APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Arquitetura e Urbanismo da USJT foi recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da CAPES em dez./2004 e homologado pelo CNE/ MEC através da portaria n° 1077 de 31/08/2012, D.O.U. n° 178 de 13/09/2012. Reconhecimento mantido pela Portaria n.° 656, de 22 de maio de 2017, D.O.U. de n° 143 de 27/07/2017. Originou-se do Núcleo de Pesquisa específico da área de Arquitetura e Urbanismo, constituído na USJT no início de 2003, e hoje se estrutura dentro da Área de Concentração "Arquitetura e Cidade".

Organizado em torno de duas Linhas de Pesquisa, visa à investigação sobre Arquitetura e Cidade e sua articulação com outras áreas de conhecimento que pesquisam questões pertinentes à Área de Concentração. As Linhas de Pesquisa à saber, são: Linha 1: Projeto, Produção e Representação e Linha 2: Gestão do Espaço Urbano.

A atuação do Programa tem como objetivo a formação de pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, e está voltado à capacitação de pessoal docente de nível superior, qualificando o aluno para realizar pesquisas que contribuam para o conhecimento específico na linha em que atua e produz. Considerando que o campo da Arquitetura e Urbanismo se caracteriza pela intensa vinculação entre reflexão teórica e realização prática da matéria, caracterizando um campo peculiar das Ciências Sociais Aplicadas, visa também a formação de pesquisadores com conhecimentos que contribuam para o incremento qualitativo das “práxis” arquitetônica e urbanística, principalmente em relação às questões vinculadas à qualificação, conservação e gestão do ambiente urbano e de suas arquiteturas.