evidente através do estabelecimento de parcerias e projetos de desenvolvimento e de extensão com empresas do setor público e privado. No quadriênio 2021-2024, 44 projetos foram contemplados com fomento, sendo 27 com agências de fomento público nacionais, 2 com agências de fomento público do exterior e 15 com empresas privadas do setor de Construção Civil.

    • Coordenação e participação de redes de pesquisa e cooperação

      – Núcleo de Pesquisa Impacto da Pós-Graduação na Sociedade – NuPIS

      O NuPIS, coordenado pela docente Cláudia Terezinha Kniess, foi oficializado em 2023, sucedendo ao Grupo de Trabalho “Impacto dos PPG na Sociedade” (2020), que incorporou o Grupo Destaque Territorial em 2016. O núcleo reúne 20 pesquisadores de instituições das 5 regiões do Brasil (USP, UNIFESP, USJT, UNISUL, UFPE, UNESP, UFMG, ISAE, IFPB, IFSC, UEFS, USU, UFMT, UNEMAT, UFAM e UNISUAM) e mantém governança independente, com apoio da FAPESP (Processo 2021/02681-1) e parceria com o IEA/USP.

      Seu principal projeto, ‘Impacto e relevância dos PPG da Área de Ciências Ambientais para alcance dos ODS da ONU”, integra o guarda-chuva “Cidades e Soluções”, iniciado em 2005. Este projeto conta com iniciativas financiadas por agências nacionais e internacionais e objetiva consolidar indicadores de impacto ecossocioeconômico dos PPG, criar ferramentas analíticas e apoiar decisões estratégicas da área, além de fomentar a divulgação científica e sistematizar a contribuição global da Pós-Graduação brasileira.

      O NuPIS também desenvolve tecnologias e inovações que, após validação, podem originar spin-offs acadêmicos, promovendo o compartilhamento de conhecimento e tecnologias entre a ciência e a sociedade. Esses spin-offs são ferramentas cruciais para fortalecer os vínculos entre pesquisa acadêmica, organizações sociais e o setor empresarial, contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável e alinhamento aos ODS.

      – Grupo RUA – Resiliência Urbana em Ação: Protegendo nossas cidades de eventos climáticos extremos

      O ciclo de encontros técnicos RUA, organizado por IEA/USP, Uninove, IPT-SP e PROETUSP, visa mapear ferramentas e práticas de resiliência urbana em resposta a eventos climáticos extremos. Em 2024, 3 encontros reuniram especialistas para consolidar um caderno técnico com boas práticas na gestão de riscos, conforme o Marco de Sendai. A USJT apoia o projeto, representada pelos docentes Cláudia Terezinha Kniess e Nestor Kenji Yoshikawa e pelos discentes Hércules Reis Machado e Juliana Moura Santos. Em 2025, serão realizados mais três encontros, sendo o último dedicado a consolidação do projeto.

      – Rede Brasileira de Inovação Frugal – Refrib

      O MP-EC integra a Refrib, que promove inovação frugal no Brasil por meio de práticas e tecnologias eficientes, impactando positivamente comunidades de baixa renda e empresas que buscam competitividade em mercados com recursos limitados. A missão é fortalecer a inovação no país e expandir iniciativas frugais na América Latina, alinhando-se aos objetivos da Rede Latino-Americana de Inovação Frugal.

      – Colaboração com o Grupo de Materiais Semicondutores e Nanotecnologia do Instituto Tecnológico de Aeronáutica

      O prof. Sandro Martini coordena as ações de colaboração científica bilateral com o grupo, liderado pela Profa. Dra. Lara Kühl Teles.

      – Parceria com a Secretaria Municipal de Mudanças Climáticas

      A Portaria da Secretaria de Governo Municipal n. 19 de 06/10/2022 institui o grupo de trabalho em novos centros para conduzir estudos, além de formular e implementar um projeto de Gestão Integrada para a resiliência climática adaptação e desenvolvimento policentrado da cidade de São Paulo, com atenção às periferias. A profa. Ana Paula Koury representa o MP-EC nessa parceria.

      – Participação no Comitê Gestor do Laboratório Klimapolis e na rede de pesquisa INCT Klimapolis

      O Klimapolis é uma rede transdisciplinar, iniciada em 2017, que une parceiros alemães e brasileiros para criar cidades resilientes, focando em clima, poluição e governança urbana. De 2017 a 2023, operou como Laboratório Klimapolis, fruto de uma parceria entre o Instituto Max Planck de Meteorologia e o IAG/USP, com financiamento do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa.

      O Klimapolis, agora um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia desde 2023, apoia pesquisas e políticas públicas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade urbana. Financiado pelo CNPq e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (processo 406728/2022-4), o projeto continuará até 2027, consolidando sua estrutura e promovendo soluções para adaptação climática e desenvolvimento sustentável em áreas urbanas brasileiras.

    • Projetos de pesquisa, inovação e inserção social

      Atualmente, os seguintes projetos de pesquisa, inovação e inserção social estão em andamento no MP-EC:

      Aplicação de modelos de inteligência artificial para análise das propriedades físicas de compósitos cimentícios;
      Avaliação de risco em edificações e estruturas de obras civis: Patologias, condicionantes estruturais e não estruturais;
      Avaliação do impacto na sociedade das pesquisas sobre Sustentabilidade Urbana realizadas em Programas de Pós-Graduação no Brasil;
      BRIDGE – Construindo resiliência numa economia global dinâmica: Complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil;
      Change the climate: Assuring the quality of environmental strategies in Latin- American Higher Education;
      Cidades e Soluções, Ecossocioeconomias Territoriais: Cadeias socioprodutivas que promovem o alcance dos ODS;
      Cidades e soluções: Ecossocioeconomias Urbanas: Cadeias socioprodutivas sustentáveis que promovem o bem viver territorial;
      Cidades Sustentáveis: Contribuições dos espaços verdes para alcance da meta 11.7 da Agenda 2030;
      – CitiesXXI@Brazil: Estratégias para a promoção de Cidades Sustentáveis e Inteligentes;
      Compósitos cimentícios reforçados com tecido de sisal: Desenvolvimento, caracterização mecânica e tratamento do reforço com nano sílica e descamação;
      Concreto com fibras de alta e ultra alta resistência para aplicações estruturais;
      Desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para reaproveitamento de resíduos e remoção de contaminantes ambientais;
      Desenvolvimento e capacitação em avaliações de risco e remediação em edificações e obras e infraestrutura urbana;
      Development of concrete mix designs with high contents of blast-furnace slag for sprayed concrete application;

