Sobre o programa
O Programa de Pós Graduação em Educação Física da São Judas (PGEDF) foi criado a partir dos critérios de qualidade exigidos pela Área 21 da Capes, sendo constituído por um grupo de professores competentes e altamente motivados, com a meta de produzir conhecimentos relevantes para a área e que contou com o apoio de uma instituição que assumiu o compromisso com a oferta de condições adequadas para o desenvolvimento desse projeto.
O Programa ofereceu primeiramente o curso de Mestrado que, recomendado pela CAPES, iniciou suas atividades em fevereiro de 2004. Naquele momento histórico existiam apenas outros 11 Programas em Educação Física no País, sendo quatro deles ofertados no Estado de São Paulo. O PGEDF foi o 4º da Sub-área em IES privada no País e 2º no Estado de SP, o que evidência a relevância da obtenção da recomendação da Capes frente à alta demanda por qualificação docente.
Em suas duas primeiras avaliações (2004-06 e 2007-09), o Programa obteve Conceito 4, demonstrando o incremento na qualificação exigida pela Capes. Esse avanço ficou evidente quando a Capes recomendou também o curso de Doutorado, em dezembro de 2009. Deste modo, a USJT foi a primeira IES particular do Estado de São Paulo a oferecer em seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, os dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado.
Os docentes são altamente qualificados, colaborando para o amadurecimento contínuo do PGEDF. Assim, na última Avaliação Quadrienal (2017-20), o Programa obteve o Conceito 5, comprovando a sua consolidação.

Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu
Rua Taquari, 546, Bloco 2C, campus Mooca
E-mail: [email protected]
Whatsapp: 11 98712-1839
Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Educação Física
Apresentação
Missão
O PGEDF tem por missão a formação de docentes para o Ensino Superior e de pesquisadores com competência para atuar no desenvolvimento da Educação Física, especializados e com aprofundamento dos conhecimentos, tanto específicos em Educação Física como de outras áreas que permeiam seu desenvolvimento. Dessa maneira, vislumbramos a possibilidade de contribuir para a formação de melhores professores universitários, além de ampliar a produção científica em EF.
Visão
Busca o estabelecimento de protagonismo como Instituição privada no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física do País, formado majoritariamente por Instituições públicas. Visa a consolidação, promoção de avanços e a integração de conhecimentos na Educação Física destacando o protagonismo na saúde e na construção de um mundo mais justo.
Objetivos
O PGEDF-USJT tem por objetivo produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos em Educação Física e formar recursos humanos com competência para participar, de forma autônoma, dessa produção e da divulgação das pesquisas, em âmbito local, nacional e internacional. Outro objetivo fundamental do programa é formar profissionais para a atuação crítica e investigativa em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física, bem como em atividades de gestão e liderança acadêmico-científica.
Princípios
Os princípios do PGEDF são:
– Excelência na pesquisa técnico-científica e inovação;
– Respeito e ética;
– Qualidade e comprometimento;
– Pluralidade, equidade, igualdade e inclusão;
– Valorização humana e profissional.Infraestutura
Destaques
Alguns destaques no quadriênio 2021-2024 foram:
– Forte preocupação do programa com a formação do aluno como pesquisador e futuro docente do ensino superior em bases intelectuais, técnico-científicas e éticas.
– Estabelecimento de intercâmbios interinstitucionais nacionais e internacionais.
– Projetos na Linha de Pesquisa na área Pedagógica, seguindo abordagens das Ciências Humanas e Sociais é ponto forte do programa e tem sido um diferencial em relação a vários programas existentes.
– Capacidade do PGEDF para atrair doutores para Estágio de Pós Doutoramento.
– Produção discente significativa, avançando consideravelmente nos últimos anos.
– Presença de pesquisadores brasileiros de renome nacional e internacional em momentos importantes do Programa, como as Aulas Inaugurais, palestras, eventos e bancas de qualificação e defesa de teses e dissertações.
– Ações com impacto científico, educacional e sociocultural relevantes.
Periódico
A Colloquium: Health and Education, criada em 2020, é uma publicação de natureza científica de acesso aberto e fluxo contínuo, editada pela Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Judas, organizada pelos Programas de Educação Física e Ciências do Envelhecimento, com o propósito de divulgar o conhecimento produzido por profissionais da área da saúde e educação.
