CORPO DOCENTE

 

AYLTON FIGUEIRA JUNIOR
Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Cultura do ABC (1988) e Pós-Graduação em Fisiologia e Bioquímica do Exercício pelo Instituto de Medicina Deportiva de Cuba (1991). Estágio na School of Health Science da Universidade de Toronto (1994), Laboratório de Kinanthropometry and Biodinamics. Concluiu o Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP com ênfase em Adaptação Humana, Atividade Física e Saúde, tendo estudado a relação entre o nível de atividade físicas e a prevalência de doenças metabólicas e cardiovasculares em adolescentes e adultos, considerando os aspectos ambientais, sociais e indicadores do estilo de vida. Ainda tem estudado o efeito do exercício de força no gasto calórico, resposta cardiovascular em adultos. Professor convidado do Curso de Mestrado em Fisiologia Clinica do Exercício - Universidad Mayor - Chile. Nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física atua nas linhas "Promoção e Prevenção em Saúde" , "Atividade Física e Disfunções Orgânicas" e "Fenômeno Esportivo".
Campos de Orientação:Prevalência de fatores de risco e nível de atividade física em diferentes fases da vida. Nível de atividade física em mulheres portadoras de câncer de mama.
Respostas fisiológicas e metabólicas em diferentes sistemas de treinamento: papel da periodização Respostas metabólicas e ajustes cardiovasculares em treinamento de força.
Grupos de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Atividade Física e Promoção da Saúde – GEAF
Local e horário das reuniões: As 3as feiras das 16:30 a 18:30 horas, sala 206 C, na Universidade São Judas.

 

 

BRUNA GABRIELA MARQUES
Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Possui Doutorado, Mestrado (2012), Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas - USJT. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJT. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJT. Tem experiência na área de Educação Física atuando, principalmente, com temáticas relacionadas a envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Fotovoz. Na pós-graduação integra as linhas de pesquisa "Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física" e "Promoção e Prevenção em Saúde".
Campos de Orientação:desenvolve estudos referentes a Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas.
Grupos de Pesquisa:
GREPES - Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior
Local e horário das reuniões: As 4as feiras - das 16h30min às 18h30min - sala 209C - USJT
ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Apresentação: Graduada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo e Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. É vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física. Atuou, também, com o Ensino da Educação Física na Escola, trabalhando nos diferentes níveis de ensino da Educação Básica, o que motivou a escolha do principal projeto de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Orienta também estudos vinculados a três outros projetos: Educação Física, Atuação e Formação profissional; Prática Pedagógica em Educação Física Escolar; e Inclusão e Diferença, todos na linha de pesquisa "Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física".

Grupos de Pesquisa:
Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física, Escola e Currículo

 

ÉRICO CHAGAS CAPERUTO
Graduado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1998), Mestre em Ciências (Fisiologia Humana) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2001) e Doutor em Biologia Celular e Molecular também pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2005). Professor da Universidade São Judas Tadeu no Curso de Educação Física e nos Programas de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e Ciências do Envelhecimento. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie nos cursos de Educação Física e Fisioterapia. Nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação Física, atua nas linhas de pesquisa "Atividade Física e Disfunções Orgânicas", "Fenômeno Esportivo" e "Promoção e Prevenção em Saúde".
Campos de orientação: Metabolismo e bioquímica do exercício e do esporte; Suplementação alimentar e metabolismo no exercício e no esporte.

Grupo de Estudos:
Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício

 

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e especialização em Educação Física para Pessoas com Deficiência pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é docente nos cursos de Educação Física e da área da saúde da Universidade São Judas, da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação Física atua como docente e orientadora. Possui experiência em formação de professores, práticas pedagógicas inclusivas e ações esportivas adaptadas. Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. Na pós-graduação em Educação Física atua nas linhas de pesquisa "Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física", "Promoção e Prevenção em Saúde" e "Fenômeno Esportivo".

Campos de orientação: Tem atuado principalmente nas temáticas relacionadas ao esporte adaptado, educação física adaptada, educação física inclusiva, deficiência e diferença, envelhecimento e dança.

Grupo de Estudos:
Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência

 

IRIS CALLADO SANCHES

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (2012), mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2007), especialista em Docência Universitária (UNINOVE), e graduada em Educação Física (Bachalerado e Licenciatura) pela Universidade São Judas Tadeu (2005). Atualmente, desenvolve trabalhos em parceria com o grupo de pesquisa da Profa. Dra. Maria Cláudia Irigoyen (Laboratório de Hipertensão Experimental, InCor, FM-USP) e da Profa. Dra. Kátia De Angelis (Laboratório de Fisiologia do Exercício, UNIFESP). Tem se dedicado a pesquisas relacionadas a alterações hemodinâmicas, autonômicas e moleculares da privação hormonal ovariana (modelo experimental de menopausa) associada a fatores de risco cardiometabólicos, bem como o papel do treinamento físico (aeróbio, resistido e combinado) nessas condições. No Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física atua na linha "Atividade Física e Disfunções Orgânicas".