      Impacto e relevância dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais para alcance dos ODS da ONU;
      Impacto na sociedade dos Programas de Pós-Graduação para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU;
      INCT Klimapolis – Áreas urbanas brasileiras em perspectiva transdisciplinar: Avaliação, cenários e soluções para adaptação às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável;
      Inovação sustentável na valorização de resíduos industriais como matéria-prima de produtos cerâmicos;
      Integrando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Construção Civil;
      Laboratórios do mundo real: A microbacia do ribeirão do Lageado como projeto piloto de política pública para a ação climática;
      Materiales cementicios neuromórficos para aplicaciones en Ingeniería Civil. Financiamento: Ministerio de Ciencia e Innovación (€ 130.000,00);
      O efeito das elevadas temperaturas em concretos com fibras de aço submetidas a tratamento superficial com nanossílica: Comportamento ao arrancamento, propriedades mecânicas e simulação numérica;
      Orientação magnética robotizada de fibras de aço em lajes de concreto;
      Otimização do desempenho funcional e ambiental do concreto projetado;
      Robot-assisted magnetic orientation of steel fibers in concrete slabs: Development, physical-mechanical characterization and image analyses

    • Projetos de P&D+i com empresas

      Dada a vertente profissional do MP-EC, diversos projetos de P&D+i são desenvolvidos com empresas e organizações do setor da Construção Civil, por grupos de trabalho compostos pelos docentes e discentes. Tais trabalhos proporcionam muitos benefícios para as empresas, dos quais se destacam:

      A expertise dos docentes em áreas específicas contribui para que as empresas resolvam problemas complexos e implementem melhores práticas em suas operações;
      O grupo de trabalho pode oferecer uma perspectiva externa com visão objetiva e imparcial dos desafios e oportunidades da empresa, ajudando a identificar áreas de melhoria que não são normalmente encontradas pelos colaboradores internos das empresas;
      Os docentes e discentes podem ajudar a otimizar processos e operações com eficiência e produtividade, que contribuem para redução de custos e de impacto ambiental;
      Os trabalhos realizados ajudam a desenvolver estratégias e planejamentos de longo prazo, alinhadas com os objetivos de negócios da empresa;
      O projeto pode ajudar a empresa a adotar novas tecnologias e inovações, mantendo-se competitiva no mercado;
      Desenvolve-se um processo de transferência de conhecimento, por meio de workshops e treinamentos, elaboração de documentos e protocolos de melhoria de produto e processo, desenvolvimento de ferramentas e tecnologias, para facilitar a gestão dos processos.

      Os principais projetos de P&D+i desenvolvidos no quadriênio 2021-2024 estão descritos a seguir:

      Aprimoramento do desempenho de pisos industriais com concretos de retração compensada;
      Avaliação da compatibilidade de aditivos compensadores de retração com aditivos dispersantes;
      Avaliação da durabilidade de concretos produzidos com aditivos compensadores de retração frente a ataques químicos;
      Avaliação da influência de aditivos compensadores de retração no comportamento mecânico de concretos reforçados com fibras;
      Caracterização de aditivos compensadores de retração baseados em óxido de cálcio supercalcinado;
      Caracterização do processo de autocicatrização de concretos fabricados com aditivos cristalizantes;
      Caracterização de tubos de concreto produzidos com aditivos compensadores de retração;
      Desarrollo de un hormigón de alto desempeño para aplicación a escala de producción;
      Desenvolvimento de aditivos impermeabilizantes para lajes de concreto;
      Desenvolvimento de metodologia para controle tecnológico de concreto reforçado com fibras;
      Desenvolvimento e caracterização de argamassas estabilizadas e argamassas para contrapiso;
      Estudo de dosagem de concretos de consistência seca para a fabricação de tubos de concreto.

    • Parceiros

      O MP-EC tem diversos parceiros com os quais desenvolve projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os principais parceiros estão listados a seguir:

      Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto Desempenho – ANAPRE;
      Assaí Atacadista;
      Camargo Química;
      Cementos Artigas;
      Chimica Edile do Brasil;
      Defesa Civil da cidade de São Paulo;
      LPE Engenharia e Consultoria;
      – PROLAB Serviços de Engenharia;
      Subprefeitura do Itaim Paulista.

  • English version

    • Program Background

      With over 36 years of tradition in Civil Engineering education, the undergraduate program at USJT has built a strong reputation for training engineers with deep expertise in Construction Materials. Approximately 75% of its graduates work in the construction sector, particularly in project execution, planning, inspection, and building rehabilitation – thanks to a hands-on curriculum and a highly qualified faculty.

      Despite the presence of 44 Civil Engineering undergraduate programs in São Paulo, there are limited graduate-level opportunities in CAPES Area 10. This gap has created a strong demand for advanced training. In São Paulo city, only USJT and EPUSP offer both academic and professional master’s degrees in Civil Engineering. The IPT/SP offers a professional master’s in Housing: Planning and Technology.

      In response to this demand, the Professional Master’s Program in Construction Engineering (MP-EC) at USJT was developed in 2015 by a committee of faculty and industry professionals. The program focuses on Construction Materials and Components, with three research areas:

      – Materials Science Applied to Civil Construction;
      – Construction Systems: Material Technology, Products, and Applications;
      – Innovation and Sustainability in Civil Construction.

      Approved by CAPES in October 2015 and officially launched in March 2016, the MP-EC is a multidisciplinary and interdisciplinary program that integrates research, coursework, and professional practice. Since its inception, the program has seen growing interest and has graduated 39 professionals by the end of 2024.

      1. Program Relevance and Impact

      The MP-EC plays a vital role in training highly qualified professionals to meet the increasing demands of São Paulo’s expanding construction and infrastructure sectors. It supports the development of innovative and sustainable materials and construction processes, helping to prevent failures and improve project outcomes.