Políticas afirmativas, de inclusão e acessibilidade
A política institucional adotada pela Universidade São Judas também se aplica aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e ao PGEDF. Uma das ações afirmativas adotadas é a Bolsa de Incentivo a Pesquisa de 30%, aplicada para todo o período regular do curso e para todos os(as) ingressantes. Além disso, todos os egressos (as) são contemplados com bolsa de 50%, e colaboradores(as) de empresas conveniadas têm bolsa de 45%. Todas essas bolsas são acumuladas às bolsas de incentivos à pesquisa. Há também a possibilidade dos candidatos(as) aprovados(as) receberem a Bolsa Indicação da Ânima com a qual terão 40% de desconto.
Outra ação afirmativa implantada é a Bolsa Social, concedida anualmente para cada curso (mestrado e doutorado) da Pós-Graduação Stricto Sensu que oportuniza pessoas em situação de vulnerabilidade social aprovadas no processo seletivo terem acesso ao Programa de Pós-Graduação. A pessoa contemplada com a bolsa social tem 100% de isenção no valor da mensalidade, pelo período de 24 meses (no caso do mestrado) ou 48 meses (no caso do doutorado).
A instituição possui uma estrutura que visa atender pessoas com deficiências, dentre as quais destacamos a Sala de Acessibilidade que possui acesso às prancha grafotátil e o OrCam MyEye e o NAPI (Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo) que pode ser acionado para acompanhar e desenvolver suporte aos alunos(as) e professores no que tange a diferenciação pedagógicas e a oferta de estratégias e ferramentas assistivas para promover equidade de acesso e aporte para permanência no curso. A abrangência do NAPI se estende aos docentes e discentes da universidade atendendo as especificidades de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH); dislexia, discalculia, ansiedade, depressão, esquizofrenia, Transtornos de personalidade Boderline, Transtorno bipolar e deficiências intelectual, física, auditiva e visual.
Outro ponto importante é que o/a discente matriculado(a) em curso de mestrado ou doutorado poderá usufruir de licença-maternidade, adoção ou paternidade, com suspensão da contagem dos prazos regimentais, por um período de até seis meses.
Contato
Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu
Rua Taquari, 546, Bloco 2C, campus Mooca, São Paulo, SP, 03166-000
E-mail: [email protected]
Whatsapp: 11 98712-1839
Mídias Sociais
Instagram: @ppgef_usjt
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCaUsMiJO-Fwd1yYZP_j1yew
O programa
Área de concentração
ESCOLA, ESPORTE, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE é a Área de Concentração, a qual aborda os estudos metodológicos, pedagógicos, biodinâmicos e psicossociais, manifestos na prática da Educação Física e do Esporte em diferentes âmbitos de aplicação, analisando os seus efeitos a partir dos indicadores de saúde, na perspectiva da qualidade de vida. É estruturada a partir de quatro linhas de pesquisa e em cada uma são desenvolvidos os projetos de pesquisa, estruturados de forma ampliada, como guarda-chuvas, reunindo e articulando estudos diversos em cada um deles. Os projetos de dissertação e tese são organizados como estudos nas Linhas de Pesquisas correspondentes.
Linhas de pesquisa
O PGEDF tem 4 linhas de pesquisa, descritas a seguir.
Atividade Física e Disfunções Orgânicas – investiga a associação entre atividade física e disfunção orgânica, nos aspectos morfológicos, fisiológicos, nutricionais, psicológicos e biomecânicos.
Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física – reúne estudos históricos, sociais, políticos e pedagógicos dos condicionantes da Educação Física nos contextos escolar e não escolar. Além disto, a linha abarca aspectos relativos à formação e atuação profissional.
Fenômeno Esportivo – realiza estudos sobre o fenômeno Esporte em suas diferentes dimensões, educacional, de lazer e de alto rendimento, analisado nas perspectivas sociais, pedagógicas, psicológicas e biodinâmicas.
Promoção e Prevenção em saúde – desenvolve estudos sobre a Promoção da Saúde no âmbito da Educação Física, norteados por princípios, valores, métodos e técnicas voltados à melhoria das condições de saúde de indivíduos e comunidades. Desenvolve, ainda, estudos de Epidemiologia da Atividade Física, frente aos determinantes ambientais e pessoais e das políticas públicas.
Cada Linha de Pesquisa é responsável pelo desenvolvimento de diversos projetos. Veja os projetos e sua relação com as linhas aqui. (Inserir esquema com a Estrutura Acadêmica – Anexo 1
Objetivos
Em continuidade ao trabalho que vem sendo realizado nas duas últimas décadas, o PGEDF-USJT define como objetivo produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos em Educação Física e formar recursos humanos com competência para participar, de forma autônoma, dessa produção e da divulgação das pesquisas, em âmbito local, nacional e internacional. Outro objetivo fundamental do programa é formar profissionais para a atuação crítica e investigativa em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física, bem como em atividades de gestão e liderança acadêmico-científica.