Campos de orientação: Desenvolve pesquisa experimental na área de Fisiologia do Exercício com enfoque em cardiovascular, especialmente nos temas: controle autonômico cardiovascular na saúde e na doença, alterações metabólicas e hemodinâmicas causadas pelo exercício, efeitos cardiovasculares do treinamento físico aeróbio, resistido e combinado em modelos experimentais, biomarcadores para diagnóstico precoce e acompanhamento de doenças, avaliação e reabilitação das disfunções cardiopulmonares.

Grupo de Estudos:
Grupo de Estudos em Cardiometabolismo do Exercício

 

ISABEL PORTO FILGUEIRAS

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: É licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física (1992) e Esportes da USP, Mestre (1998) e Doutora (2007) pela Faculdade de Educação da USP nas áreas de didática e psicologia da educação com ênfase em educação infantil, metodologia de projetos e formação continuada de educadores. Tem ampla experiência em programas de formação de continuada de professores junto a redes públicas de educação. É pesquisadora colaboradora do grupo Contextos Integrados na Educação Infantil da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa Estudos Socioculturais e Pedagógicos em Educação Física, onde coordena o grupo de estudos: Formação docente, pesquisa e inovação na prática pedagógica em Educação Física.

Campos de Orientação: Educação Física Escolar, Formação de professores, Práticas pedagógicas e autoestudo do professor.

 

KÁTIA BILHAR SCAPINI

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Passo Fundo (2006), Pós Graduação Lato-Sensu em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Gama Filho (2008), Mestrado em Envelhecimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (2011) e Doutorado em Ciências - Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Hipertensão do InCor-FMUSP. Na pós-graduação atua na linha "Atividade Física e Disfunções Orgânicas".

Campos de Orientação: Têm experiência na área de Fisiologia Cardiorrespiratória e do Exercício e desenvolve pesquisas clínicas e experimentais, atuando principalmente nos seguintes temas: exercício físico preventivo e terapêutico, controle autonômico cardiovascular, envelhecimento, doença renal crônica, diabetes, síndrome metabólica, acidente vascular encefálico, doença de Parkinson e revisão sistemática/metanálise.

 

LAURA BEATRIZ MESIANO MAIFRINO

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Biomedicina e Odontologia, Mestre (1991) e Doutora (1996) em Ciências, área de concentração Morfologia pela UNIFESP. Pós-doutora (2004) pelo ICB III-USP. Atualmente é professor titular e docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação Física e Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e Pesquisadora Científica VI do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Na pós-graduação atua na linha "Atividade Física e Disfunções Orgânicas".

Campos de Orientação: Tem experiência nas áreas de morfologia (estrutural e ultraestrutural) e imunohistoquímica em diferentes tecidos e órgãos, com foco nas alterações fisiológicas (envelhecimento, menopausa, nutrição, incontinência urinária) e patológicas (Síndrome Metabólica, Dislipidemia) em animais experimentais que realizam exercícios físicos.

 

MARCELO CALLEGARI ZANETTI

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduado em Educação Física pela FFCL de São José do Rio Pardo (2002), Mestre em Ciências da Motricidade Humana pela UNESP, Campus de Rio Claro (2007) e Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (2013) pela mesma universidade. Realizou estágio doutoral com bolsa PDSE/CAPES no Département de Psychologie (Laboratoire de Méthodes Psychométriques et Expérimentales / Groupe d' études en Méthodes Psychométriques Appliquées à la Psychologie du Sport) da Université du Québec à Trois-Rivières (Canadá). Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (UNICID-SP). Atualmente é Professor da Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física (Mestrado e Doutorado) da Universidade São Judas (SP). É, ainda, Professor dos cursos de Graduação em Educação Física, Nutrição, Psicologia e Enfermagem e Coordenador do Curso de Especialização em Treinamento de Força Aplicado na Atividade Física e no Esporte da UNIP de São José do Rio Pardo. Também atua como Professor do Curso de Especialização em Treinamento Desportivo da FMU - SP. É Tutor do Programa Empowering Coaching™ Brasil, na parceria da Universidade São Judas com a Universidade de Birmingham. Na pós-graduação atua na linha: "Fenômeno Esportivo".

Campos de orientação: Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: Motivação no Esporte e no Exercício, Estratégias de recuperação no esporte, Influência parental no esporte, Prática e jogo deliberado, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo.

Grupo de Estudos:
Psicologia do Exerccio e do Esporte

Local e horário das reuniões: Reuniões às 4as feiras, semanalmente, das 16h00min às 18h00min na Coordenadoria da Pós-graduação - USJT.

 

MARIA LUIZA DE JESUS MIRANDA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo (1991) e doutora em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001). É coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, sendo orientadora no Mestrado e no Doutorado em Educação Física. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior e foi uma das idealizadoras da proposta de educação física para idosos baseada na educação dialógica de Paulo Freire e no ideário da Promoção da Saúde, implementada no projeto de extensão Projeto Sênior para a Vida Ativa. Na pós-graduação em Educação Física atua nas linhas: "Promoção e Prevenção em Saúde" e "Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física".