      From an academic and scientific perspective, the program contributes to the advancement of research and the training of future faculty and researchers. Technologically, it fosters innovation and sustainability, generating economic, social, and environmental benefits. The program also strengthens entrepreneurship and competitiveness in the construction industry.

      The MP-EC positions USJT, its faculty, students, and alumni at the forefront of research, development, and innovation in Civil Construction. It promotes partnerships, technology transfer, and the creation of new business opportunities, while also supporting workforce development and the generation of intellectual property.

      2. Curriculum and Research Integration

      The MP-EC offers 19 courses (4 mandatory and 15 electives) designed to provide both foundational and specialized knowledge aligned with students’ research projects. In addition, the program includes Supervised Professional Practices (PPS I, II, III), which are conducted during the first three semesters. These practices ensure weekly guidance from advisors and help students complete their dissertations within 24 months.

      3. Scientific and Technical Output

      Between 2021 and 2024, the MP-EC produced:

      – 183 scientific articles (33% in A1 or A2 journals);
      – 12 books, 63 book chapters, and 438 technical outputs, including patents, software, and social technologies;
      – 135 full papers presented at national and international conferences;

      The program also launched the Journal of Urban Technology and Sustainability, which published 20 articles during the same period.

      4. Funding and Partnerships

      The MP-EC secured funding for 44 research and development projects between 2021 and 2024, with 65% supported by public agencies and 35% by private companies. The program also received CAPES-PAEP funding to organize the 1st Symposium on Innovation and Sustainability in Civil Construction (I SISCS) in 2024, now an annual event.

      5. Social Responsibility and Inclusion

      USJT offers full scholarships through its Social Scholarship Program, prioritizing students from underrepresented and economically disadvantaged backgrounds. Additional scholarships are available for alumni, partner company employees, and the broader community.

      6. Research Incentive Programs

      USJT supports research through:
      – Undergraduate Research Programs (ProCiência and PIBIC);
      – Publication and Communication Grants;
      – Funding for Participation in Scientific Conferences;
      – Integration with Undergraduate and Basic Education.

      MP-EC actively involves undergraduate students in research and extension activities. Between 2021 and 2024, faculty supervised 253 undergraduate research and capstone projects. The program also engages with basic education through community projects and partnerships with technical schools, promoting sustainability and innovation from early education onward.

    • Our mission

      The Professional Master’s Program in Civil Engineering (MP-EC) is dedicated to training highly qualified professionals in scientific and technological research focused on Construction Materials and Components. The program addresses regional, national, and international challenges, fostering the development of innovative solutions to complex engineering problems.

      Beyond technical and scientific training, MP-EC promotes knowledge transfer, science outreach, and the creation of collaborative networks. Our commitment is to enhance the employability of our graduates, improve quality of life in society, and advance the field of construction Engineering, generating a positive impact on the professional careers of our alumni.

    • Objectives

      The primary goal of MP-EC is to become a recognized benchmark of excellence in the training of master’s-level professionals in Civil Engineering. The program aims to achieve top performance indicators as defined by CAPES, enhancing its visibility and impact in both academic and professional spheres, nationally and internationally.

      MP-EC is committed to preparing professionals capable of developing innovative work with social and environmental responsibility, advancing the scientific and technological frontiers in Construction Materials and Components. The program equips students to design projects and engage in dialogue with various sectors of society and other engineering disciplines. Its overarching goal is to foster integration between academic research and professional practice through research, awareness, and the development of human talent, thereby strengthening its contribution to the field of Civil Engineering.

      To achieve this primary objective, MP-EC has established the following specific objectives:

      – Train highly qualified professionals with ethical values and a constructive mindset to work in Civil Engineering, both in higher education and in the professional market, across regional, national, and international contexts;
      – Equip students with critical thinking skills and broad perspectives to address market challenges, contribute to societal progress, and promote ethical and virtuous citizenship in engineering practice;
      – Provide integrated and multidisciplinary guidance throughout the development of students’ research, while encouraging collaboration with undergraduate students to strengthen academic integration;
      – Prepare professionals to disseminate the knowledge generated within MP-EC, promoting inclusive and high-quality education that ensures learning opportunities for all. The program also aims to make science accessible, fostering curiosity, education, and social engagement in areas such as health, environment, and technology;
      – Maintain regular follow-up with alumni, encouraging continued development in scientific and technological research;
      – Promote innovative professional activities at the forefront of knowledge, with an emphasis on technology transfer, and prepare students to address technological and socio-environmental challenges in engineering, enhancing their academic and professional training;
      – Integrate academic and technical teams to manage research activities and provide scientific and methodological foundations for their development;
      – Expand collaborations and seek funding from national and international institutions, strengthen partnerships with companies focused on R&D+i in Construction, and drive innovation in the sector;
      – Align the curriculum with labor market demands and encourage research aimed at solving social problems, addressing the needs of the public sector, third sector, and private initiatives, in line with the UN’s 2030 Agenda Sustainable Development Goals (SDGs);
      – Act as a driver of social and technological transformation by developing advanced research, strengthening partnerships with the productive sector, and promoting excellence in scientific and technical output.

      In addition, MP-EC outlines specific objectives for the technical development of its professionals:

      – Conduct applied research to increase scientific and technical output and disseminate knowledge;
      – Develop new materials and construction technologies to promote sustainability and innovation, while improving eco-socioeconomic performance indicators in the construction sector;
      – Create analytical techniques to characterize both conventional and non-conventional materials;
      – Design projects with potential for application in the construction industry, focusing on technology transfer and process improvement;
      – Apply research outcomes to solve real-world societal challenges, aiming to transform construction processes.

    • Major area

      The major area of MP-EC is “Construction Materials and Components.” This area focuses on the study of various materials used in the construction industry, as well as the main building systems applied in architectural and engineering projects. Emphasis is placed on innovative management practices and sustainability, aiming to advance knowledge and solutions that meet the evolving demands of the construction sector.

    • Research lines

      MP-EC has 3 research lines, each addressing key challenges and innovations in Civil Construction. The reasearh lines are described subsequently.

      1. Materials Science Applied to Civil Construction

      This research area focuses on understanding, investigating, and developing new materials, techniques, and products that add economic, social, and environmental value to engineering solutions. Innovation in products and processes depends on the ability to explore and optimize material properties and performance.