Perfil dos egressos
Tendo como base os objetivos que o PGEDF estrutura o processo de formação, para que os egressos dos cursos de mestrado e doutorado apresentem o seguinte perfil geral:
• compreensão profunda da responsabilidade social da universidade, atuando sempre com o compromisso de democratizar o acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão;
• comprometimento com o desenvolvimento e a consolidação da Educação Física como área do conhecimento, bem como para o reconhecimento e a valorização da profissão.
• competência na elaboração e implementação de programas de ensino em Cursos de Formação Inicial e na Pós-Graduação;
• competência para produzir e executar projetos de pesquisa com metodologias coerentes e éticas, adequadas a uma área do conhecimento que dialoga com outros campos científicos;
• capacitação para atuar na gestão e na liderança acadêmico-científica e profissional, valorizando a diversidade epistemológica e metodológica da Educação Física.
Especificamente, espera-se que o/a Mestre em Educação Física:
• Compreenda a responsabilidade social da Universidade e as características do Ensino Superior brasileiro, atuando de forma responsável e colaborando para a democratização do acesso ao ensino, à pesquisa e à extensão em nosso país;
• Seja competente para elaborar e implementar programas de ensino em Cursos de Formação Inicial, reconhecendo sua responsabilidade como docente no Ensino Superior;
• Compreenda a constituição da Educação Física como Área do Conhecimento, estabelecendo diálogos com outras áreas científicas;
• Seja capaz de elaborar e executar projetos de pesquisa, identificando suas etapas e selecionando procedimentos metodológicos coerentes com os objetivos propostos, sempre pautados pelo respeito às diretrizes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa;
• Crie estratégias para disseminar o conhecimento científico produzido, organizando e participando de eventos científicos e contribuindo na elaboração de textos acadêmicos;
• Seja autônomo na gestão de sua formação científica e pedagógica, construindo, investigando e compartilhando saberes necessários à docência no ensino superior;
• Compreenda a importância da produção e aplicação do conhecimento científico na construção da competência profissional e, consequentemente, na qualidade da prestação dos serviços à sociedade.Espera-se que o/a Doutor/a em Educação Física, além das competências listadas acima, seja capaz de:
• Mapear e analisar criticamente a produção de conhecimento científico sobre temas relevantes para a Educação Física e para a Linha de Pesquisa (LP) de sua área de atuação, identificando lacunas e propondo novas direções para as investigações;
• Produzir e disseminar pesquisas científicas originais e socialmente relevantes, explicitando a concepção epistemológica que orienta a definição da metodologia e dos métodos escolhidos, demonstrando compreensão aprofundada das diversas concepções sobre a ciência;
• Atuar em atividades de gestão e liderança acadêmico-científica, comprometendo-se com o desenvolvimento da área, ao mesmo tempo em que respeita e valoriza a diversidade epistemológica e metodológica que caracteriza a Educação Física como campo do conhecimento.Estrutura curricular
A proposta curricular do Programa, construída em coerência com os objetivos estabelecidos, o perfil esperado e é compatível com o Plano de Desenvolvimento Institucional e ao novo Regulamento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. Os cursos estão organizados e executados de acordo com o projeto pedagógico e são compostos por componentes curriculares obrigatórios, optativos e eletivos, sendo definidos como Disciplinas, Atividades Complementares Obrigatórias e Práticas e Projetos de Pesquisa. Veja aqui a estrutura curricular e as disciplinas ofertada.
Para o curso de Mestrado estão previstas um total de 600 (seiscentas) horas, assim distribuída:
14 créditos (210 horas) em 4 Disciplinas Obrigatórias:
• Core Curriculum (30 horas – 2 créditos)
• Metodologia da Pesquisa (60 horas – 4 créditos)
• Educação Física como Área do Conhecimento (60 horas – 4 créditos)
• Seminários de Mestrado (60 horas – 4 créditos)
8 créditos (120 horas) em Disciplinas Optativas
8 créditos (120 horas) em Projetos (Atividades Complementares)
10 créditos (150 horas) para produção da Dissertação de Mestrado
Para o curso de Doutorado estão previstas um total de 870 (oitocentos e setenta) horas, assim distribuídas:
22 créditos (450 horas) em 6 Disciplinas Obrigatórias:
• Core Curriculum (30 horas – 2 créditos)*
• Metodologia da Pesquisa (60 horas – 4 créditos)*
• Epistemologias e Educação Física (60 horas – 4 créditos)
• Estudos Avançados em Métodos de Pesquisa (60 horas – 4 créditos)
• Seminários de Doutorado I (60 horas – 4 créditos)
• Seminários de Doutorado II (60 horas – 4 créditos)8 créditos (120 horas) em Disciplinas Optativas
8 créditos (120 horas) em Projetos (Atividades Complementares)*
20 créditos (300 horas) para produção da Tese de DoutoradoAlém disso, uma atividade obrigatória do Programa é o estágio de docência, no qual cada discente acompanha as aulas de um docente da USJT e vivencia o cotidiano de uma IES. O estágio de docência é essencial para a formação do perfil proposto. Outro diferencial do PGDEF são as Atividades Complementares Obrigatórias e as Práticas e Projetos de Pesquisa (tutorias), que ocorrem em reuniões periódicas, promovendo discussões sobre as pesquisas em andamento e possibilitando a elaboração de artigos com alto potencial de publicação.
