Estude Jornalismo na 3° melhor universidade privada do estado de São Paulo, segundo o MEC.

O curso de Jornalismo prepara profissionais para um mercado em transformação contínua. A São Judas oferece uma matriz curricular flexível e interdisciplinar, que proporciona bases humanísticas e conhecimento técnico sobre as diversas mídias e linguagens – incluindo plataformas digitais, televisão, rádio e meios impressos.

Apurar informação de forma ética e responsável, produzir conteúdo qualificado e contribuir para o debate de temas de relevância pública são algumas das responsabilidades do jornalista na sociedade contemporânea. Ao concluir o curso, o profissional estará apto para atuar em empresas jornalísticas, estruturar novos negócios e coordenar projetos em agências e consultorias de comunicação.

Portarias MEC:

Unidade Mooca – Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC n.º 273, de 03/04/2017

Unidade Butantã – Renovação de Reconhecimento pela Portaria MEC n.º 273, de 03/04/2017

Unidade Paulista – Autorizado pelo CEPE n.º 09/2017 de 17/08/2017

Unidade Jabaquara – Autorizado pelo CEPE n.º 11/2017 de 19/10/2017

*Conteúdo atualizado em 01/08/2018 – 09:56.

Atuação

O mercado de Jornalismo de São Paulo é um dos mais dinâmicos do País, concentrando a maioria dos grupos de comunicação – emissoras de TV e rádio, jornais e revistas de circulação nacional e sites de notícias – e oportunidades em produtoras de conteúdo, assessorias, agências e no terceiro setor. A elaboração de notícias, reportagens e conteúdos segmentados para web é um campo em expansão, assim como a elaboração de projetos e serviços especializados em comunicação para empresas e poder público.

Diferenciais:

  • Avaliação positiva: a qualidade do curso é atestada não só pela reputação da São Judas como, também, pelo desempenho no Guia do Estudante (três estrelas) e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do Ministério da Educação – conceito 4 (2015).
  • Matriz curricular diferenciada: com estrutura referenciada por competências, o Ecossistema Ânima de Aprendizagem (E2A) permite o desenvolvimento do profissional em sintonia com demandas do atual mercado e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, construídas por profissionais e pesquisadores de notório saber da área.
  • Corpo docente qualificado, formado por doutores e mestres que combinam experiência de mercado e pesquisas sobre os diversos meios jornalísticos. Parte da equipe atua em regime de Tempo Integral, contribuindo com pesquisas e projetos institucionais.
  • Projetos Interdisciplinares: desenvolvidos ao longo do curso, congregam conhecimento das disciplinas de cada semestre e desafiam alunos a elaborar produtos e soluções jornalísticos em rádio, vídeo, meios impressos e web.
  • Laboratório experimental: a São Judas mantém há 25 anos o Expressão, jornal laboratório publicado em escala mensal com reportagens, entrevistas e conteúdos apurados pelos alunos, sob orientação de professores do curso. O jornal é disponibilizado online e em versão impressa, circulando em todos os campi da São Judas em São Paulo. Outra oportunidade é o Mídia Center, que reúne estagiários discentes dos cursos de Comunicação Social para produzir conteúdos e desenvolver serviços na área.
  • Infraestrutura: laboratórios de informática com pacotes completos e atualizados de software, estúdios de rádio e TV com equipamentos de ponta e um centro de mídia integrada, adotados nas disciplinas práticas ou em projetos de monitoria e estágio, permitem aos alunos exercitar conhecimentos e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Além disso, a biblioteca conta com títulos nacionais e internacionais necessários à formação teórica e técnica dos discentes.
  • Programas e projetos: os eixos de Extensão e Pesquisa se combinam ao Ensino por meio de iniciativas como o Programa de Iniciação Científica da São Judas – que acolhe estudos dos discentes sobre temas contemporâneos da comunicação, sob orientação dos professores em regime de Tempo Integral – e os projetos interdisciplinares, que abrangem a organização de eventos, exposições artísticas e produtos editoriais e audiovisuais.
  • Eventos e parcerias: a troca de experiências com o mercado é garantida pela Semana de Comunicação, organizada no primeiro semestre, e pelo Ciclo de Estudos, no segundo. Além disso, palestras e bate-papos com egressos e parceiros atuantes no mercado permitem a atualização permanente do curso, dentro e fora das disciplinas curriculares. A São Judas mantém parceria com o “Universidade no Ar”, da Rádio CBN, produzindo reportagens e programas radiofônicos em disciplinas da área. Também se destacam as produções encaminhadas para o programa “Campus em Ação” (TV Cultura) e a participação dos estudantes na Semana Estado de Jornalismo.
Vem pra São Judas
Detalhes sobre o curso nesta unidade:

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!