      In the construction sector, this includes the development of eco-efficient materials with enhanced mechanical properties and added value. Research involves evaluating and characterizing the microstructural properties of materials—such as metals, ceramics, glass, polymers, and composites—that influence their macroscopic behavior. It also emphasizes sustainability, cost reduction, environmental impact mitigation, and improved quality of life.

      Key topics include:
      – Chemical admixtures;
      – Recycled aggregates;
      – Ceramics;
      – Applied materials Science;
      – Pervious concrete;
      – Sprayed concrete;
      – Fiber-reinforced concrete;
      – Binders and supplementary materials;
      – Non-conventional materials;
      – Polymers.

      2. Construction Systems: Material Technology, Products, and Applications

      A construction system is defined by the coordinated use of materials to solve engineering problems, considering execution methods, labor, and performance criteria. These systems consist of interconnected and interdependent components that influence overall performance.

      This research area aims to evaluate and improve major construction systems from a technological perspective, focusing on performance and sustainability. It also addresses construction site management to prevent accidents, reduce environmental impacts, ensure project quality, and avoid structural pathologies.

      Key topics include:
      – Construction site management analysis;
      – Inspection, prevention, and correction of structural pathologies;
      – Quality assurance;
      – Environmental impact mitigation;
      – Urban Mobility;
      – Optimization and development of construction processes;
      – Repair and rehabilitation techniques.

      3. Innovation and Sustainability in Civil Construction

      Sustainability, when integrated into organizational strategy, creates value from economic, social, and environmental perspectives, leading to competitive advantages in both domestic and international markets. Innovation is closely linked to sustainability, especially in construction, where sustainable innovation involves introducing or significantly improving products, processes, management methods, or business models that generate positive impacts.

      This research area adopts a systemic and interdisciplinary approach to innovation and sustainability in the built environment. It explores urban trends and aims to improve quality of life while aligning with ESG (Environmental, Social, and Governance) principles and the United Nations’ 2030 Agenda Sustainable Development Goals (SDGs).

      Key topics include:
      – Life cycle assessment;
      – Sustainable buildings;
      – Product and process eco-efficiency;
      – Energy efficiency;
      – Governance, legislation, and sustainability policies;
      – Sustainability indicators;
      – Clean production methods;
      – Operations planning;
      – Recycling and reuse processes;
      – Waste treatment;
      – Rational use of construction materials.

    • Student and Alumni Profile

      Applicants to the MP-EC come from diverse academic and professional backgrounds. The typical academic profile includes graduates in Engineering—particularly Civil, Environmental, Chemical, and Materials Engineering—as well as related fields such as Architecture and Environmental Sciences. Professionally, candidates often work in the construction industry, public sector management, sanitation services, or as independent consultants in structural design and technical assessments.

      The alumini of the MP-EC receive training equivalent in depth and rigor to that of academic master’s programs. They are equipped to plan, develop, implement, and manage innovative and sustainable applications in construction materials and building technologies, operating at the forefront of knowledge in the field.

      Through a foundation in scientific and technological research, guided by ethics, innovation, and critical thinking, graduates are prepared to contribute to the advancement of products and processes in Civil Construction. In response to current technological and managerial challenges, MP-EC graduates are expected to become transformative leaders with a systemic understanding of engineering processes.

      The alumini of the MP-EC are expected to demonstrate the following abilities:

      – Master the state-of-the-art knowledge in their field, critically evaluate studies, and apply scientific methodology to create technologies, expand knowledge, conduct innovative research, and secure research funding;
      – Lead teams and engage in multidisciplinary research, collaborating with centers of excellence and national and international research networks;
      – Identify and utilize effective communication tools to disseminate research and professional work within organizations and industry;
      – Enhance organizational performance by proposing methods and procedures that integrate sustainability into institutional practices;
      – Design and manage public policy initiatives in socially relevant sectors, contributing to scientific and technological advancements that improve quality of life.

    • Professors

      Ana Paula Branco do Nascimento, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 2
      Curriculum Lattes

      Carlos Alberto Cioce Sampaio, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 2
      Curriculum Lattes

      Cláudia Terezinha Kniess, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 1D
      Curriculum Lattes

      Dimas Alan Strauss Rambo, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 2
      Curriculum Lattes

      Guilherme Leite Gaudereto, PhD
      Curriculum Lattes

      José Baltazar Guerra, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 2
      Curriculum Lattes

      José Carmino Gomes Júnior, PhD
      Curriculum Lattes

      Mostafa Galal Aboelkheir, PhD
      Curriculum Lattes

      Nestor Kenji Yoshikawa, PhD
      Curriculum Lattes

      Ramoel Serafini, PhD
      Curriculum Lattes

      Renan Pícolo Salvador, PhD
      Scholarship Research Productivity holder CNPq – Level 2
      Curriculum Lattes

      Sandro Martini, PhD
      Curriculum Lattes

      Heloisa Candia Hollnagel, PhD (collaborator)
      Curriculum Lattes

    • Courses

      1. Courses

      The MP-EC curriculum is organized into four categories of courses: Core, Area, Specialized, and Seminar courses. Each course reflects the faculty’s research interests, recent advancements in the field, and updated academic literature.

      – Core Course: Offers interdisciplinary knowledge essential for addressing major contemporary challenges;
      – Area Courses: Focus on competencies common to the MP-EC’s field of study;
      – Specialized Courses: Provide in-depth knowledge to connect research problems with their broader contexto;
      – Seminar Courses: Prepare students for research by guiding them through methodological approaches and dissertation development.