*Estes créditos poderão ser validados, caso tenham sido cumpridos durante o curso de mestrado.
Disciplinas, ementas e atividades complementares
As disciplinas são categorizadas em quatro tipos: Core, Área, Específicas e Seminários, cada uma com ementas alinhadas às pesquisas dos professores, incorporando avanços recentes e referências bibliográficas atualizadas. As disciplinas que pertencem ao Core, baseiam-se na integração transversal de saberes e temas fundamentais para abordar desafios globais contemporâneos, promovendo uma visão interdisciplinar. As disciplinas de Área buscam desenvolver as competências compartilhadas e essenciais ao campo de conhecimento da Educação Física, consolidando bases teórico-práticas. As Específicas oferecem conhecimentos especializados para articular a relação entre o contexto amplo (linhas de pesquisa/problemas) e seus elementos particulares, garantindo coerência analítica. Os Seminários visam capacitar os estudantes nas etapas da pesquisa científica, com ênfase na estruturação metodológica e na elaboração da dissertação, desde a formulação de questões até a execução prática.
O PGEDF oferece disciplinas que compõem os cursos de Mestrado e Doutorado, sendo que algumas delas são específicas para cada um dos cursos.DISCIPLINAS E EMENTAS
Core Curriculum (Ciência e Pesquisa, Fundamentos de Empreendedorismo e Inovação Ou Fundamentos da Docência no Ensino Superior) – Valorizando conhecimentos transversais, a disciplina oferece a possibilidade de escolha entre três temas contemporâneos e relevantes para docentes e pesquisadores: 1) Ciência e Pesquisa 2) Fundamentos de Empreendedorismo e Inovação 3) Fundamentos da Docência no Ensino Superior
Metodologia da Pesquisa: analisa algumas concepções de ciência bem como as etapas envolvidas na elaboração da pesquisa científica
Educação Física como Área do Conhecimento: analisa a constituição acadêmica da Educação Física, bem como a organização da Pós-Graduação Stricto Sensu, buscando estabelecer relação com problemáticas educacionais, do Esporte e da saúde, que fundamentam a atuação do profissional de Educação Física.
Seminários de Mestrado: possibilita a apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em elaborados pelos estudantes do curso de Mestrado
Epistemologias e Educação Física: analisa diferentes concepções de ciência e pesquisa que têm fundamentado a produção do conhecimento científico na área da Educação Física
Seminários de Doutorado I: Possibilita a apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em elaborados pelos estudantes do curso de Doutorado
Estudos Avançados em Métodos de Pesquisa: analisa as formas e as etapas envolvidas na realização a revisão de literatura e o levantamento bibliográfico que dará suporte à Tese
Seminários de Projetos de Doutorado: possibilita a apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em elaborados pelos estudantes do curso de Doutorado
Algumas disciplinas Optativas são comuns a todas as linhas e podem ser cumpridas por discentes do curso de Mestrado ou Doutorado. Outras se estruturam em coerência com as diferentes Linhas do PGEDF.
Disciplinas Optativas Comuns
Pesquisa Qualitativa em Saúde: analisa aspectos filosóficos, metodológicos e éticos envolvidos na pesquisa qualitativa.
Docência no Ensino Superior: fundamentos teórico-metodológicos: aborda as diferentes possibilidades metodológicas para concretizar a formação inicial de professores para o Ensino Superior.
Estatística Aplicada: análise de dados de modo descritivo e inferencial, com a utilização do software SPSS (Statistical Package for Social Science).
Técnicas de Comunicação Escrita na Pesquisa Científica: introdução à escrita científica e à estruturação e organização de produções científicas, artigo, livro, monografia, dissertação e tese.