Campos de Orientação: Tem experiência na área de Educação Física, nos contextos escolar e não-escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física e envelhecimento; educação física e promoção da saúde; programas de educação física com ênfase nos aspectos psicossociais e pedagógicos; música e bem-estar subjetivo; educação para o autocuidado com a saúde na velhice.

Grupo de Pesquisa:
GREPES - Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 4as feiras - das 16h30min às 18h30min - sala 209C - USJT

 

MARIA REGINA FERREIRA BRANDÃO

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: É psicóloga, especializada em Psicologia do Esporte pelo Instituto Superior de Cultura Física de Havana-Cuba. Mestre em Educação Física na área de Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santa Maria-RS, nesse período dirigiu suas investigações sobre o perfil social e psicológico da seleção brasileira de voleibol masculino. Doutorou-se, no ano de 2000, em Ciências do Esporte no Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas onde desenvolveu estudos sobre o stress em jogadores profissionais de futebol. Realizou estagio pós-doutoral na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa com bolsa PDE do CNPq. Presta assessoria a equipes esportivas, dentre as quais se pode destacar diversos clubes de futebol no Brasil, a seleção brasileira de voleibol masculino durante a fase preparatória para a Olimpíada de Barcelona, bem como ao técnico Luís Felipe Scolari, durante sua permanência como técnico da seleção brasileira da seleção portuguesa de futebol masculino. Como docente, atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação Física. Atualmente, coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte da Universidade São Judas Tadeu, o NUTECA, Núcleo de Tecnologia Assistiva e o Programa Empowering Coaching Brasil. Na pós-graduação atua na linha "Fenômeno Esportivo".

Campos de Orientação: Desenvolve pesquisas na área de Stress no Esporte, Transição de Carreira Esportiva, Implicações psicológicas da mobilidade Internacional de Atletas, Perfil Psicológico de Atletas, Treinadores e árbitros Esportivos, olímpicos e paralímpicos, Validação de Instrumentos Psicológicos para o Esporte, Aspectos psicológicos dos E-gamers, e sobre Fé, Espiritualidade e Religião no Esporte.

Grupo de Pesquisa:
Psicologia do Exercício e do Esporte

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 4as feiras, a cada quinze dias, das 13h30min às 15h30min na Coordenadoria da Pós-graduação – USJT.

 

GILBERTO CANDIDO LAURENTINO

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: É licenciado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Desportivo, Mestre em Ciências do Esporte e Doutor em Ciências pela EEFEUSP. Possui Pós-doutorado pela EEFEUSP e pela University of Mississipi (EUA). Docente e Orientador Permanente no Mestrado em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e Colaborador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física, cursos de Mestrado e Doutorado. Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Atividade Física (PPG-CAF) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Atuação em pesquisas em exercício e treinamento físico com focos na saúde e desempenho. Na pós-graduação atua na linha de pesquisa "Fenômeno Esportivo".

Campos de Orientação: Treinamento de força para vários fins: saúde, esporte e reabilitação em diferentes populações. Intervenções com exercício físico em idosos e populações com fraqueza muscular. Pré-condicionamento isquêmico e restrição do fluxo sanguíneo como forma de reabilitação e melhora do desempenho esportivo. Projetos interdisciplinares que envolvam exercício físico como forma de intervenção.

Local e horário das reuniões:
Reuniões às 2as feiras, semanalmente das 13h30min às 15h30min na Coordenadoria da Pós-graduação - USJT.

 

GISELE GARCIA ZANCA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: É Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, com bolsa da FAPESP. Fez Doutorado Sanduíche no Orthopaedic Biomechanics Laboratory da University of Oregon (Estados Unidos), também com bolsa FAPESP. Na Universidade São Judas Tadeu, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e professora do curso de graduação em Fisioterapia. Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade do Sagrado Coração e é professora do curso de graduação em Medicina do Centro Universitário das Américas. É coordenadora de projeto de pesquisa com auxílio financeiro do CNPq (Edital Universal 2016). No Programa de Pós-Graduação em Educação Física atua nas linhas de pesquisa "Atividade Física e Disfunções Orgânicas" e "Fenômeno Esportivo".

Campos de Orientação: Estuda biomecânica do complexo articular do ombro em diferentes populações, com enfoque em praticantes de esportes de arremesso, visando contribuir para sua avaliação, prevenção e reabilitação de lesões.

 

 

PROFESSORES COLABORADORES

 

CLAUDIA BORIM DA SILVA

Graduação, Titulação e Linhas de Pesquisa: Graduada em Matemática. Mestre em Educação Matemática pela UNICAMP e doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Professora de Estatística Aplicada em cursos de graduação e Pós-Graduação. Na área científica, tem-se dedicado ao estudo sobre o ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos, com ênfase na área de psicologia e didática da Educação Matemática. Orientadora de pesquisas de Iniciação Científica. Na pós-graduação atua nas linhas “Atividade Física e Disfunções Orgânicas”, “Fenômeno Esportivo” e “Promoção e Prevenção em Saúde”

Campos de Orientação: Estatística Aplicada