      MP-EC offers 19 courses, as outlined below:

      a) Core Course – 2 credits (mandatory)
      – Innovation and Entrepreneurship

      b) Area Courses – 4 credits (one mandatory)
      – Materials Science Applied to Civil Construction
      – Innovation and Technology Management in Civil Construction

      c) Specialized Courses – 4 credits (electives)
      – Performance Evaluation of Construction Systems
      – Cities and Solutions: Eco-Socioeconomics in the Construction Sector
      – Special Concretes and Construction Systems
      – Applied Statistics for Engineering
      – Pathological Manifestations in Construction Systems
      – Cement-Based Composite Materials
      – Experimental Methods for Characterizing Construction Materials
      – Concrete Structure Modeling
      – Nanotechnology Applied to Construction Materials
      – Planning and Management of Building Projects
      – Polymers: Structure, Properties, Processing, and Application
      – Chemistry of Aerial and Hydraulic Binders
      – General and Environmental Chemistry for Construction Engineering
      – Sustainability in the Built Environment

      d) Seminar Courses – 4 credits (both mandatory)
      – Scientific and Technological Research Methodology
      – Applied Research Seminars

      2. Complementary Activities

      Complementary Activities are offered either as elective courses or as extracurricular engagements that contribute to the required credit hours. These activities fall into three categories:

      – Life & Career: Activities that encourage students to reflect on their academic and professional paths, aligned with research, teaching, or entrepreneurship tracks;
      – Social Engagement: Initiatives that strengthen the university’s connection with the community and enhance the program’s societal impact;
      – Dual: Activities that bridge academic research with real-world professional practice;

      Each of the following activities is worth 1 credit:

      – Participation in scientific events, seminars, and internationalization activities (e.g., international courses);
      – Involvement in research projects not directly related to the dissertation;
      – Delivery of courses or training sessions;
      – Engagement in outreach and extension projects;
      – Development of scientific reports or articles based on independent studies.
      – Guest lectures on topics related to the student’s area of expertise;
      – Publication of articles in Qualis A4 or higher journals;
      – Production of technical outputs classified as T3 or higher;
      – Other relevant academic or scientific activities, subject to justification.

      3. Supervised Professional Practices

      A distinctive feature of the MP-EC curriculum is the inclusion of Supervised Professional Practices (I, II, and III), conducted during the first three semesters. These practices go beyond traditional academic tutoring by aligning academic learning with real-world industry demands. Led by experienced faculty, PPS ensures structured guidance for students as they engage in institutional or professional projects. This model emphasizes problem-solving, encourages innovative methodologies, and promotes effective solutions in Civil Engineering.

      Supervised Professional Practices strengthen professional development by transferring knowledge to the productive sector and society, fostering scientific collaboration, and addressing social challenges. It also enhances students’ technical and managerial skills, particularly in project development, innovation, and sustainability. Through this approach, MP-EC modernizes the concept of academic mentoring and prepares students to make meaningful contributions to the advancement of Civil Engineering in Brazil.

    • Contact

      Renan Pícolo Salvador, PhD
      E-mail: [email protected]
      Phone number: +55 11 992819176
      Website: https://www.usjt.br/mestrado-doutorado/mestrado-em-engenharia-civil/

  • Versión en Español

    • Antecedentes del Programa

      Con más de 36 años de tradición en la enseñanza de la Ingeniería Civil, el curso de pregrado de la USJT se ha consolidado como una referencia en la formación de ingenieros con sólida experiencia en Materiales de Construcción. Aproximadamente el 75% de sus egresados actúan en el sector de la construcción, especialmente en ejecución de obras, planificación, inspección y rehabilitación de edificaciones, gracias a un currículo práctico y un cuerpo docente altamente calificado.

      A pesar de que existen 44 programas de pregrado en Ingeniería Civil en São Paulo, las oportunidades de formación de posgrado en el Área 10 de CAPES son limitadas. Esta brecha ha generado una fuerte demanda por formación avanzada. En la ciudad de São Paulo, solo la USJT y la EPUSP ofrecen maestrías académicas y profesionales en Ingeniería Civil. El IPT/SP ofrece una maestría profesional en Vivienda: Planificación y Tecnología.

      En respuesta a esta demanda, la Maestría Profesional en Ingeniería de la Construcción (MP-EC) de la USJT fue desarrollada en 2015 por un comité de docentes y profesionales del sector. El programa se centra en Materiales y Componentes de Construcción, con tres líneas de investigación:

      – Ciencia de los Materiales Aplicada a la Construcción Civil;
      – Sistemas Constructivos: Tecnología de Materiales, Productos y Aplicaciones;
      – Innovación y Sostenibilidad en la Construcción Civil.

      Aprobado por CAPES en octubre de 2015 e iniciado oficialmente en marzo de 2016, el MP-EC es un programa multidisciplinario e interdisciplinario que integra investigación, docencia y práctica profesional. Desde su creación, ha despertado un creciente interés y ha graduado a 39 profesionales hasta finales de 2024.

      1. Relevancia e Impacto del Programa

      El MP-EC desempeña un papel fundamental en la formación de profesionales altamente calificados para atender las crecientes demandas del sector de la construcción e infraestructura en São Paulo. Apoya el desarrollo de materiales y procesos constructivos innovadores y sostenibles, contribuyendo a prevenir fallas y mejorar los resultados de los proyectos.

      Desde una perspectiva académica y científica, el programa impulsa la investigación y la formación de futuros docentes e investigadores. En el ámbito tecnológico, promueve la innovación y la sostenibilidad, generando beneficios económicos, sociales y ambientales. Además, fortalece el emprendimiento y la competitividad en el sector de la construcción.

      El MP-EC posiciona a la USJT, su cuerpo docente, estudiantes y egresados a la vanguardia de la investigación, el desarrollo y la innovación en la Construcción Civil. Fomenta alianzas, transferencia de tecnología y la creación de nuevas oportunidades de negocio, al tiempo que apoya la formación de talento humano y la generación de propiedad intelectual.

      2. Currículo e Integración con la Investigación

      El MP-EC ofrece 19 asignaturas (4 obligatorias y 15 optativas), diseñadas para proporcionar conocimientos fundamentales y especializados alineados con los proyectos de investigación de los estudiantes. Además, el programa incluye Prácticas Profesionales Supervisadas (PPS I, II, III), realizadas durante los tres primeros semestres. Estas prácticas garantizan orientación semanal por parte de los asesores y ayudan a los estudiantes a completar sus disertaciones en un plazo de 24 meses.

      3. Producción Científica y Técnica

      Entre 2021 y 2024, el MP-EC produjo:

      – 183 artículos científicos (33% en revistas A1 o A2);
      – 12 libros, 63 capítulos de libros y 438 productos técnicos, incluyendo patentes, software y tecnologías sociales;
      – 135 trabajos completos presentados en congresos nacionales e internacionales.