Disciplinas Optativas Linha de Pesquisa 1 – Atividade Física e Disfunções Orgânicas
Avanços em Fisiologia do Exercício: abordagem atualizada e aprofundada sobre as alterações fisiológicas promovidas pelo exercício e sobre a produção de pesquisas sobre o tema.
Doenças Cardiovasculares e Metabólicas: papel do exercício físico: estudo dos aspectos fisiopatológicos das principais doenças cardiovasculares e metabólicas e seus fatores de risco.Tópicos Especiais em Atividade Física e Saúde I: discussão atualizada da produção científica em tópicos básicos e aplicados situados no campo da saúde e educação relacionada à Atividade Física, ao Esporte e à Promoção à Saúde.
Tópicos Especiais em Atividade Física E Saúde II: discussão atualizada da produção científica em tópicos básicos e aplicados situados no campo da saúde e educação relacionada à Atividade Física, ao Esporte e à Promoção à Saúde.
Disciplinas Optativas Linha de Pesquisa 2 – Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física
Seminários em Educação Física Escolar: discussão atualizada da produção científica sobre o Ensino da Educação Física na escola.
Educação Física Escolar: análise sobre temas atuais e relevantes, relacionados ao ensino da Educação Física na escola.
Inclusão e Diferença na Educação Física: a constituição das diferenças e desigualdades, bem como as interfaces entre identidades e diferenças. Busca de diálogos na diversidade social.
Tópicos Avançados em Educação Física I: estudo dos tópicos básicos e aplicados do campo da saúde e da educação relacionada à Educação Física em diversas áreas.Tópicos Avançados em Educação Física II: estudo dos tópicos básicos e aplicados do campo da saúde e da educação relacionada à Educação Física em diversas áreas.
Disciplinas Optativas Linha de Pesquisa 3 – Fenômeno Esportivo
Dimensões Sociopsicológicas do Esporte: estudos dos componentes psicológicos presentes nas mais diversas manifestações do fenômeno esporte. Desenvolvimento de instrumentos de avaliação e de pesquisa de variáveis psicológicas do atleta.
Nutrição na Atividade Física e no Esporte: diferenças entre a nutrição para a saúde e para o desempenho esportivo. Metabolismo, energia, ganho de massa e perda de gordura.
Teorias Motivacionais e de Desenvolvimento Humano no Esporte e na Atividade Física: estuda diferentes teorias motivacionais e de desenvolvimento humano, com foco nas diferentes manifestações e contextos relacionados ao esporte e atividade física.
Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte I: aprofundamento de trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica sobre temas emergentes e/ou presentes nos projetos de pesquisa dos alunos.
Tópicos Especiais em Educação Física e Esporte II: aprofundamento de trabalhos de investigação empírica e reflexão teórica sobre temas emergentes e/ou presentes nos projetos de pesquisa dos alunos.
Disciplinas Optativas Linha de Pesquisa 4 – Promoção e Prevenção em Saúde
Educação para Autonomia na Perspectiva da Promoção da Saúde: análise das concepções e das práticas pedagógicas para a construção da autonomia a partir da Educação Física.
Processos de Adaptação Humana na Promoção da Saúde e da Ativ. Física: discussão sobre os diferentes processos relacionados à adaptação humana e a influência nas características de aptidão física e indicadores de saúde
Modelos de Intervenção em Promoção da Saúde e da Atividade Física: reflexão sobre as estratégias de intervenção com ênfase em Programas de Promoção da Atividade Física: individual, nas organizações e na comunidade.
Imagem Corporal e Movimento: estudo sobre a construção da Imagem Corporal e as possibilidades de desenvolver estímulos perceptuais, a partir de atividades corporais.