      Además, el programa lanzó la revista Journal of Urban Technology and Sustainability, que publicó 20 artículos en el mismo período.

      4. Financiamiento y Alianzas

      El MP-EC obtuvo financiamiento para 44 proyectos de investigación y desarrollo entre 2021 y 2024, con un 65% de apoyo de agencias públicas y un 35% de empresas privadas. También recibió apoyo de CAPES-PAEP para organizar el I Simposio de Innovación y Sostenibilidad en la Construcción Civil (I SISCS) en 2024, evento que ahora se realiza anualmente.

      5. Responsabilidad Social e Inclusión

      La USJT ofrece becas completas a través de su Programa de Becas Sociales, priorizando a estudiantes de contextos socioeconómicos vulnerables. También se otorgan becas parciales a exalumnos, empleados de empresas asociadas y miembros de la comunidad externa.

      6. Programas de Incentivo a la Investigación

      La USJT apoya la investigación mediante:

      – Programas de Iniciación Científica (ProCiência y PIBIC);
      – Subvenciones para publicación y difusión de resultados;
      – Financiamiento para participación en eventos científicos;
      – Integración con la educación de pregrado y básica.

      El MP-EC involucra activamente a estudiantes de pregrado en actividades de investigación y extensión. Entre 2021 y 2024, los docentes supervisaron 253 proyectos de investigación y trabajos finales de grado. El programa también interactúa con la educación básica a través de proyectos comunitarios y alianzas con escuelas técnicas, promoviendo la sostenibilidad y la innovación desde la educación temprana.

    • Nuestra misión

      El Programa de Maestría Profesional en Ingeniería Civil (MP-EC) está orientado a la formación de profesionales altamente calificados en investigación científica y tecnológica, con énfasis en Materiales y Componentes de Construcción. El programa aborda desafíos regionales, nacionales e internacionales, promoviendo el desarrollo de soluciones innovadoras para problemas complejos de la ingeniería.

      Más allá de la formación técnica y científica, el MP-EC impulsa la transferencia de conocimiento, la divulgación científica y la creación de redes colaborativas. Nuestro compromiso es fortalecer la empleabilidad de nuestros egresados, contribuir a la mejora de la calidad de vida en la sociedad y avanzar en el campo de la Ingeniería de la Construcción, generando un impacto positivo y duradero en las trayectorias profesionales de nuestros alumnos.

    • Objetivos

      El MP-EC tiene como objetivo principal consolidarse como un referente de excelencia en la formación de profesionales de nivel de maestría en el área de Ingeniería Civil. El programa busca alcanzar los más altos indicadores de desempeño definidos por CAPES, fortaleciendo su visibilidad e impacto tanto en el ámbito académico como profesional, a nivel nacional e internacional.

      El MP-EC está comprometido con la formación de profesionales capaces de desarrollar trabajos innovadores con responsabilidad social y ambiental, avanzando en las fronteras científicas y tecnológicas en el campo de los Materiales y Componentes de Construcción. El programa prepara a los estudiantes para diseñar proyectos y dialogar con diversos sectores de la sociedad y otras disciplinas de la ingeniería. Su objetivo general es fomentar la integración entre la investigación académica y la práctica profesional, mediante la investigación, la concienciación y el desarrollo del talento humano, fortaleciendo así su contribución al campo de la Ingeniería Civil.

      Para alcanzar su objetivo principal, el MP-EC ha establecido los siguientes objetivos específicos:

      – Formar profesionales altamente calificados, con valores éticos y una actitud constructiva, para actuar en la Ingeniería Civil, tanto en la educación superior como en el mercado profesional, en contextos regionales, nacionales e internacionales;
      – Dotar a los estudiantes de habilidades de pensamiento crítico y una visión amplia para enfrentar los desafíos del mercado, contribuir al progreso social y promover una ciudadanía ética y virtuosa en la práctica de la ingeniería;
      – Ofrecer orientación integrada y multidisciplinaria durante el desarrollo de las investigaciones, fomentando la colaboración con estudiantes de pregrado para fortalecer la integración académica;
      – Preparar profesionales para difundir el conocimiento generado en el MP-EC, promoviendo una educación inclusiva y de calidad que garantice oportunidades de aprendizaje para todos;
      – Además, busca hacer la ciencia accesible, fomentando la curiosidad, la educación y el compromiso social en áreas como la salud, el medio ambiente y la tecnología;
      – Mantener un seguimiento regular de los egresados, incentivando su desarrollo continuo en investigación científica y tecnológica;
      – Promover actividades profesionales innovadoras en la frontera del conocimiento, con énfasis en la transferencia de tecnología, y preparar a los estudiantes para enfrentar desafíos tecnológicos y socioambientales en la ingeniería, fortaleciendo su formación académica y profesional;
      – Integrar equipos académicos y técnicos para gestionar las actividades de investigación y proporcionar bases científicas y metodológicas para su desarrollo;
      – Ampliar colaboraciones y buscar financiamiento con instituciones nacionales e internacionales, fortalecer alianzas con empresas enfocadas en I+D+i en el sector de la construcción, e impulsar la innovación en el área;
      – Alinear el currículo con las demandas del mercado laboral y fomentar investigaciones orientadas a la solución de problemas sociales, atendiendo a las necesidades del sector público, el tercer sector y la iniciativa privada, en consonancia con los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la Agenda 2030 de la ONU;
      – Actuar como un agente de transformación social y tecnológica mediante el desarrollo de investigaciones avanzadas, el fortalecimiento de alianzas con el sector productivo y la promoción de la excelencia en la producción científica y técnica.

      Además, el MP-EC define objetivos específicos para el desarrollo técnico de sus profesionales:

      – Realizar investigaciones aplicadas para aumentar la producción científica y técnica, y difundir el conocimiento;
      – Desarrollar nuevos materiales y tecnologías constructivas que promuevan la sostenibilidad y la innovación, mejorando los indicadores de desempeño ecosocioeconómico del sector de la construcción;
      – Crear técnicas de análisis para caracterizar materiales convencionales y no convencionales;
      – Diseñar proyectos con potencial de aplicación en la industria de la construcción, con enfoque en la transferencia de tecnología y la mejora de procesos;
      – Aplicar los resultados de la investigación para resolver desafíos reales de la sociedad, con el objetivo de transformar los procesos constructivos.

    • Area de concentración

      La área de concentración del MP-EC es “Materiales y Componentes de Construcción”. Esta área se centra en el estudio de los diversos materiales utilizados en la industria de la construcción, así como en los principales sistemas constructivos aplicados en proyectos arquitectónicos y de ingeniería. Se pone especial énfasis en las prácticas de gestión innovadoras y en la sostenibilidad, con el objetivo de avanzar en el conocimiento y desarrollar soluciones que respondan a las demandas cambiantes del sector de la construcción.

    • Líneas de investigación

      El MP-EC cuenta con tres líneas de investigación, cada una orientada a abordar desafíos clave e impulsar la innovación en el ámbito de la Construcción Civil:

      1. Ciencia de los Materiales Aplicada a la Construcción Civil

      Esta línea de investigación se enfoca en la comprensión, análisis y desarrollo de nuevos materiales, técnicas y productos que aporten valor económico, social y ambiental a las soluciones de ingeniería. La innovación en productos y procesos depende de la capacidad de explorar y optimizar las propiedades y el rendimiento de los materiales.

      En el sector de la construcción, esto incluye el desarrollo de materiales ecoeficientes con mejores propiedades mecánicas y mayor valor agregado. La investigación abarca la evaluación y caracterización de propiedades microestructurales de materiales como metales, cerámicas, vidrios, polímeros y compuestos, que influyen en su comportamiento macroscópico. También se enfatiza la sostenibilidad, la reducción de costos, la mitigación del impacto ambiental y la mejora de la calidad de vida.

      Temas clave:
      – Aditivos químicos;
      – Áridos reciclados;
      – Cerámicas;
      – Ciencia de materiales aplicada;
      – Hormigón permeable;
      – Hormigón proyectado;
      – Fibras para refuerzo de hormigón;
      – Aglomerantes y materiales suplementarios;
      – Materiales no convencionales;
      – Polímeros.

      2. Sistemas Constructivos: Tecnología de Materiales, Productos y Aplicaciones

      Un sistema constructivo se define por el uso coordinado de materiales para resolver problemas de ingeniería, considerando métodos de ejecución, mano de obra y criterios de desempeño. Estos sistemas están compuestos por elementos interconectados e interdependientes que influyen en su comportamiento global.

      Esta línea de investigación busca evaluar y mejorar los principales sistemas constructivos desde una perspectiva tecnológica, con énfasis en el rendimiento y la sostenibilidad. También aborda la gestión de obras para prevenir accidentes, reducir impactos ambientales, garantizar la calidad del proyecto y evitar patologías estructurales.

      Temas clave:

      – Análisis de la gestión de obras;
      – Inspección, prevención y corrección de patologías estructurales;
      – Aseguramiento de la calidad;
      – Mitigación del impacto ambiental;
      – Movilidad urbana;
      – Optimización y desarrollo de procesos constructivos;
      – Técnicas de reparación y rehabilitación.

      3. Innovación y Sostenibilidad en la Construcción Civil

      La sostenibilidad, cuando se integra en la estrategia organizacional, genera valor desde perspectivas económicas, sociales y ambientales, ofreciendo ventajas competitivas en los mercados nacional e internacional. La innovación está estrechamente vinculada a la sostenibilidad, especialmente en el sector de la construcción, donde la innovación sostenible implica la introducción o mejora significativa de productos, procesos, métodos de gestión o modelos de negocio con impactos positivos.

      Esta línea adopta un enfoque sistémico e interdisciplinario para abordar la innovación y la sostenibilidad en el entorno construido. Explora tendencias urbanas y busca mejorar la calidad de vida, alineándose con los principios ESG (Ambiental, Social y Gobernanza) y los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la Agenda 2030 de las Naciones Unidas.

      Temas clave:

      – Análisis de ciclo de vida;
      – Edificaciones sostenibles;
      – Ecoeficiencia de productos y processos;
      – Eficiencia energética;
      – Gobernanza, legislación y políticas de sostenibilidad;
      – Indicadores de sostenibilidad;
      – Métodos de producción limpia;
      – Planificación de operaciones;
      – Procesos de reciclaje y reutilización;
      – Tratamiento de resíduos;
      – Uso racional de materiales de Construcción.

    • Perfil de Estudiantes y Egresados

      Los postulantes al MP-EC provienen de diversos contextos académicos y profesionales. El perfil académico típico incluye egresados de carreras en Ingeniería, especialmente en Ingeniería Civil, Ambiental, Química y de Materiales, además de áreas afines como Arquitectura y Ciencias Ambientales. En el ámbito profesional, los candidatos suelen desempeñarse en la industria de la construcción, la gestión pública, los servicios de saneamiento o como consultores independientes en diseño estructural y peritajes técnicos.

      Los egresados del MP-EC reciben una formación con el mismo nivel de profundidad y rigor que los programas de maestría académica. Están capacitados para planificar, desarrollar, implementar y gestionar aplicaciones innovadoras y sostenibles en materiales de construcción y tecnologías constructivas, actuando en la frontera del conocimiento en el área.

      Con una base sólida en investigación científica y tecnológica, guiada por la ética, la innovación y el pensamiento crítico, los egresados están preparados para contribuir al avance de productos y procesos en la Construcción Civil. Frente a los desafíos tecnológicos y de gestión actuales, se espera que los egresados del MP-EC se conviertan en líderes transformadores, con una visión sistémica de los procesos de ingeniería.

      Los egresados del MP-EC deben demostrar las siguientes habilidades:

      – Dominar el conocimiento de vanguardia en su área de actuación, evaluar críticamente estudios y aplicar metodologías científicas para crear tecnologías, ampliar el conocimiento, desarrollar investigaciones innovadoras y captar financiamiento para proyectos;
      – Liderar equipos y participar en investigaciones multidisciplinarias, colaborando con centros de excelencia y redes de investigación nacionales e internacionales;
      – Identificar y utilizar herramientas de comunicación efectivas para divulgar investigaciones y trabajos profesionales en organizaciones y en la industria;
      – Mejorar el desempeño organizacional proponiendo métodos y procedimientos que integren la sostenibilidad en las prácticas institucionales;
      – Diseñar y gestionar políticas públicas en sectores socialmente relevantes, contribuyendo al avance científico y tecnológico orientado a la mejora de la calidad de vida.