2) Atividades Complementares
As Atividades Complementares estão ofertadas como disciplina ou podem ser atividades que somadas representarão a carga horária necessária à sua integralização. Quando ofertadas como disciplina, são componentes eletivos. Já como atividades, enquadram-se nas seguintes categorias:
– Vida & Carreira: atividades que levam o discente a refletir sobre sua carreira enquanto mestrando, relacionadas às Trilhas de Pesquisa, à Docência ou ao Empreendedorismo;
– Inserção Social: atividades que tratam da interação da universidade com a comunidade e fortalece o impacto do Programa na sociedade;
– Dual: atividades relacionadas à prática profissional do pesquisador, docente ou empreendedor e desenvolve a conexão das perguntas do pesquisador com a vida real.As atividades complementares aceitas para a integralização do curso, com atribuição de 1 crédito cada, são:
– Participação em eventos com apresentação de trabalho, em cursos e seminários de cunho científico e em atividades de internacionalização, como disciplinas internacionais;
– Participação em projetos de pesquisa, desde que não diretamente vinculados à pesquisa relativa à Dissertação de mestrado;
– Oferecimento de cursos e treinamentos;
– Inserção social, como ações extensionistas e projetos de extensão;
– Elaboração de relatórios científicos e artigos a partir de estudos independentes;
– Proferir palestras sobre temática relacionada à especialidade de sua formação;
– Publicação de artigo em periódico com qualificação superior;
– Elaboração de produção técnica;
– Outras atividades complementares relacionadas com a formação acadêmica e científica do discente, devidamente justificadas.3) Práticas de Pesquisa e Práticas de Projetos
Uma característica da estrutura curricular do PGEFE que merece destaque são as Práticas de Pesquisas e Projetos, realizadas nos cursos de Mestrado e Doutorado. As Práticas de Pesquisa e Práticas de Projetos são tutorias alinhadas ao aprendizado acadêmico científico e pedagógico. Incorporam orientação aplicada a pesquisa e a prática profissional. Essas práticas, são lideradas por docentes experientes que asseguram o acompanhamento estruturado das atividades dos mestrandos e doutorandos em seus projetos institucionais e de pesquisas.
Coordenação
Profa. Dra. Elisabete dos Santos Freire
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4679908602456886Corpo Docente
AYLTON FIGUEIRA JUNIOR
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1107427417348652
LINHA DE PESQUISA: Promoção e Prevenção em Saúde; Atividade Física e Disfunções Orgânicas; Fenômeno Esportivo.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Treinamento, Atividade Física e Saúde – GETAFIS – Link: https://www.instagram.com/getafis_usjt/
CONTATO: [email protected]BRUNA GABRIELA MARQUES
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3792359187685445
LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Promoção e Prevenção em Saúde.
GRUPO DE ESTUDOS: GREPES – Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior – Link
CONTATO: [email protected]ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4679908602456886
LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física, Escola e Currículo – Link: @dialogoef
CONTATO: [email protected]ÉRICO CHAGAS CAPERUTO
Lattes: http://lattes.cnpq.br/826865768988359
LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas; Fenômeno Esportivo; Promoção e Prevenção em Saúde.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – Link: @ericochagascaperuto716
CONTATO: [email protected]GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2769145171001675
LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física; Fenômeno Esportivo.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. – Link: @inclusao.educacaofisica
CONTATO: [email protected]IRIS CALLADO SANCHES
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3251235669398295
LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício – Link: @labmovimentohumano
CONTATO: [email protected]ISABEL PORTO FILGUEIRAS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0237297268408453
LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos em Educação Física.
GRUPO DE ESTUDOS: Focus: Formação docente em Educação Física – Link: @focusefe
CONTATO: [email protected]KÁTIA BILHAR SCAPINI
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3573467430209908
LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.
GRUPO DE PESQUISA: Fisiologia cardiovascular e exercício para promoção da saúde e reabilitação – Link: @labmovimentohumano
CONTATO: [email protected]MARCELO CALLEGARI ZANETTI
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6927795193629892
LINHA DE PESQUISA: Fenômeno Esportivo.
GRUPO DE ESTUDOS: Laboratório de Pesquisas da Motivação e Desenvolvimento Humano – Link: @_lpmdh
CONTATO: [email protected]MARIA REGINA FERREIRA BRANDÃO
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9246570791969907
LINHA DE PESQUISA: Fenômeno Esportivo
GRUPO DE ESTUDOS: Psicologia do Exercício e do Esporte – Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11341
Contato: [email protected]NATHALIA BERNARDES
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2372476546994871
LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas.
GRUPO DE ESTUDOS: Atividade Física e Alterações do Neurodesenvolvimento – Link: @labmovimentohumano
CONTATO: [email protected]RENATA FERRAZ DE TOLEDO
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9353356185041966
LINHA DE PESQUISA: Promoção e Prevenção em Saúde. Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física.