    • Professores

      Dra. Ana Paula Branco do Nascimento
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 2
      Curriculum Lattes

      Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 2
      Curriculum Lattes

      Dra. Cláudia Terezinha Kniess
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 1D
      Curriculum Lattes

      Dr. Dimas Alan Strauss Rambo
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 2
      Curriculum Lattes

      Dr. Guilherme Leite Gaudereto
      Curriculum Lattes

      Dr. José Baltazar Guerra
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 2
      Curriculum Lattes

      Dr. José Carmino Gomes Júnior
      Curriculum Lattes

      Dr. Mostafa Galal Aboelkheir
      Curriculum Lattes

      Dr. Nestor Kenji Yoshikawa
      Curriculum Lattes

      Dr. Ramoel Serafini
      Curriculum Lattes

      Dr. Renan Pícolo Salvador
      Becario de Productividad en Investigación del CNPq – Nivel 2
      Curriculum Lattes

      Dr. Sandro Martini
      Curriculum Lattes

      Dr. Heloisa Candia Hollnagel (colaboradora)
      Curriculum Lattes

    • Asignaturas

      El plan de estudios del MP-EC está organizado en cuatro categorías de asignaturas: Core, de Área, Específicas y Seminarios. Cada asignatura refleja las líneas de investigación del cuerpo docente, los avances recientes en el campo y una bibliografía actualizada.

      – Asignatura Core: Ofrece conocimientos interdisciplinarios esenciales para enfrentar los grandes desafíos contemporáneos;
      – Asignaturas de Área: Desarrollan competencias comunes al campo de estudio del MP-EC;
      – Asignaturas Específicas: Brindan conocimientos profundos para conectar los problemas de investigación con su contexto más amplio;
      – Asignaturas de Seminario: Preparan al estudiante para la investigación, guiándolo en metodologías y en el desarrollo de la disertación.

      El MP-EC ofrece un total de 19 asignaturas, distribuidas de la siguiente manera:

      a) Asignatura Core – 2 créditos (obligatoria)
      – Innovación y Emprendimiento

      b) Asignaturas de Área – 4 créditos (una obligatoria)
      – Ciencia de los Materiales Aplicada a la Construcción Civil
      – Gestión de la Innovación y la Tecnología en la Construcción Civil

      c) Asignaturas Específicas – 4 créditos (optativas)
      – Evaluación del Desempeño de Sistemas Constructivos
      – Ciudades y Soluciones: Ecosocioeconomía en el Sector de la Construcción
      – Hormigones Especiales y Sistemas Constructivos
      – Estadística Aplicada a la Ingeniería
      – Manifestaciones Patológicas en Sistemas Constructivos
      – Materiales Compuestos a Base de Cemento
      – Métodos Experimentales para la Caracterización de Materiales de Construcción
      – Modelado de Estructuras de Hormigón
      – Nanotecnología Aplicada a Materiales de Construcción
      – Planificación y Gestión de Obras de Edificación
      – Polímeros: Estructura, Propiedades, Procesamiento y Aplicación
      – Química de Aglomerantes Aéreos e Hidráulicos
      – Química General y Ambiental para la Ingeniería de la Construcción
      – Sostenibilidad en el Entorno Construido

      d) Asignaturas de Seminario – 4 créditos (ambas obligatorias)
      – Metodología de la Investigación Científica y Tecnológica
      – Seminarios de Investigación Aplicada

      2. Actividades Complementarias

      Las Actividades Complementarias se ofrecen como asignaturas optativas o como actividades extracurriculares que contribuyen al cumplimiento de la carga horaria total del programa. Se agrupan en tres categorías:

      – Vida y Carrera: Actividades que invitan al estudiante a reflexionar sobre su trayectoria académica y profesional, alineadas con la investigación, la docencia o el emprendimiento;
      – Inserción Social: Iniciativas que fortalecen el vínculo entre la universidad y la comunidad, ampliando el impacto social del programa;
      – Dual: Actividades que conectan la investigación académica con la práctica profesional real.

      Cada una de las siguientes actividades equivale a 1 crédito:

      – Participación en eventos científicos, seminarios y actividades de internacionalización (como cursos internacionales);
      – Participación en proyectos de investigación no vinculados directamente a la disertación;
      – Impartición de cursos o capacitaciones;
      – Participación en proyectos de extensión y actividades comunitarias;
      – Elaboración de informes científicos o artículos a partir de estudios independientes;
      – Conferencias sobre temas relacionados con el área de especialización del estudiante;
      – Publicación de artículos en revistas clasificadas como Qualis A4 o superior;
      – Producción técnica clasificada como T3 o superior;
      – Otras actividades académicas o científicas relevantes, debidamente justificadas.

      3. Prácticas Profesionales Supervisadas (PPS)

      Una característica distintiva del currículo del MP-EC es la inclusión de las Prácticas Profesionales Supervisadas (PPS I, II y III), realizadas durante los tres primeros semestres del curso. Estas prácticas van más allá de la tutoría académica tradicional, alineando el aprendizaje con las demandas reales del sector productivo.

      Lideradas por docentes con experiencia, las PPS garantizan un acompañamiento estructurado de los estudiantes en sus proyectos institucionales o profesionales. Este modelo promueve la resolución de problemas, fomenta metodologías innovadoras y genera soluciones efectivas en el ámbito de la Ingeniería Civil.

      Las PPS fortalecen el desarrollo profesional al transferir conocimiento al sector productivo y a la sociedad, fomentando la colaboración científica y abordando desafíos sociales. Además, potencian las habilidades técnicas y de gestión de los estudiantes, especialmente en áreas como proyectos, innovación y sostenibilidad.

      A través de este enfoque, el MP-EC moderniza el concepto de tutoría académica y prepara a sus estudiantes para contribuir significativamente al avance de la Ingeniería Civil en Brasil.

    • Contacto

      Renan Pícolo Salvador, PhD
      Correo electrónico: [email protected]
      Teléfono: +55 11 99281-9176
      Sitio web: https://www.usjt.br/mestrado-doutorado/mestrado-em-engenharia-civil/