GRUPO DE ESTUDO: Grupo de Estudos sobre Pesquisa Qualitativa e Participativa
CONTATO: [email protected]SANDRA REGINA MOTA ORTIZ
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5473750086356603
LINHA DE PESQUISA: Atividade Física e Disfunções Orgânicas
GRUPO DE ESTUDO: Grupo de Pesquisa em Neurociências – Link: https://chat.whatsapp.com/LTeDLvPJ2f9HZpdAS97CYn
CONTATO: [email protected]VALDILENE ALINE NOGUEIRA
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0832374257874938
LINHA DE PESQUISA: Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física
GRUPO DE ESTUDOS: Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências do Envelhecimento e Educação de Jovens e Adultos – GEPCEEJA – Link: https://chat.whatsapp.com/GPEeGfv8jJTIpUaiMAcpnI
Contato: [email protected]Discentes e egressos
Em 2025, o PGEDF completou 20 anos de existência. Nessa trajetória já formou mais de 350 Mestres e mais de 90 Doutores. Sempre houve preocupação do Colegiado do Programa em monitorar os egressos dos cursos de Mestrado e Doutorado. Constantemente os orientadores retomam o contato com seus egressos e trazem informações para serem inseridas nos relatórios anuais da Capes. Com isso, pode ser observado que dezenas de titulados no Programa se inseriram no Ensino Superior, sendo professores de cursos de graduação e especialização. Mais recentemente, já observamos o aumento da inserção de egressos do Programa em PPG de instituições públicas e privadas.
Isso significa que o PGEDF-USJT colabora com a qualificação de novos docentes para os cursos superiores e tem conseguido apresentar a outras Instituições, profissionais não só titulados pelo desenvolvimento de suas pesquisas, mas também qualificados para atuação profissional. Vários seguem se aperfeiçoando em educação continuada, ou integrando grupos de pesquisa, muitos na própria USJT. Em termos de produtividade intelectual dos egressos, temos identificado que grande número segue publicando em coautoria com seus orientadores, além de vários já estarem desenvolvendo pesquisas e publicações de maneira autônoma. Os resultados desse levantamento indicam que o PGEDF tem tido impacto importante na formação de egressos que contribuem para a produção de conhecimento na área da Educação Física.
Banco de dissertações
Acesse o banco de dissertações do PGEDF
Processo Seletivo Discente
Edital
Clique aqui e confira o edital para o processo seletivo discente 2025/2.
Inscrições
As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas conforme as instruções do Edital. Primeiramente, o candidato deve realizar sua pré-inscrição (ícone ‘Inscreva-se’ na página do Programa) e depois confirmá-la pelo envio da documentação complementar pelo link apresentado no Edital.
Matrícula
A matrícula é realizada conforme o Edital e seguindo as instruções enviadas pela Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu. As etapas do processo de matrícula são:
– Envio dos documentos solicitados;
– Assinatura do contrato pelo sistema Ulife e pagamento da matrícula, conforme os valores e forma de pagamento desejados;
– Matrícula nas disciplinas, realizada em reunião com o orientador.
Aluno especial
Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em componentes curriculares isolados, sem vínculo com o PGEDF. O candidato a aluno especial deverá ser portador de título de graduado em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC. A quantidade de créditos que o discente poderá cursar na condição de Aluno Especial não poderá exceder 30% (trinta por cento) do total de créditos teóricos do Curso.
A aceitação do aluno especial deverá ser aprovada pelo Colegiado do Programa, ouvido o docente responsável pela disciplina. Os alunos especiais terão direito a um certificado de aprovação em disciplinas, expedido pela Coordenação do Curso.
Para se inscrever como aluno especial, o candidato deve seguir as informações enviadas pela Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu.
Área do estudante
Calendário acadêmico
Clique aqui e confira o calendário acadêmico para 2025.
Regimento e regulamento
Clique aqui e baixe o regimento interno do curso.
Clique aqui e baixe o regulamento geral da Pós-Graduação Stricto Sensu.Exame de proficiência em língua estrangeira
O exame de proficiência em inglês avalia a capacidade do discente de ler, traduzir e interpretar textos específicos da área, promovendo sua inclusão em eventos e publicações internacionais. Realizado semestralmente pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da USJT, é obrigatório para o Exame de Qualificação. Discentes que comprovem nota acima de 70% em exames externos certificados podem solicitar convalidação do certificado no PGEDF. Caso a solicitação seja aprovada, estarão isentos de realizar o exame de proficiência da USJT, garantindo assim maior flexibilidade no cumprimento desse requisito.
Exame de Qualificação
O exame de qualificação é uma etapa crucial que avalia a maturidade do discente e a qualidade do andamento da pesquisa, sendo um pré-requisito para a defesa final.
São requisitos para a realização do exame de qualificação do Mestrado:
– Aprovação em todas as disciplinas obrigatórias;
– Aprovação ou convalidação do exame de proficiência em inglês (e língua portuguesa, quando for o caso);
– O exame deve ser realizado em até 18 meses após ingresso no curso.São requisitos para a realização do Exame de Qualificação no Curso de Doutorado:
– Aprovação nas Disciplinas Obrigatórias
– Aprovação em Práticas e Projetos de Pesquisa de Doutorado I a IV;
– Aprovação ou convalidação do exame de proficiência em língua estrangeiraA comissão examinadora, tanto para o curso de Mestrado como para o de Doutorado, será composta por 3 (três) membros titulares e 2 (dois) suplentes, todos eles(as) portadores(as) do título de doutor(a), obtido em Programa oficialmente reconhecido, e formação compatível com a Área e a Linha de Pesquisa em que se insere a Dissertação ou a Tese do(a) discente, indicados pelo(a) orientador(a) ao(à) Coordenador(a) do Programa, para aprovação.
Maiores informações sobre o exame de qualificação podem ser encontradas no Regimento do curso.
Defesa da Dissertação e Tese
O trabalho de conclusão do curso de Mestrado consiste em uma Dissertação, isto é, um trabalho supervisionado que demonstre capacidade de sistematização da bibliografia existente sobre o tema tratado, bem como a capacidade de utilização dos métodos e técnicas da investigação científica.
Já o trabalho de conclusão do curso de Doutorado consiste em uma Tese, isto é, um trabalho acadêmico original, aprofundado em relação ao tema proposto, no qual se demonstre capacidade de interpretação dos dados coletados relacionados à literatura existente sobre o assunto e pautado num rigor científico no que se refere aos métodos e técnicas da investigação desenvolvida.
A Comissão Examinadora da Defesa da Dissertação será composta por 3 (três) membros, sendo 1 (um) orientador(a), que presidirá a banca, 1 (um) membro titular externo e 1 (um) membro interno do Programa, bem como um suplente para cada um dos dois últimos. A banca deve ser composta por docentes com titulação de Doutor(a), obtida em programas de Pós-Graduação Stricto Sensu oficialmente reconhecidos pela CAPES, e preferencialmente vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, indicados pelo(a) orientador(a) para aprovação do Coordenador.
Maiores informações sobre o exame de qualificação podem ser encontradas no Regimento do curso.
Agendamento de bancas
O agendamento de bancas para o exame de qualificação ou para a defesa da Dissertação e Tese deve ser realizado pelo docente orientador pelo:
MESTRADO: https://forms.gle/TPUpiic5UXG4abUx6
DOUTORADO: https://forms.gle/X9CNSCZLHZJvnFQR7Atendimento da secretaria
A Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu disponibiliza todas as informações acadêmicas e administrativas para os discentes pelo link https://acesse.one/RnTHM.
O atendimento da secretaria ocorre das seguintes formas:
– Presencialmente, de segunda à sexta-feira das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, na Rua Taquari, 546, Bloco 2C, Mooca, São Paulo, SP;
– Diariamente no plantão de dúvidas, de segunda à sexta-feira das 16h00 às 17h00, via Teams pelo link https://encurtador.com.br/mCLT2;
– Pelo e-mail [email protected];
– Pelo whatsapp 11 98712-1839 (apenas mensagem de texto).
Área do Docente
Documentos e formulários
Clique aqui e baixe o regimento interno do curso.
Clique aqui e baixe o regulamento geral da Pós-Graduação Stricto Sensu.Demais documentos devem ser solicitados para a Secretaria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu por e-mail.
Editais Ânima
Clique aqui(EM BREVE) e baixe o edital do Instituto Ânima para bolsas destinadas aos docentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.
Processo seletivo para docentes
No momento, não há editais para processo seletivo para docentes para o PGEDF.
Produção científica e técnica/tecnológica
Produção bibliográfica
No quadriênio 2021-2025, foram concluídas 84 teses e dissertações no PGEDF. Na LP “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, as 10 dissertações e duas teses. A LP “Estudos Socioculturais e Pedagógicos da Educação Física” reúne 30 produtos finais, 22 dissertações e oito teses.
Na LP “Fenômeno Esportivo”, foram 35 trabalhos, sendo 23 dissertações e 12 teses e na LP “Promoção e Prevenção em Saúde” tivemos 7 produtos finais, 3 dissertações e quatro teses. Nesse mesmo período a produção bibliográfica envolvendo discentes ou egressos como autores foi expressiva: 143 (69%) artigos em periódicos científicos e 76 (82%) livros/capítulos contaram com a presença de titulados ou matriculados do PGEDF.
Artigos, Livros e capítulos de livro
Tendo como referência o quadriênio 2021-2025, 84 titulados no período (58 Mestres e 26 Doutores), 60 egressos (73%) publicaram artigos, capítulos e/ou livros. O número de egressos do curso de Mestrado já autores é significativo (62%). A publicação dos discentes também tem sido mais frequente. 69 deles (48 doutorandos e 21 mestrandos), foram autores de artigos, capítulos e livros
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